sábado, 27 de junho de 2020

"BOLSONARO TEM A INTELIGÊNCIA DA ESPERTEZA"*

Joilson Gouveia*

O título* supra retrata, traduz, expõe, dimana e como se vê "expressa o livre pensamento" de um renomado, astuto, sagaz, audaz e mordaz escarlate, embora culto, literato, letrado e inteligente igualitarista, coletivista e direito-humanista, enquanto arauto resistente, iracundo, irascível, rançoso e raivoso, que recalcitra e teima, não aceita, nem reconhece nem admite, mormente nem respeita o resultado da fenomenal vitória que obteve o PR Bolsonaro, quando derrotou aos "prístinos preparados, probos, puros, pueris, ingênuos e inocentes adversários do Estamento burocrático dominante", especialmente aos "cientistas, analistas e especialistas certos, convictos e  confiantes" nessas mesmas indicações desses institutos e de suas pesquisas, estudos e estatísticas científicas, que tanto espezinharam e desdenharam do MITO e, principalmente, da sábia sabedoria individual, voluntária, gratuita e espontânea vontade de um sofrido, oprimido e espoliado poderoso e soberano povo


Eis, pois, o claro, óbvio, evidente e ostensivo ou ofensivo "pitaco" contido de seu "livre e manifesto pensamento" como e enquanto reles "agente-de-transformação-social" e enquanto "pensador-crítico" ou "formador de opinião", no mais da vez, o tem como tosco, bronco e despreparado ou quejandos a saber: 

  • "É um dado interessante da última pesquisa do Datafolha: para 54% dos entrevistados, o presidente Bolsonaro é “pouco inteligente”. Já para outros 40%, ele é “muito inteligente; não souberam responder 6% dos pesquisados.
  • É uma pergunta interessante, que merece algumas observações. Por exemplo: não lembro em minha longeva existência de um presidente da República – e não só no Brasil – que fosse tão ignorante sobre tudo.
  • Observação, aliás, feita pelo cientista político Steven Levistsky, um dos autores do ótimo Como as democracias morrem.
  • Se me permitem, vou dar um pitaco nessa discussão: o presidente tem a inteligência dos espertos. Ele descobriu que uma parcela da população brasileira carrega a expectativa do sebastianismo, do qual não conseguimos ainda nos livrar.
  • É verdade: isso não constrói uma nação, mas pode destruí-la velozmente, independentemente do lado para o qual for “a multidão”." (Sic.) - In http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2020/06/27/bolsonaro-tem-a-inteligencia-da-esperteza/

Chamar ao nosso Presidente de "tão ignorante sobre tudo" é, antes de tudo, desconsiderar os dados da tal pesquisa -"Já para outros 40%, ele é 'muito inteligente'- em que se funda; é, sobretudo, olvidar dos "doutos antecedentes". É, pois, sofrer de amnésia ou Alzheimer, nada obstante e malgrado sua "longeva existência".

Mutatis mutandis: embora suas assertivas sejam de um contrassenso desmedido, insensato, ilógico e sem igual; nada obstante seja um mero pitaco; dê-se um pitaco semelhante sobre o éssitêéfi (stf - assim em minúsculo mesmo) para sentir, amargar e sofrer as mais severas, injustas, indevidas, insanas, intoleráveis, inaceitáveis, incontinentes e imediatas represálias do "todo-poderoso e supra-sumo supremo censor da liberdade de expressão"; e autoritário, ditador, opressor e  tirano ainda é o MITO; para esses arautos escarlates!

Temos dito, a saber:
  • Liberdade de expressão ou de livre manifestação do pensamento somente às "ordeiras, pacatas e pacíficas ou urbanas torcidas organizadas PRÓ-DEMOCRACIAS et caterva escarlate"!
  • Aliás, onde andarão e a quantas andam aqueles casos do advogado preso no avião por se dizer envergonhado com éssitêéfi e o coronel RR do ExB, que fora preso por causa de seus vídeos?
  • Humilhado:O Xingado, atacado, provocado e caluniado - e até esfaqueado -, mas recuperado, firme, forte, franco, equilibrado, sereno, determinado, destemido e inabalado na trincheira de um fogo cerrado e, no entanto, os seus soldados parecem amedrontados ante aos combates e batalhas? Estamos numa guerra; esqueceram dos tais resistentes?
  • Ademais disso, com o "louco lobo solitário", tudo como dantes, né?
Enfim, quantos mais cidadãos e cidadãs serão arbitrariamente presos e irão prender abusiva, ilegal, despótica, autoritária, temporária, provisória e preventivamente, sem flagrantes, sem crimes e sem o devido processo legal, só e tão-somente só por manifestarem seus pensamentos?


Engulam o choro, o ranço raivoso de derrotados e aceitem à derrota sofrida! Passamos mais de dezesseis anos suportando-os!

Respeitem ao nosso Presidente e, sobretudo, ao nosso voto!
Abr
*JG







Nenhum comentário:

Postar um comentário