sexta-feira, 19 de abril de 2024

FILHO ETERNIZADO

 
Joilson Gouveia*

Ao cabo, termo e fim ou no ocaso do terceiro mês do ano de 2024, eis, pois, que recebi a magnífica poesia de um vetusto veterano brioso caetés, que prefere não revelar nem assumir seu destacado talento e/ou seu exponencial e cultural sentimento poético tal e qual um trovador, que traduzia ou refletia o que sentia em melodias e harmonias de suas prosas, versos e rimas, poemas e poesias - vejam; a saber:

CRISTO RESSUSCITADO 

Cristo, teu sangue, na cruz

Derramado,

Foi a oferenda da nossa 

Salvação, 

Sublime holocausto da 

Redenção,

 

Morte cruel no madeiro

Sagrado...

Do sepulcro aos céus 

Glorificado,

Prometeste a Coroa do 

Cristão,

Pela Graça do Deus da

Criação,

 

Ó Divino Verbo 

Ressuscitado...

Agora, Senhor, o mísero

Mundo, 

Envolve-o com teu Amor mais

Profundo,

 

Pois o mal avança e já nos

Domina...

Nossas crenças estão sendo

Abaladas...

Forças do Bem parecem

Derrotadas...

Nas trevas, só Tua Luz

Ilumina...

Maceió, 31 de março de 2024

jrsf

Ao que o respostei, dizendo:

  • Fui contemplado ou agraciado pelo Cristo Ressuscitado, que me foi enviado pelo vetusto guerreiro e veterano brioso do passado, de quem fui pupilo e seu comandado!
  • Como não ficar maravilhado ou emocionado e com os olhos marejados, ao ler o poema postado - e já com os muitos amigos compartilhado - que a mim foi-me enviado; embora seu nome esteja ocultado - é que ele não o quer divulgado!
  • Que alegria receber tal poesia, feita com magistral e magnífica maestria, numa métrica simetria e esmerada harmonia; relatando à *Paixão e Expiação, do Filho de Maria*!
  • Do sofrimento, dor e crucificação: no madeiro teve expiação, mas se tornou o Vencedor, O Redentor e A Salvação de todo e qualquer Cristão; seja crente ou não!
  • Eis, pois, Ressucitado e Eternizado o Verbo Divino: *A Verdade; A Vida e O Caminho* : o retorno ao Pai da Criação! - De tudo isso ouço desde menino!  - Enfim, como duvidar ou negar que seja o nosso destino: seja homem, mulher, menina ou menino!??
  • No mundo não há quem não tenha ouvido falar de Sua Morte e Ressureição: ao termo, cabo e fim, em Espírito Retornou e aos Céus Se Elevou, e do Cristo Eternizado nunca mais D’Ele se tem duvidado ou olvidado, nesses mais de dois milênios passados, pois todos anos relembrado seu sofrimento sagrado!
  • Abr
  • JG*

Sua réplica:


Meu Caríssimo Amigo Joilson...! As luzes da tua excelsa generosidade dão imerecido luminar a esse meu singelo soneto, um simples versejar que contempla os meus passados e místicos tempos de seminário ... Talvez hoje, com mais acesas e apuradas reflexões crísticas ante a inexorável marcha, quem sabe por quantos sois ainda, ao horizonte da verdade eterna.
Gratidão ao Querido Amigo por tão candentes palavras.
Um forte abraço 🤝🏽

Tréplica:

Mestre, a gratidão é toda nossa ao receber odes, poemas, sonetos, poesias, versos, prosas e glosas ou generosos encômios de vossa magnífica lavra!!

Tento, apenas tento - de repente - tocado por cada escrito seu - muito mais retribuir que replicar dialéticas, embora sem métricas ou regras e harmonias, mas admirado, emocionado ou arrepiado por cada poesia, sempre tentando retribuir com alegria cada poesia que brota desse fecundo poço ou fonte de sabedoria!

Amplexos fortes!

JG*

Um comentário:

  1. Caríssimo Joilson...! Mais uma vez, aduzes , com as luzes de tua portententosa e brilhante inteligência, outros comentários sobre o meu CRISTO RESSUSCITADO. E neles estratificas, em verdade, um novo poema, que se agiganta qual o "jequitibá-rosa" na paisagem do meu pequeno "cerrado literário". Meu querido Amigo, sempre disse que brincas com a riqueza do teu vocabulário, semeando à mancheias e profusão. Tens sempre a minha admiração e gratidão.
    Um forte abraço...👍🏼🤝🏽
    - Comentário do veterano vetusto brioso, postado por mim: Bel&Cel JG*

    ResponderExcluir