quinta-feira, 1 de abril de 2021

O QUE É (OU QUEM É OU QUEM SERIA) ESSE TAL ESTADO TÃO CITADO POR ELLES?

Joilson Gouveia*

Instando as devidas escusas, como soe acontecido, aos meus quase cem leitores e aos demais visitantes, para trazer a lume alguns excertos doutros textos nossos, a saber:
  • "O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele pode nos dar é sempre menos do que pode tirar" - Roberto Campos. Diga-se: o estado não pode nem deve dirigir, dizer, escolher e decidir aquilo que é bom, saudável e salutar ou o melhor ao indivíduo! – Na íntegra in https://gouveiacel.blogspot.com/2021/01/o-deus-mercado-sou-eu-voce-ele-ela.html.
  • Havíamos discorrido noutro texto, em nosso blog, sobre o escólio de Bastiat quanto à principal razão de ser da LEI, a ver:
  • A vida, a liberdade e a propriedade não passaram a existir porque os homens fizeram leisAo contrário, é porque a vida, a liberdade e a propriedade já existiam que os homens fizeram leis”.
  • Se é assim, então nada pode ser mais evidente do que isto: a lei é a organização do direito natural de legítima defesa; é a substituição das forças individuais por uma força coletiva, à qual incumbe fazer somente aquilo que as forças individuais têm o direito natural e legítimo de fazer – proteger as pessoas, as liberdades e as propriedades, manter os direitos de cada uma e fazer com que reine a justiça”. – Frédéric Bastiat – A leipor que a esquerda não funciona? In http://gouveiacel.blogspot.com/2020/05/paladinos-supremos-impessoalissimos-e.html. Apud in https://gouveiacel.blogspot.com/2020/05/breves-licoes-de-bastiat-lei-maior.html.
  • Afinal, não é o ESTADO nem nenhum GOVERNO que dirão o que há de ser melhor, seguro ou saudável e salutar ao sujeito, indivíduo, pessoa ou cidadão e cidadã; lembras? Prefiro os "venenos" às "científicas vacinas"; ainda posso? Ou não?– In https://gouveiacel.blogspot.com/2021/03/mascaras-mascaram-realidade-e-as.html.

Sintetizando ou resumindo ao máximo, a saber:

  • O ESTADO é uma grande ficção através da qual TODO MUNDO se esforça para viver às custas de TODO MUNDO.
  • (...) E não acrescenta nada ao bem-estar do povo, mas, ao contrário, o diminui de tudo aquilo que custa esse intermediário dispendioso que chamamos de estado?
  • E essa grande quimera nós a colocamos, para a glória do povo, no frontispício da constituição. Eis a primeira palavra do preâmbulo” – Fréderic Bastiat (...)
  • Ainda mais disso, ultime-se:
  • O direito que queremos para nós, nós o queremos para todos aqueles que o jugo dos tiranos oprime; nós queremos que o nosso glorioso exército seja também, se preciso for, – o que é caso anelado e rogado pelo soberano e poderoso povo – o exército da liberdade” – tal e qual o fora no passado quando éramos felizes a saber: https://gouveiacel.blogspot.com/2016/11/eramos-felizes-ah-como-eramos-felizes.html.
  • Quanto a nós, pensamos que o estado não é ou não deveria ser outra coisa senão a força comum instituída, não para ser entre todos os cidadãos um instrumento de opressão e de espoliação recíproca, mas, ao contrário, para garantir a cada um o seu e fazer reinar a justiça e a segurança”. Frédéric Bastiat: O que se vê e o que não se vê. P.91. – Na íntegra in https://gouveiacel.blogspot.com/2020/06/onze-vaqueiros-soberanos-poderosos-e.html.

Noutras palavras: inexiste Estado sem o seu poderoso, soberano e supremo povo, malgrado este possa existir sem aquele! O estado só existe – ou somente existiu e existirá - porque antes existíamos, ainda existimos e existiremos, e o “criamos” enquanto povo ou nação, residentes, ocupantes e habitantes de um determinado território. Ou seja, não passamos a existir ou existimos porque ele foi “criado por nós” enquanto povo; não mesmo: nenhuma “criatura” supera nem sobrepõe ao seu “criador”! Somos preexistentes, precedentes, antecedentes e anteriores ao Estado!

No entanto, o que mais temos visto, lido, ouvido e assistido, mormente nessa “mídia mainstream” e, sobretudo, em seus “aparelhos ideológicos”: desses resistentes, iracundos, raivosos e rançosos senão carpideiras escarlates descontentes, derrotadas, defenestradas, desmamadas e derribadas ou vencidas e expurgadas, a ver: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2021/03/31/queda-de-comandantes-reforca-papel-constitucional-das-forcas-armadas. É, pois, óbvio, autoevidente, claro e ululante, de que olvidam ou sabem e fingem ignorar todos esses intrépidos, intransigentes e inteligentes (incultos) “defensores do ESTADO” – um “Estado-deus ou deus-Estado delles - enquanto entidade poderosa, soberana e suprema é-o submetido, subsumido e subjugado ao FATOR REAL DE PODER [Ferdinand Lassale] de seu imenso povo, esmagadora maioria da população (comunidade, sociedade ou nação) o real, verdadeiro e legítimo detentor do poder constituinte e não o constituído! O poder constituinte é bem maior, mais alto, mais amplo e mais importante ou superior aos “poderes constituídos”!

Eis, pois, o que já havíamos discorridos sobre temas similares, nas redes sociais, a saber:

  • SINOPSE DE 34 ANOS DE ULTRAJES À NAÇÃO!
  • Antes, de 1964 a 1985:
  • a)furto era furto;
  • b)roubo era roubo;
  • c)assalto era assalto;
  • d)matar alguém era crime de homicídio cometido por criminoso;
  • e)ladrão, assaltante ou assassino era marginal, meliante, delinquente e bandido;
  • f)maconheiro ou cachaceiro eram vadios, vagabundos, viciados e drogados etc.
  • Depois, de 1986 a 2018: Os das alíneas “a” a “e”, passaram a ser denominados de “vítimas da sociedade” ou “coitadinhos excluídos sociais que merecem uma segunda chance” e de “desvios, doações, empréstimos e investimentos” ou “socialização da riqueza”, pois, porque, segundo eLLes, “há uma lógica no assalto” e seus crimes passaram a ser infrações (infratores, e não criminosos) para os tais “menores” (apelidados de criança e adolescentes”) que alguém disse que: “sou totalmente contra prender menor que matou uma pessoa. Devemos coloca-lo na escola para reeduca-lo. Quem morreu, morreu, não volta mais. Agora deixar preso um muleque a vida toda só porque matou, sou contra” (Sic.); e CVLI para homicídios masculinos e “feminicídio” aos femininos, enquanto os últimos passaram a ser “coitados usuários ou dependentes químicos”.
  • Enfim, até “o político, por mais ladrão que ele seja, passou a ser mais ONESTO que os servidores concursados que fizeram uma faculdade”; daí deu nisso que estamos vendo!
  • Abr
  • *JG

Mais este, para encerrar:

  • Ora, comemorar os “CEM ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA” não “violou nada”, foi democrático”; comemorar os SESSENTA ANOS DA REVOLUÇÃO CUBANA, também é democrático e conforme os direitos humanos – leia-se: “dos manos”!
  • Tocar ou cantar o Hino Nacional Brasileiro, nas escolas do ensino fundamental infantil e de primeiro grau, contraria, afronta e ofende à dignidade e à cidadania das criancinhas!
  • Eh! Millôr Fernandes disse tudo e o disse muito bem: “democracia é quando eu mando em você, quando você manda em mim é ditadura”!
  • Temos que aceitar escolas, praças e logradouros públicos com nomes de “heróis” do tipo de Che Guevara, Carlos Marighela, Fidel Castro et caterva escarlate; ora bolas, tenham paciência e se respeitem, para serem respeitados!
  • Ora, ora, a nossa Carta Magna, em seu art. Art.84, caput, enuncia o seguinte: “Compete privativamente ao Presidente da República: (*) Redação dada pela EC nº 23, de 02/09/99: XIII - exercer o comando supremo das Forças Armadas, nomear os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, promover seus oficiais-generais e nomeá-los para os cargos que lhes são privativos;" mas, ainda assim, segundo alguns alienados, alienantes e alienígenas esquerdistas de esquerda e à esquerda, NÃO PODE determinar às mesmas celebrar, rememorar, comemorar e relembrar solenemente ou formalmente recordar uma data importantíssima de um fato histórico veraz, substancial, essencial e fundamental à democracia do país!
  • A saber: https://gouveiacel.blogspot.com/2019/03/a-celebracao-e-pois-so-e-solenemente.html
  • Ah! Haja paciência! Vão catar coquinhos!
  • “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, #bolsonarotemrazão
  • Abr
  • *JG

Enfim, encerrando com mais um excerto de nossos textos:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsiaspromulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”.
Art.1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito (...)
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. 
Vejamos, pois, dando seguimento à exegese, o Art. 142:
Art.142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplinasob a autoridade suprema do Presidente da Repúblicae destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
Ora, a fortiori, ou melhor dizendo, por maioria de razão, nossas forças armadas são e estão diretamente subordinadas (“sob a autoridade suprema do Presidente da República” – que é o Chefe-de Estado e de Governo e também, da Nação e da Pátria e, sobretudo, o seu Comandante-Em-Chefe) cujo desiderato, premissa, princípio, dever e missão primordial, perene e permanente “destinam-se à defesa da Pátria” (Pátria é Nação e Nação é Povo: a priori à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade do seu povo) – não são só do Estado nem se prestam ao Estado, apenas e somente só; não há Estado nem Poderes, Instituições e Órgãos republicanos sem seu anterior, antecedente, precedente e pré-existente soberano e poderoso povo – e secundariamente, também, “à garantia dos poderes constitucionais” – e ainda, também, por iniciativa destes, ou seja, posteriormente de qualquer um, dos três (Executivo, Legislativo ou Judiciário) à garantia da lei e da ordem, cujas vêm sendo aviltadas, vilipendiadas, fraudadas, burladas, espezinhadas, desdenhadas e pisoteadas por membros desses dois últimos! Ah! E até ousam legislar além de investigar e processar (e prender por “crime de opinião”) numa desbragada usurpação de poderes! – In https://gouveiacel.blogspot.com/2020/06/onze-vaqueiros-soberanos-poderosos-e.html.

REITERANDO AO SOBREDITO:

  • O direito que queremos para nós, nós o queremos para todos aqueles que o jugo dos tiranos oprime; nós queremos que o nosso glorioso exército seja também, se preciso for, – o que é caso anelado e rogado pelo soberano e poderoso povo – o exército da liberdade” – tal e qual o fora no passado quando éramos felizes a saber: https://gouveiacel.blogspot.com/2016/11/eramos-felizes-ah-como-eramos-felizes.html.

– Esses generais (ora enaltecidos pelo blogueiro escarlate) sequer saberiam desse escólio de Bastiat ou teriam e ainda têm uma dívida para com aqueles que os acenderam ao generalato; ou não?

-“Quem não vive para servir não serve para viver” – de autoria atribuída Mahatma Gandhi -, mas, estranhamente, insculpida, inserta e contida nos pátios internos, da maioria dos quartéis, ora olvidadas senão ignoradas por uns indignados, insurretos, insubmissos ou sublevados que não querem ou não gostariam de servir sob às ordens de e ao seu “legítimo, legal e constitucional supremo comandante-em-chefe”, ora escolhido pelo nostálgico, sofrido, saudoso, saudável, soberano, poderoso e supremo povo!

Digo eu: Quem não nasce para servir não serve para viver nem serve para servir como soldado patriota de um ‘exército da liberdade’ e libertador, como aquele de outrora, que não hesitou nem titubeou nem ignorou aos reclamos de todo seu povo! É o que digo e reitero!

Abr

*JG

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário