quarta-feira, 14 de abril de 2021

"METADE SÃO INCAPAZES E A OUTRA METADE, CAPAZES DE TUDO"* OU “300 PICARETAS”**

Joilson Gouveia*


Enquanto letrados arautos resistentes (à democracia) iracundos, rancorosos, raivosos e rançosos senão carpideiras escarlates destacam, folgam e vibram ou torcem com a determinação pessoal, individual, particular ou monocrática do ativista iluminado togado daquela “suprema corte totalmente acovardada” (Sic.) - Solipsista? -, numa clara, patente e flagrante senão infensa e acintosa interferência ou usurpação de poder, compelindo o “Senado a instalar uma CPI”, cuja competência é restrita, privativa e exclusiva ou interna corporis e, portanto, do próprio Parlamento, a saber:

  • Art.58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
  • §3º - As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos das respectivas Casas, serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de um terço de seus membros, para a apuração de fato determinado e por prazo certo, sendo suas conclusões, se for o caso, encaminhadas ao Ministério Público, para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. (Sic.) – in http://gouveiacel.blogspot.com/2021/04/politizacao-ou-ativismo-judicial-de-uma.html

Aliás, um desses escolados e renomados blogueiros assim relata, retrata e discorre sobre a CPI, a ver: http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2021/04/14/senador-renan-ganha-a-chance-de-voltar-ao-grande-palco-da-politica-nacional/ - uma chance deLLe “sair do limbo”; não? “Relevância”? Qual teriam ambos: pai e filho? Saber ou zelar pelo Erário malversado, desviado ou desperdiçado não tem nem teria nenhuma relevância, pelo visto, não! Isto não se lhes importa! Por quê?

Proscênio até que poderá ter ou ser (enquanto mero figurante ou reles coadjuvante no espetaculoso feito dessa imposta CPI: que sempre dá em pizza, como sói acontecido – mas que trava a todas as pautas, inclusive MP’s e que tais) sob as midiáticas luzes e holofotes da ribalta (do real picadeiro) que dará luz aos obscurantistas escarlates sempre contrários ao PR e, sobretudo, ao Brasil e aos brasileiros e brasileiras decentes, dignos, decorosos, honestos e honrados trabalhadores e pagadores de impostos, cinicamente chamados de “contribuintes”!

Somos uns poucos mais que 32 milhões a sustentarem aos onze nababescos ativistas iluminados togados e, também, a um nobiliárquico soberbo congresso nacional – em minúsculo para representar o tamanho deLLes – onde os seus “proficientes 81 senadores e profícuos 513 deputados” seriam ou são:

  • “Uma definição excelente sobre o Congresso Nacional do Brasil foi proferida pelo então Presidente da República Jânio da Silva Quadros, em 1961. "Metade são incapazes e a outra metade, capazes de tudo". De lá para cá, com certeza, a situação pirou muito... Mas a polêmica permanece a mesma...” (Sic.) In https://www.alertatotal.net/2019/06/so-o-congresso-e-uma-maquina-de.html
  • *"Metade são incapazes e a outra metade, capazes de tudo" (Sic.) – in http://blogdosanharol.blogspot.com/2020/03/continua-como-antes-por-antonio-morais.html
  • Antes de JSQ, eis o que disse Getúlio Vargas sobre integrantes de seu governo: "a metade deles não é capaz de nada; e a outra metade é capaz... de tudo" – o que não ocorre nem se dá com o governo atual; como temos visto!
  • Um outro dissera haver (no Congresso Nacional) **uns 300 picaretas”[LILS]!

Entrementes, temos dito, repetido, reiterado, replicado e objurgado: enquanto houver o dever coarcto, obrigatório, compelido e compulsório repasse de R$ 1.600,00 reais por diária de UTI antecipados em 90 dias ou trimestralmente, mormente quando, se ou no caso o internado seja um provável “paciente suspeito ou infectado do xing-ling” – sem a devida, imperiosa e imprescindível prestação de contas nem aplicação e investimento corretos desses recursos às mesmas -, o “xing-ling não cessará” nem findarão os indevidos, abusivos, autoritários e despóticos “çientificos lockdown”, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com/2021/04/pandemia-ha-politizacao-ou.html.

Enfim, há quem pense, ache e afirme ou brama em alto e bom tom que: “as verbas, recursos e dinheiros ou granas orçamentárias repassados pelo Governo federal e Ministério da Saúde aos estados e municípios é tudo mera obrigação ou simples dever”. E é sim, sem dúvidas, claro que é!

Mas hão de ser gastos e investidos e/ou prestado contas desses recursos aplicados na saúde, para a saúde, pela saúde, da saúde e com a saúde; ou não? Noutro campo, setor ou área que não a saúde não seria desvio de verbas e/ou até de finalidade?

Abr

*JG



Nenhum comentário:

Postar um comentário