sábado, 11 de janeiro de 2020

O “ESTREMECIDO” MESTRE AURÉLIO OU: O MESTRE ESTREMADO!

Joilson Gouveia*


Na realidade, na prática e a bem da verdade, desde quando fora implantada a indigitada, famigerada e malsinada ou falaz, loquaz e mendaz senão mordaz “pedagogia do oprimido”[Paulo Freire], quando o nosso “mestre Aurélio” fora espezinhado, desdenhado e menoscabado ou aviltado, vilipendiado e expurgado ou execrado senão descartado, desprezado e humilhado, mormente nos últimos sete lustros de desgovernos escarlates desses esquerdistas de esquerda e à esquerda, especialmente quando “massificaram, quantificaram, generalizaram ou universalizaram” todo o Processo de Ensino-Aprendizado senão com uma sistemática e programática pseudo Educação para Todos ou educação em tempo integral, onde o Estado – e não mais os pais e responsáveis – “passou a educar às crianças e adolescentes”: abolindo a reprovação do aluno ou estudante”, pois era “uma humilhação, discriminação, opressão ou um trauma ou prejuízo e uma ofensa” na sua formação senão perseguição de algum escolado catedrático, professor e mestre!

A qualidade, do Processo Ensino-Aprendizagem, fora substituída pela quantidade: evitaram, reduziram e aboliram a reprovação e, mais recentemente, até impuseram as tais cotas raciaisprova maior de um racismo, que dizem combater: preconceito maior não há; é um antirracismo racista -, até rebaixaram o grau e a média de aprovações, de cinco para diferente de zero, e quejandos: passar, formar e graduar era muito mais importante que o Saber, Entender e, sobretudo, Compreender!
 – O grau passou a ser sinônimo de intelectual... O “canudo-de-papel”, o diploma ou o título de bacharel era mais que um sonho, era a própria realização do Ser! Ora, “bastava Tê-lo para Sê-lo”, como se fora um Selo de Qualidade!

Eis que, pois, gerou todo “O Imbecil coletivo”, de que trata o mestre Olavo de Carvalho: uma geração de analfabetos, semianalfabetos, iletrados e subliteratos funcionais e políticos como anelado, urdido, tramado e programado pela Intelligentsia, Nomenklatura e Establishment escarlates [Ver o texto O Imbecil Coletivo, p.66 a 71, In “O Imbecil Coletivo: atualidades inculturais brasileiras”.]

O resultado de mais de meio século dessa tal “pedagogia do oprimido” é a recente ocupação dos penúltimos lugares, no Ranking Mundial de Educação, basta ver os últimos PISA’s!

Errar é mais que humano (especialmente na era dos imbecilizados e idiotizados corretores gramaticais), mas, ainda assim, é preferível que erre na digitação, escrita, grafia e morfologia ou nas sintaxes, frases e sentenças gramaticais do que nas dúcteis e generosas benesses, bonomias, graçolas e “erros, falhas, lapsos, desvios e empréstimos orçamentários milionários”, tais e quais os havidos outrora!

Essa “imprensa banal”[Chesterton] ou “canalha”[Millôr], “uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corruPTa formará um público tão vil como ela mesma”[Pulitzer] ou “mídia assassina de reputações” ou “organização criminosa, nada mais...que não retrata os fatos: os planeja e produz”[Olavo de Carvalho] se indigna, se assusta, se assombra e se escandaliza ou se revolta com os erros e sintaxes gramaticais do atual ministro, da Educação, é a mesma que jamais soube que a presidentA ou seu “criador” eram semianalfabetos, semiletrados ou subliteratos políticos e funcionais ou “o poste2, derrotado”, digitou “rascismo”, também nas redes sociais! [A ver: https://jornaldebrasilia.com.br/politica-e-poder/apos-erro-de-portugues-de-haddad-eduardo-bolsonaro-faz-piada-nas-redes-sociais/] - Alguém viu ou leu alguma mínima indignação, objurgação ou exprobração ao ex-ministro, também da Educação!? – Nenhum arauto ou oráculo escarlate se “imprecionou” ou muito menos se impressionou! Veem o cisco no olho alheio, embora tenham traves, em seus olhos!

Em suma, o MITO mudou até os petralhistas, que passaram a ser diligentes fiscais de oração, redação e edição, escritas gráficas morfológica e gramatical do léxico e vernáculo ou vocabulário escorreitos e esmerados de nossos ministros e, especialmente, do MITO, porém nenhum deLLes escreve uma linha sequer dizendo ou assumindo ser contra à “corrupção de corruPTos e corruPTores”!

Ah! E o que é pior: não conseguem chamar o Mito ou seu Staff de corruPTos!
Abr
*JG




2 comentários:

  1. Parabéns, texto muito rico, é sempre benéfico ter a percepção de coisas claras, raras e que engrandecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela visita, leitura, anuência e comentários! Volte sempre, e comente-os!
      Abr
      *JG

      Excluir