quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

A LIBERDADE DE IMPRENSA NÃO É LIBERDADE DE OFENSA, NEM HÁ NEM DEVE HAVER LIBERDADE ILIMITADA: SEU DIREITO CESSA ONDE O DE OUTREM COMEÇA E VICE-VERSA!

Joilson Gouveia*


Há um limite em que a tolerância deixa de ser virtude”. Edmund Burke.

Uma coisa é a liberdade de imprensa, que é a liberdade de informar e noticiar, de criticar, examinar, avaliar e comentar fatos e feitos, cujo Direito dimana do sacrossanto, inalienável, intransponível e intransigente Direito de livre manifestação e de opinião (livre expressão do pensamento, sendo vedado o anonimato covarde e criminoso) outra coisa é a liberdade de ofensa – aqui vista às escâncaras: https://www.cadaminuto.com.br/noticia/351774/2020/01/02/a-valentia-do-promotor-pistoleiro-de-alagoas.

Inclusive, numa alienada alienação alienista de “tentar ligar” o caso em comento ao Presidente Bolsonaro, ao Ministro Sérgio Moro e até ao renomado Procurador Deltan Dallangnol: o primeiro por ter derrotado o Establishment e à súcia matula, hostes, hordas e chusmas de escarlates esquerdistas de esquerda e à esquerda que espoliaram o Brasil nesses últimos dezesseis anos; e os dois por terem desnudado, desmontado e desMOROnado o “império da jararaca” e ídolo-mor do atoleimado arauto rançoso e “resistente oráculo” e carpideira escarlate, que ainda não ruminou à derrota sofrida, daí a latomia, litania e cantilena enfadonha que temos visto aqui!

Ninguém mais que o próprio promotor sabe sobre os seus atos, feitos e efeitos dentro e/ou fora dos esquadros, liames e limites legais, sobretudo sobre as consequências e das providências a serem tomadas e que o caso requer, no caso, pelas autoridades competentes: conheço-o desde a UFAL e sei de seu caráter sereno, ilibado, equilibrado, moderado, cordato, urbano e pacato – que deve ter instado para diminuir ou cessar o barulho; certamente!

Porém, valer-se do oportunismo (do affair) para escarnecer, enxovalhar, vilipendiar e tripudiar ou destilar toda verborragia ácida, inadequada e indevida em venenosas logorreias hidrófobas ao autor dos disparos, aos membros do MP, PGJ e, sobretudo, TENTAR induzir, aduzir, alegar e imputar aos três primeiros acima citados: Bolsonaro, Moro e Deltan; é muito mais que demência, insanidade e ensandecida distorção da realidade ou reles desserviço e desonestidade intelectual: é uma infensa ofensa ignominiosa, inescrupulosa e criminosa má-fé!

Suas elucubrações tresloucadas e desvarios delirantes travestidos de indignação ao eventual descontrole, deslize ou destempero do “atirador”, que alvejou à “caixa-do-barulho”: uma coisa é ouvir músicas que apreciem; outra é fazer toda à vizinhança ouvir, gostar, apreciar e aceitar a qualidade das músicas, tocadas na tal “caixa-de-som” – quem tem bom-gosto, coerência e sensatez musical não impõe nem perturba aos demais com seu gosto particular, pessoal ou privado: até mesmo Milton Nascimento já se posicionou sobre a péssima qualidade das músicas atuais! - Querem fazer “pancadões-de-funk” num recinto residencial ou condomínio urbanizado, civilizado, reservado e requintado ou repleto de “asilos invioláveis” sem muros e equidistantes uns dos outros; ou não?

Usando do dogma leninista: “acuse-o daquilo que você pratica e do que o és”; o autor do blog e arauto escarlate: essa antipática lamuriosa carpideira inconsolável, renitente e “resistente” tem chamado e chama de CORJA à família do Mito, quando a autêntica súcia reside na referida “imprensa-canalha” [Millôr] mormente quando dispõem de uma mídia mercenária em favor deLLes, como sói acontecido desde o assestado por Joseph Pulitzer: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”! Bem por isso, "O momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas". - Benjamin Disraeli.

Ademais disso, urge destacar o assestado por Theodore Roosevelt: “Quer deixar um conservador irritado? Minta para ele. Quer deixar um esquerdista irritado? Diga-lhe a verdade”.

Em suma, alguém leu aqui sequer alguma indignada linha à facada letal dada no MITO pelo que eLLes chamam de “lobo solitário”, que dizem ser louco?

Em tempo: eis o que já havíamos esposado nesse mesmo blog escarlate:
  • Deixa de ser hipócrita, cínico, mendaz, loquaz e mordaz, meu rapaz!
  • Suas intrujices, pulhas, patifarias e pantomimas ou logorreias hidrofóbicas literárias não têm limites, nem moral nem ética – isso nada mais é que “a imprensa banal” ou “canalha”, “cínica, mercenária, demagógica e corruPTa” – a liberdade de imprensa não se confunde com essa liberdade de ofensas às pessoas, às suas crenças e às religiosidades ou à FÉ dos religiosos e de cada qual e de cada um de per si, sejam católicos, evangélicos ou espiritualistas, fundamentalistas e até umbandistas ou cultores do candomblé ou algo que o valha! (...) Respeitem-nos, para serem respeitados, seus calhordas escarlates! In http://gouveiacel.blogspot.com/2019/12/o-socialismo-e-ateu-e-contra-todas-as.html 
Enfim, uma coisa é o jornalismo usar de sua plena liberdade de imprensa, que não é absoluta nem ilimitada; outra é essa inescrupulosa, perniciosa, maliciosa e ignominiosa ou criminosa “liberdade de ofensa”!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário