quarta-feira, 16 de outubro de 2019

TEMOS DIREITO A SABER: ABRAM-SE AS CAIXAS-PRETAS DOS 35 PARTIDOS, DOS 584 PRIVILEGIADOS DO CONGRESSO NACIONAL E DOS 11 TOGADOS DO STF!

Joilson Gouveia*


Insofismável, inquestionável e induvidosamente o cara é um MITO. Senão vejamos:
a) primeiro, demonstrou e provou aos brasileiros, às brasileiras decentes, honestos, honrados e dignos cidadãos e cidadãs de bem e ao Brasil e ao mundo inteiro que, para concorrer, disputar e vencer às eleições, não necessita de grana nem de tanto dinheiro assim, muito menos de tempo de tevê! Ou seja, por conseguinte, restou provado que é despiciendo, desprezível e desnecessário desperdiçar rios de grana do nosso combalido, espoliado e assaltado Erário, para se eleger haja vista de que o voto é obrigatório (o cidadão é coagido a votar) mas este VOTO deve ser pessoal, individual, voluntário, gratuita e espontaneamente decidido e escolhido pelo sujeito/eleitor; nada mais que isso!
b) segundo, deixou provado que os Fundos Eleitoral e Partidário oriundos do Erário – são as causas maiores da corrupção – sobretudo, que os partidos, cujos interesses umbilicais, pessoais e comezinhos são bem díspares, diversos e distintos dos interesses anelados pelo eleitor, população e povo em geral; daí a existência de tantos “partidos”, para fatiar o bolo financeiro desses tais fundos, que mais afundam que salvam a nação, o país e seus inquilinos: brasileiros e brasileiras decentes, honestos, honrados, contribuintes, trabalhadores e dignos cidadãos e cidadãs de bem, que pugnam pela publicidade e transparência das cousas públicas enquanto res publica: que república é esta que alguns privilegiados não são alcançados pela isonomia: “todos são iguais perante a lei”! Mas, infelizmente, esta não é igual para todos; ainda não, porquê?
c) terceiro: deixa mais que claro, evidente, óbvio e ululante de que os partidos "matam e morrem" pelos Fundos Eleitoral e Partidário, e que suas contas não são prestadas – onde a prestação de contas de tais fundos? -, nem se prestam tão-somente aos seus fins: eleições limpas, públicas e transparentes!
d) quarto, resta provado, pois, que os partidos são meros meios, maneiras, modos, artifícios, mecanismos e instrumentos para abocanhar fartas fatias do bolo chamado Fundos Eleitoral e Partidário, para sustentar a uma casta nababesca de inescrupulosos parlamentares preocupados consigo mesmo e/ou com eLLes próprios!

Enfim, os mais de 35 partidos- ou verdadeiros currais de candidatos – apenas tornam reféns aos seus inscritos filiados e, sobretudo, ao poderoso povo que sequer têm o direito de se candidatar sem submeter aos caciques e aos donos dos partidos "criados" por eles mesmos ou até de escolher a quem não esteja nos tais currais! Os quais auferem do Erário (verba pública dos contribuintes e, portanto, nossa) sem prestar contas ao povo nem mesmo aos seus “filiados”, daí haver tanta corrupção, corruPTos e corruPTores esborrando pelo ladrão da “caixa-preta”!

É chegada a hora de uma imediata, ampla e irrestrita reforma política e urgente redução de partidos e de parlamentares, nas três esferas administrativas; há, pois, caciques demais para poucos índios, prova maior: há mais de dez meses que as reformas previdenciária, tributária e trabalhista e o pacote anticrime não evoluíram não evoluem nem evoluirão senão atendidos aos obscurantíssimos e inconfessáveis interesses desses tais “partidos”. Ou não?
Abr
*JG

2 comentários:

  1. De há muito que defendo as candidaturas avulsas e que só devem haver filiações totalmente voluntárias para partidos. Também acho que os partidos só devem ser mantidos por contribuições de seus afiliados e por doações de pessoas físicas, sendo vedado doações de empresas, grupos, negócios, indústrias, etc. E por último, creio que a democracia verdadeira é aquela que não obriga seus cidadãos a votar. O voto deve ser livre, espontâneo e voluntário. A única coisa que os partidos e os candidatos devem ter acesso é ao horário de propaganda eleitoral gratuita na TV e no Rádio, já que a propaganda na internet já é gratuita. Que se extingam, então, os famigerados fundos partidário e eleitoral uma vez que a existência dos mesmos torna-se um incentivo à fraude, à ganância e à corrupção, além de fazer falta à educação, saúde e segurança pública.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcidas, coerentes pertinentes, procedentes e contundentes palavras; parabéns!
      Grato pela visita e comentários!
      Abr
      *JG

      Excluir