domingo, 2 de junho de 2019

É PRECISO NAVEGAR CONFORME O NORTE DA CARTA-NÁUTICA E BÚSSOLA CONSTITUCIONAL SOB ÀS ORDENS DO OUTORGADO CAPITÃO-DA-NAU-BRASIL – “navegar é preciso”!

Joilson Gouveia*


Pérfidos, mendazes, loquazes e mordazes, mas, principalmente, sonsos, falsos e dissimulados conquanto todos esquerdistas de esquerda e à esquerda, os quais se veem ou se acham e pensam ser intelectuais e pensadores-críticos ou “formadores de opinião pública”, quase todos membros de uma extinta imprensa-livre de outrora, hoje, quase todos se não esmagadora maioria, autodenominados agentes-de-transformação-social sempre a serviço do Establishment, Intelligentsia e Nomenklatura escarlates mundo afora, tal e qual já havíamos discorrido, a saber:

Esses tais, no mais da vez, redatores de blogs em websites renomados, tentam a todo custo desinformar, desacreditar, desconstituir senão destruir caráteres e assassinar reputações, ou seja, prestam um desserviço, haja vista que planeja e produzem s fatos que “noticiam”, dentre esses, destacamos o seguinte, a ver:
  •  A discussão sobre um novo pacto a ser firmado pela presidência da República, Congresso Nacional e Judiciário, não deixa de ser interessante do ponto de vista da civilidade, um aceno ao respeito às instituições brasileiras.
  • Mas não se pode entender que o tal pacto seja navegar num barco em que todos remem com a mesma força e velocidade na mesma direção. Nada disso.
  • Todos os poderes são fundamentais para a ideia – a melhor que se conhece até agora – de democracia verdadeira, aquela que ainda estamos a construir.
  • Mas que fique claro que é exatamente nas diferenças, na fiscalização de cada um por cada um, no equilíbrio entre esses poderes, que acontece o verdadeiro pacto de uma nação.
  • Mais ou menos assim: o Executivo, a presidência da República, tem de governar, buscar convergências na sociedade brasileira, para além das redes sociais, território em que as tribos armadas – ainda que virtualmente – se encontram e se enfrentam, como fazem as torcidas organizadas nesses tempos de futebol tão pobre.
  • Ao Legislativo – o Congresso Nacional – cabe, por óbvio, legislar, aperfeiçoar projetos e fiscalizar as ações do Executivo – também este é o seu papel constitucional do parlamento.
  • Por último, e não menos importante, o Judiciário – o Supremo Tribunal Federal. Dele espera-se a garantia de que a lei maior do Brasil será respeitada por todos, e nem mesmo a principal Corte do país há de se sobrepor aos demais poderes.
  • Mas será exatamente aí onde as divergências e as dúvidas deverão encontrar o desfecho que garanta a liberdade e o respeito aos direitos dos cidadãos.
  • Num resumo rápido: o grande pacto a ser firmado entre os poderes no Brasil há de prever tão somente que cada um venha a cumprir o papel que lhe cabe, da melhor maneira possível, entendendo que há um mesmo patrão para todos, que paga as contas e os salários deles, os que estão no comando.
  • Quem? O pobre e sofrido povo brasileiro”. (Sic.) – Na íntegra in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2019/06/01/uma-proposta-para-o-pacto-entre-os-tres-poderes-da-republica/
Conseguiram ler sem náuseas, ânsias de vômito e mal-estar? Eu não, infelizmente, não mesmo. Explico nos textos aqui infracitado, a saber:
Há mais, vejam:
Ora, seria despiciendo o guerreado PACTO se referidos Poderes republicanos democráticos observassem e cumprissem aos seus deveres-poderes insculpidos na lei soberana da nação: nossa carta cidadã; na qual constam adredemente todas as atribuições, obrigações, competências, encargos, funções e deveres-poderes de ofício de cada qual desses Poderes; logo todos (deveriam) deverão seguir ao norte especificado na Carta-Bússola, com todos remando no mesmo sentido, direção, força e velocidade, sobretudo com deliberada e espontânea vontade para o bem-estar de todos e não somente deLLes – não há lagostas, ostras, camarões e vinhos ou espumantes importados para todos, mormente ao “pobre e sofrido povo brasileiro”!

Esses tais “agentes” (formadores-de-opinião-pública) parecem preferir àquelas velhas práticas velhacas, surradas, arcaicas e corrompidas de escarlates, que nos deixaram a todos onde estamos e postos por eLLes nesses últimos dezesseis anos: à beira do precipício, naufrágio e do caos! - Bastam ver a todos os índices sociais, econômicos, trabalhistas, políticos e educacionais, além dos estratosféricos, descomunais e recrudescentes índices de violência letal legados!

Enfim, eis a verdade: ou remamos todos no mesmo sentido, direção, força, vontade conforme determinado pelo capitão-da-nau-Brasil, para isso recebeu a legítima outorga do poderoso povo, ou naufragaremos todos! Ou não?
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário