quinta-feira, 18 de abril de 2019

TOFFOLI EXPLICOU, MAS NÃO JUSTIFICOU NEM CONVENCEU

Joilson Gouveia*


Um webjornal caeté transcreve texto editado pela Agência Brasil, no qual o autoproclamado senhor supremo das censuras aos direitos e liberdades de opinião, expressão, da livre manifestação do pensamento e da palavra, onde tenta explicar suas abusivas, arbitrárias e ilegítimas medidas coercitivas, coibidoras, censoras e cerceadoras dos direitos e liberdades da manifesta expressão consagrados na “Carta Cidadã, de Ulisses”, promulgada em 1988: Art. 5º, IV – “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”; o que se nega, veda, veta, proibi e/ou não se aceita, se admite e se permite é o obscuro anonimato oculto, infame, ferino, sinistro, nefasto, nefando, funesto e sombrio típico dos covardes, falsos, sonsos e dissimulados. Vejamos, pois, as “explicações” indevidas, desarrazoadas e injustificadas, a saber:
  • "A liberdade de expressão não deve servir à alimentação do ódio, da intolerância, da desinformação. Essas situações representam a utilização abusiva desse direito. Se permitirmos que isso aconteça, estaremos colocando em risco as conquistas alcançadas sob a Constituição de 1988", disse em palestra na Congregação Israelita Paulista (CIP). "Se é certo que a liberdade de expressão encerra vasta proteção constitucional, não menos certo é que ela deve ser exercida em harmonia com os demais direitos e valores constitucionais".
  •  Toffoli citou o julgamento pelo STF de um escritor que publicou um livro com conteúdo antissemita. "Foi por essa razão que o STF, em histórico julgamento, proferido em 2004, manteve a condenação de um escritor e editor julgado pelo crime de antissemitismo, por publicar, vender e distribuir material antissemita. Liberdade de expressão não é absoluta", disse.
  • De acordo com o presidente do STF, nesse caso, a garantia da liberdade de expressão foi afastada em nome dos princípios da dignidade da pessoa humana e da igualdade jurídica. "As liberdades públicas não são incondicionais, por isso devem ser exercidas de maneira harmônica, observados os limites definidos na própria Constituição Federal". In https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/04/_74992.php
É, pois, disto que estamos a tratar, questionar, repudiar, refutar, contestar, abominar e, principalmente, objurgar: onde os limites legais negadores, censores e censuradores? Qual(is) o(s) fundamento(s) da decisão proibitiva censora atual?

Ora, no caso exemplificado (e aqui citado pelo ilustre “supremo”) houve o devido processo legal, a apuração regular, contraditório e ampla defesa com todos os meios e recursos a eles inerentes, e, ao depois, ao termo, ao fim e ao cabo, promulgada uma soberana sentença devida e justa ao caso julgado; o que não se amolda, adéqua e enquadra nem se vê dos recentes episódios de censura, veto e proibição ou mordaça na livre imprensa-livre.

Há um dito popular, meus caros quase cem leitores e, também, as miríades de escarlates esquerdistas de esquerda e à esquerda (daquela turminha do “quanto pior, melhor”) ou atoleimadas carpideiras da “resistência”, que nos informa que "dois erros não dão um acerto nem um erro justifica o outro"!

Tenho dito: a despeito de terem (na democracia) “a estrada segura para o socialismo”[Marx e Lênin] ou o “oxigênio que mantém o socialismo/comunismo” [Gramsci], a democracia não pode nem deve servir de valhacouto aos finórios, alarifes e escroques ou similares!

Ademais, por mais "supremos" que pensem Ser – pois assim se portam, entendem, pensam e acham (nem todos do STF anuem com tais vetos) – é inconcebível, inaceitável, intolerável e inimaginável uma ditadura togada censora, censuradora, cerceadora e constrangedora de direitos fundamentais do cidadão!

Ora, se há dúvidas ou eventuais e supostas imputações ou indícios criminais, que sejam requisitados aos órgãos policiais-judiciais federal e estaduais competentes aos feitos dentro dos limites e pelo primado da lei, numa democracia durável e duradoura! Ou não?
– O que deve ter havido no caso de 2004, que deve ter passado pelo devido processo legal, para que a “alta corte totalmente acovardada” se manifestasse e decidisse pela proibição da obra odiosa e odienta ou antissemita virulenta – onde o devido processo legal nos casos atuais?

Quem julga não pode nem deve investigar, processar, acusar e (prejulgar) ou condenar, sem um due process of law; ou não?

Exceder, exorbitar ou despenhar-se dos esquadros, esquadrias e liames legais é puro acinte e mera arbitrariedade inquinada de ilegalidade! Lamento mas desconcordo! Aliás, temos dito e reiterado: http://gouveiacel.blogspot.com/2019/04/quem-censura-ou-controla-os-censores.html?

E se há indícios de crimes difamatórios, caluniosos e injuriosos que se investiguem, apurem, processem, julguem e condenem aos seus autores, mas sem jamais amordaçar ou censurar à imprensa e aos seus cidadãos; ou não?
Enfim, vejam abaixo quantos casos manifestados dos ditos “manifestantes escarlates” destiladores, atiçadores ou açuladores “à alimentação do ódio, da intolerância, da desinformação”.
Abr
*JG
  • TEXTO ESPETACULAR! 👇🏻
  • "Quando o Deputado do PT Wadih Damous disse 'tem que fechar STF' para criar corte exclusivamente constitucional e fez duras críticas ao ministro Roberto Barroso, os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram, FHC e a imprensa não se escandalizaram e nem chamaram de fascista. 
  • Quando Zé Dirceu, condenado a 30 anos e 9 meses, disse: " Tem que tirar o poder de investigação do Ministério Público", os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram e a PGR também.
  • Quando o presidiário Lula disse: "temos uma suprema corte totalmente acovardada", os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram.
  • Quando o presidiário Lula atacou o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram.
  • Quando Zé Dirceu, condenado a 30 anos e 9 meses, disse que PT irá tomar o poder: “Isso é diferente de ganhar uma eleição”, os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram.
  • Quando Zé Dirceu, condenado a 30 anos e 9 meses, disse: Moro é um cisco, não é nada", os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram.
  • Quando a "amante" da planilha da Odebrecht Gleisi Hoffman atacou o comandante do Exército e STF, os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram.
  • Quando o presidiário Lula atacou, Polícia Federal, Imprensa, e o juiz Sérgio Moro, os ministros do STF apadrinhados por políticos corruptos se calaram.
  • Ministros do STF consideram declaração de filho de Bolsonaro extremamente grave??????????
  • Grave é ter ministros apadrinhados por corruptos e uma imprensa vendida e parcial.
  • Grave é ter uma Suprema Corte que ignora os 13 milhões de desempregados e 37 milhões na informalidade e aprovam um aumento de 16,38% nos próprios salários, mesmo sabendo que esse aumento vai custar R$ 4 bilhões anuais para as contas públicas sem se preocuparem com o déficit fiscal de R$ 139 bilhões que vão criar nas contas da União, mesmo sabendo que o país está quebrado. 
  • Grave é ter uma Suprema Corte que abre processo contra Procuradores da República que apontam suspeição de ministros do STF por receberem " por fora” para beneficiar políticos e empresários corruptos.
  • É muito grave ter um Supremo onde não há limites!
  • São vitalícios, jamais serão responsabilizados via STF ou via Congresso e ganharão todos os meses o mesmo subsídio. 
  • Mais grave é ter ministros que participam de julgamentos em que deveria ter declarado suspeição.
  • Gravíssimo é ter ministros que estão sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça. Ministros que se encontram com investigados de crimes e dizem que prender corruptos prejudica imagem do Brasil.
  • Ministros que julgam processos de afilhados e compadres, soltam corruptos condenados e que estão provando para o povo brasileiro que para os ministros da Suprema Corte aparelhada o que importa não é o que se fala, mas quem fala.
  • 90% dos ministros do Supremo Tribunal Federal julgam grandes causas – as mais importantes do Brasil – sem terem nunca sequer julgado um inventariozinho da dona Maria que morreu. Nem uma pensão alimentícia simplória. Nem uma medida para um menor infrator, nem um remédio para um doente, nem uma internação para um idoso, nem uma autorização para menor em eventos e viagens, nem uma partilhazinha de bens, nem uma aposentadoriazinha rural. Nada. NADA.
  • É por essas e outras que digo sem constrangimento algum, que existem duas justiças no Brasil: A dos juízes indicados por políticos e a dos juízes concursados. 
  • Os ministros do supremo fazem parte da outra Justiça: a que não é de VERDADE."
  • Sil Rafelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário