terça-feira, 2 de outubro de 2018

RESPONDENDO AO “ZÉ MCZ” EM BREVES CONTRAPONTOS ÀS CRÍTICAS A “SAUDOSA DITADURA”

Joilson Gouveia*


"Seu" Zé MCZ, no texto (do link indicado) há centenas de respostas às "10 razões" para que não tenhamos saudades da "famigerada ditadura-militar", acaso leste-as? ;)
Tentarei ser sucinto, breve e resumido nesta sinopse:

2 - A impoluta, imparcial e impessoalíssima Comissão Nacional da Verdade – de um lado só – “levantou menos de 500 vítimas”; mas há mais de 20 mil personagens premiados pelo programa “Bolsa-Ditadura”, a ver: https://gouveiacel.blogspot.com/2018/09/guerra-de-guerrilhas-rural-e-urbana.html; sabias? Ademais, sequer mencionou as 126 pessoas vitimadas pelos “coitadinhos que lutaram pela democracia”, como se não vivêramos numa. Mais: vasculharam, fuçaram e revolveram os “porões da ditadura”, e nada!

3 - Sou sexagenário e nunca soube de algum parente ou de vizinhos que tenham sido incomodados, molestados ou “presos e torturados” pelos militares “cruéis, sanguinários e assassinos” – estavam todos trabalhando; sabias? Até onde sei (e testemunhei) somente os tais que “lutavam por uma democracia” é que sofreram alguns dissabores e revezes “corretivos”, embora tenham evadido à Europa e não à “Cuba-Livre”! ;)

4 - Há, pois, vários escritos, da lavra do nosso predileto “Peninha”, que remontam saudosas recordações desse “período-de-chumbo”; pesquises aqui mesmo que os encontrarás;

5 - As casas, lares e residências (urbanas e rurais) tinham seus muros e cercas (quando tinham) baixos, sem eletrificação, vigias e vídeo-monitoramento etc. e as pessoas ficavam nas calçadas num bate-papo (no zap-zap) de outrora até à madrugada, no mais da vez; ou jogando um carteado, gamão, damas, ludo e etc.

6 - Ah! Os professores e professoras (que não haviam sido “promovidos a tios e tias”) eram respeitosos, respeitados e chamados de MESTRES, porque mais ensinavam que educavam, como hoje nos “educam” no escólio de Paulo Freire; daí termos “mais de 70% dos alunos, que concluem o ensino médio no Brasil, têm desempenho insuficiente em Português e Matemática. Houve, inclusive, piora a partir de 2009, e quem era o “ministro da (10) educação”?

7 - Ah! Inclusive, já havia postado aqui mesmo, nesse espaço “democrático-dialético”, a saber:
Durante o milagre instaurou-se um pensamento ufanista de “Brasil potência”, que se evidenciou com a conquista da terceira Copa do Mundo em 1970 no México, quando se criou o mote: “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Durante o milagre, a alta nas bolsas de valores brasileiras iniciada ao final da década de 1960[4] resultou em um clima de euforia generalizada – incentivado por canções como Pra frente Brasil –, apelidado pelo autor Elio Gaspari de “patriotada”. Segundo Reinaldo Gonçalves, professor da UERJ e economista, o período do milagre econômico foi o que gerou maior crescimento econômico desde a Proclamação da República.[5]” In https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_econ%C3%B4mico_brasileiro

8 - O sistema prisional e a lei das execuções penais funcionavam a contento, a ver:
  • Presídio bom e ótimo em ressocialização ou excelente em regeneração e excepcional em recuperação era o do Sistema Penitenciário do Regime anterior chamado de "ditadura militar"- Vejam onde estão seus quase todos "ex" presidiários (aqueles que foram ANISTIADOS pelo Presidente João Figueiredo) quase todos eles beneficiados pela Lei da Anistia dos idos do regime, e, recentemente, na conjuntura atual, pelos EMBARGOS INFRINGENTES! ESSES ÓTIMOS CIDADÃOS DE BEM, que não são “bandidinhos de merda e nem recebem munhecada no espinhaço”, mas seus exemplos são apologias ou exemplos aos demais criminosos latentes ou em potencial – se não deu e não dá nada para quem DESVIA (que rouba mesmo, no popular) MILHÕES E MILHÕES do Erário, por que daria para o que roubou, assaltou ou furtou poucos milhares e NUNCA MILHÕES? Ou não? – Na íntegra in https://gouveiacel.blogspot.com/2013/10/presidios-ou-penintenciarias-que.html
9 - Festivais e Musicais (poesias e canções) foram tantos que surgiram os ícones da MPB, da canção popular, do jornalismo diário, semanal e mensal: Cruzeiro; Manchete; Veja; SOL; Pasquim e tantos outros folhetins.

10 - Caro “Zé MCZ” – já que pareces não ser nenhum Zezinho, nem Manezinho – compare os números de vítimas dos 21 anos da “crudelíssima ditadura” com apenas os últimos 12 anos dessa tal “democracia”; depois nos diga; sim!?
Abr
*JG
#SomosTodosBolsonaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário