sábado, 7 de julho de 2018

HEXACAMPEONATO VARRIDO, PELO VAR – VÍDEO ASSISTANT REFEREE

Joilson Gouveia*


Para não dizer que não havia dito e escrito, repetido e reiterado senão replicado sobre a “novidade” dessa “copa/2018”, o tal VAR – vídeo assistant referee que somente funcionou, e muito bem, aos demais selecionados do certame que não ao selecionado brasileiro – sem essa de “papo de perdedor”, que “futebol é jogo de contato” ou esporte de “machos” e etc. Abaixo transcritos, dois dos nossos comentários editados no mais renomado, mais visitado e mais comentado e de maior credibilidade dos blogs caetés: o do “Peninha”; onde há espaço para a pública, transparente, democrática e urbana dialética sobre os mais diversos temas nele tratados e retratados, a saber:
1)O hexacampeonato mundial de futebol, muito embora sem os encantos fenomenais, magistrais e majestosos da "alegria do povo" (saudoso Mané) ou sem inigualável demônio negro (Pelé, um “rei” sem cotas enquanto atleta do Século XX, que deixou a desejar enquanto pai e cidadão) – da canarinha tricampeã no México/1970: Félix, Carlos Alberto-Capitão-, Brito, Wilson Piazza, Everaldo (Marco Antônio) Clodoaldo, Gérson, Jairzinho-Furacão, Tostão, Pelé, Rivelino (Paulo César) ou ainda da inesquecível "canarinha", que mostrou ao mundo, na Espanha/82, a exímia arte de um futebol coletivo brilhante, desconcertante e vencedor, porém vacilante e desatento na aguerrida marcação atenta e defesa de um Rossi fulminante, ainda que sem os "baixinhos" gigantes de 1994 (Bebeto e Romário) e sem os quatro "R" (Roberto Carlos, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho) de 2002, já nos traria um alento, um lenitivo e um alívio à vergonha desastrosa, oprobriosa e inexplicável da trágica derrota dos 7 X 1, de 2014, na tal “Copa das copas”, na qual se comenta (aqui e alhures) fora "arranjado" ou "comprado" pela esquadra mortífera alemã - em sendo verdade, até isso os desgovernos escarlates nos tirou: o apaixonado amor pela “canarinha”! Inclusive, até encolheu o velho “maraca”, que em 1950 coube 200.000 torcedores em lágrimas diante da celeste: num amargo 2 x 1, até hoje relembrado; e chorado!
Os brasileiros e as brasileiras anelam pelo hexa, sim: é a única esperança de orgulho, alegria e entusiasmo que pode sonhar e de tornarmos a ser uma "pátria-de-chuteiras"!
Enfim, se o atual escrete de ouro se mantiver focado, como tem demonstrado nos jogos eliminatórios precedentes e até agora, é bem possível que sejamos HEXA!
Parabéns, pelas belíssimas palavras de esperança aos amantes do verdadeiro futebol! J ;)
Abr
N.A.: - Aqui urge inserção de pequena e importante reparação, por correção, a do “monstro Taffarel, em 1994”, e mais um R -“erre”-, em 2002: “Roque Júnior”!
2) Malgrado, nada obstante, a despeito de ou embora o tal "neo" VAR – video assistant referee – tecnologia científica em favor de quem decide, quando, quanto, como e "contra" quem ou "para" quem a "tecnologia tira a teima" daquilo que o mundo inteiro tem visto, viu, vê e verá ao vivo e em cores ou ON Line e direto, e o tal VAR "varre" (e tem VARrido) para baixo e bem debaixo do tapete da hipocrisia, mormente a influir nos resultados dos jogos "jogados"?
Há, ainda (e muito), aquilo que depende exclusivamente da "interpretação" do árbitro do jogo, ainda que a regra seja clara, infelizmente! - Não irei repetir todos os casos vistos e não confirmados pelo VAR! – Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/06/24/o-var-da-vida-real/
Ora, afora o gol contra (de Fernandinho), que desnorteou a canarinha, ainda assim, o goleiro belga salvou sua seleção de uma goleada, embora tenhamos mais errado que acertado, nas finalizações ao gol! O segundo gol belga mexeu ainda mais com os brios do escrete canarinho, mas a história seria outra se não fossem invalidados os dois pênaltis claríssimos: em Gabriel e Neymar; e Paulinho, Thiago Silva, Firmino, Coutinho e Renato Augusto não tivessem desperdiçados chances incríveis...
Ainda que apaixonado, triste e contrariado, porém mais intrigado que decepcionado ou frustrado, pelo adverso resultado de Bélgica 2X1 Brasil, que defenestrou a canarinha do hexa, onde mais uma vez o VAR sequer “viu” aquilo que o mundo inteiro viu, reviu e registrou: dois pênaltis não marcados, ainda que assinalados, filmados, registrados e mostrados pelo VAR, e repetido nas tevês do mundo inteiro: um em Gabriel Jesus (derrubado e chutado pelo zagueiro belga, após uma caneta noutro); um outro em Neymar Jr (empurrado no ar, antes de cabecear). Eis a verdade límpida, clara, dura, nua e crua! O VAR nos varreu da copa/2018. Ponto final!
Enfim, resta-nos uma racional indagação: Por que o VAR não fora consultado, se esta é sua finalidade, nesses dois momentos cruciais duvidosos ou incertos, como noutros casos vistos revistos doutros jogos?
- Brasileiro é bonzinho e só reclama, esperneia, briga e xinga uns aos outros entre si, aos estrangeiros apenas abraça, sorri, consente e cala! Brasileiro não sabe brigar (e exigir) por seus direitos!
Em 2022 estaremos nós, outra vez e mais uma vez, com ou sem VAR! Resta-nos esperar!
Abr
*JG
P.S.: brasileiro sofre falta, pernadas, chutes, empurrões, socos e solavancos, berra, cai e só embola e rola, nem revida nem reclama de quem bateu! ;) :)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário