domingo, 28 de maio de 2017

TODOS SOMOS AMIGOS E/OU INIMIGOS: TÊ-LOS OU NÃO TÊ-LOS

Joilson Gouveia*

Eis, pois, o grande busílis, nó de Górdio, imbróglio, enigma ou crucial dilema, meu preclaro, dileto e culto literato caetés e tupiniquim “Peninha”: "ter" amigos ou inimigos; ainda que se tenha averbado que o "apreço não tem preço", pois o que tem preço nenhum valor tem tampouco valia terá, mas ninguém em toda sua existência consegue TÊ-LOS senão reconhece-los ou fazê-los ou valorá-los consoante os princípios, normas e regras éticos-morais conservados, cultuados, praticados, vividos, adquiridos, apreendidos etc. conforme a escala de valores ou de virtudes de cada indivíduo. Ou não?
O maior Exemplo, mais que douto escólio e sábio ensinamento ou divina lição eterna, pois dada, praticada e exemplificada por ELE há mais de dois milênios idos: “amai-vos uns aos outros como vos tenho amado” ou “amai vossos inimigos” – aqui muito bem relembrado – ou: “dê-lhes a outra face” (Em SEU famoso Sermão do Monte, Jesus Cristo disse: “Não resistais àquele que é iníquo; mas, a quem te esbofetear a face direita, oferece-lhe também a outra.” — Mateus 5:39.), às quais nem todos apreenderam, assimilaram, compreenderam e tão pouco puseram-nas em prática.
·     O iníquo (injusto, malévolo, mau caráter, perverso e praticante de crueldade) conforme à Lei de Talião do “olho por olho; dente por dente”, ao que “esbofetear a face direita” - à época, bater à face do desafeto equivalia ao desafio claro, direto e ostensivo à contenda, ao duelo ou disputa ou ferrenha luta mortal - ofender à face direita (ao de aparência correta, reta, direita, justa, destra, dextra contrária à sestra e diversa de esquerda ou avessa à sinistra) “oferece-lhe a também outra” = à prudência de não se deixar levar pelo desafio instigado, açulado e provocado.
·     Ou seja, “pelo visto, Jesus quis dizer que se alguém quisesse provocar uma briga com um tapa literal - ou com um comentário sarcástico - a pessoa esbofeteada não deveria revidar, evitando assim um círculo vicioso de pagar o mal com o mal. (Romanos 12:17) – A face adversa, contrária e oposta ou antagônica ao ódio é o amor; do inimigo o amigo, da inimizada e amizade.
Inclusive, o próprio Mestre foi negado, por três vezes seguidas, por quem se dizia Seu maior e mais leal e fiel amigo; traído e vendido por outro, dentre os doze que LHE foram dos mais próximos seguidores.
Nesse ínterim, deixaram de O seguir, todos os homens senão toda a humanidade, que mais tem preferido ao escólio tolerante, mais justo, solidário, fraterno e igualitário dos “amantes da humanidadeincapazes de amarem o próximo (no dizer de Nelson Rodrigues: É fácil amar a humanidade; difícil é amar o próximo.) quanto mais aos inimigos. – Ver mais aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/03/quando-eu-acuso-culpa-condena-ou-absolve.html.
Aliás, tem-se visto que uma imensa maioria de uma imensa gama de socialistas/comunistas têm preferido até aos “ensinamentos tolerantes, pacatos e pacíficos da lei sharia” contidos no Alcorão (dos maometanos islamitas) que buscam a islamização ocidental ou mundial, como anelado, propalado e disseminado por exímios “agentes-de-transformação-social”.
Doutro giro, porém, já dissera-nos Aristóteles: “Ter muitos amigos é não ter nenhum”, e, mais recente, bem nos dissera Benjamin Franklin: “O falso amigo e a sombra só nos acompanham quando o sol brilha”.
Note bem: não importa quantos os reúnas: inimigos ou amigos; não deixe nunca de brilhar, de nos ofertar seus preciosos bálsamos lenitivos dominicais, caro literato!
No entanto, é prudente jamais olvidar ao que fora asseverado por William Shakespeare, a saber: O maior inimigo do homem é a segurança” - “Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoa-la por isso”, principalmente estas sentenças: “A sabedoria e a ignorância transmitem-se como doenças; daí a necessidade de se saber escolher as companhias”; ou: “a raiva é um veneno que bebemos esperando que os outros morram”. Ver também: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/05/quem-anda-com-porcos-farelos-come.html.
Enfim, ano passado até ousamos discorrer sobre o referido tema, noutra oportunidade quanto das assestadas “linhas tortas” e ao “Bem & Mal”, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/08/ninguem-tem-amigos-talvez-amigo-amigos.html e http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/04/as-linhas-tortas-versus-escolha.html.
Abr

*JG

2 comentários:

  1. Sábias palavras meu caro.
    Todo amigo erra, mas nosso coração precisa aprender a perdoá-los e, assim, transformar o mundo.
    Jesus está certíssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre esteve e estará sempre!
      Mui grato pelo retorno, leitura e comentários em nosso modesto Blog!
      Torne sempre!
      Abr
      *JG

      Excluir