domingo, 9 de outubro de 2016

“LIBERTAS QUAE SERA TAMEM"

Joilson Gouveia*

Canto, conclamo e prego a liberdade. Mas não a liberdade da clausura material; não falo liberdade aos que se enclausuram por seus erros, defeitos delínques e infracionais, não. Falo da liberdade daqueles e àqueles que não sofrem desse tipo de prisão, mas insistem em permanecer estáveis, omissos e à revelia de todo e qualquer modo de ascensão; àqueles que preferem à planície ao topo da montanha; àqueles que se contentam com seus horizontes limitados pela opressão e jugo doentio e tirânico de alguns, que se dizem iluminados, e que têm inspiração e poder emanados de Deus, significando, destarte, que possui o poder sobre a vida e a morte de seus súditos.
Falo da liberdade que se opõe a todo custo ao "status quo" da servidão e da escravidão. Regimes cruéis de há muito abolidos da face da terra dos povos civilizados e urbanos.
Clamo e propago esta liberdade, por entender que saímos, de há muito, do estado da barbárie e selvageria, e não admitir, ao limiar do 3.º milênio, que o estado de direito seja destruído e haja a prevalência do direito da força sobre a força do direito. Pois, desse modo, sempre proceder-se-á aqueles ignorantes, diante de um debate, para não perder o seu jugo.
0 que seria da ciência e da humanidade se não houvesse contestação aos conceitos e teses por ela apresentados? 0 mundo seria plano se não fossem a ousadia e audácia dos navegantes. 0 Sistema Solar seria geocêntrico se não houvesse um Nicolau Copérnico e um Galileu Galilei que contestassem aquele "status" dos antigos. Por isso, clamo a liberdade contra o feudalismo que se tenta impor, através de atos tirânicos, ditatoriais, calcados na teoria do poder divino, teoria esta que levou muitos à guilhotina e ao cadafalso. Todavia, se este tipo de regime existiu numa época, dia chegou em que foi destruído, graças àqueles que ousaram em prol da humanidade e da liberdade.
Destarte, a semelhança de Marat, que rolem cabeças, mas que o objetivo seja alcançado: LIBERTÉE, IGUALITÉE E FRATERNITÉE!
Quartel em Maceió JUL/91.
Joilson Gouveia – Maj. PM
N. A.: Texto censurado e proibida sua publicação, enquanto o Autor estava detido e confinado numa das salas do Estado-Maior, de ordem do déspota, por ter apresentado "Críticas e Sugestões" ao Comando Geral da PMAL.
Abr
*JG

P.S.: Reeditado para "rememorar para jamais olvidar”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário