segunda-feira, 10 de outubro de 2016

COVARDIA E/OU MEDO

Joilson Gouveia*

Há quem diga que o medo é a "arma" da covardia, que somente os covardes temem enfrentar o perigo, de frente. E, por isso, esperam avidamente que surja um "louco" destemido que desbrave o incognoscível escuro da temeridade, para que, uma vez desvendado tal mister, lhes sigam os passos com seguridade e certeza - muitos chamam a isto de prudência; outros de aproveitadores do princípio da oportunidade dada pelos pioneiros audazes que ousaram na busca das causas e consequências, dos por quês e dos porquês.
Entende-se tal e tais comportamentos. Todavia, se para uns variamos, para outros ousamos e para muitos somos escudos ou burro-de-carga; respeite-se também suas opiniões e procederes, são estes homens comuns e como tal passíveis da falibilidade humana - inerente à própria raça e espécie: "hominis".
Assim, pois, entende-se as preocupações, opiniões e temores dos comuns, que formam filas entre aqueles que nem sofrem muito nem gozam, mas que não sabem e nem jamais saberão o gosto da vitória ou o dissabor da derrota na busca e consecução de ideais, direitos, melhorias e mudanças substanciais para todos. É, pois, por demais compreensível e aceitável tais temores e/ou covardia.
Porém, há que se considerar o espírito de luta daqueles que buscam tais propósitos grandiosos, mesmo conscientes de que podem sucumbir e/ou alcançar seus objetivos e seus ideais. Pois que, aquele que não os possuem não são homens, são apenas espectros de homem.
Somos e pensamos assim!
Maceió, 14 de novembro de 1.991
JOILSON FERNANDES DE GOUVEIA – Maj. PM
N.A.: Texto censurado e que teve sua publicação proibida pelo poder de mando de então, enquanto o Autor amargava a prisão arbitrária de 20 dias de prisão incomunicável. Texto censurado e que teve sua publicação proibida pelo poder de mando de então, enquanto o Autor amargava a prisão arbitrária de 20 dias de prisão incomunicável.
Abr
*JG

P.S.: reeditado para “rememorar para jamais olvidar

Nenhum comentário:

Postar um comentário