sábado, 3 de setembro de 2016

REPROCHE SOBRE “TROFÉU ENSANGUENTADO”

Joilson Gouveia*

Concordo em gênero, número, grau com suas “indignadas” filosóficas reflexões atoleimadas, comiseradas e condolentes consternações enquanto “cidadã e “jornalista culta, preparada, imparcial e inteligente” sobre o “Estado” assinalar pela violência ou “assinar mais uma chacina”, na solução dos problemas da degenerada, galopante, descontrolada e recrudescente violência letal, que nos aflige a todos, indistintamente, os cidadãos honestos, honrados, decentes e de bem, sobretudo quando são ceifados os nossos briosos agentes da ordem e segurança públicas, mormente os da linha-de-frente: os ostensivamente fardados; aos quais nenhum dos jornalistas dedica-lhes uma linha sequer, como se fora normal, natural, comum, curial e trivial tê-los e vê-los tombarem ao atroz jugo assassino dos seus algozes, carrascos e verdugos enquanto meliantes tutelados por “marias-dos-rosários”, ECA, “direitos dos manos”, inclusive nem mesmo visitam aos seus familiares enlutados pelas cruéis perdas irreparáveis!

Criticar as consequências “faz parte”, e até entendo que é um “exercício pleno de cidadania urbana”, mas é-o muito mais ainda sugerir as devidas soluções ao mister; ou não? Ou buscar detectar suas causas! Quais são suas causas?

Por que, nesses últimos catorze anos, já ultrapassamos aos mais de 700 mil mortos por “crimes violentos letais contra a pessoa humana” ou homicídios? Tem-se, em média, 56 mil a 60 mil assassinatos ao ano – o que denota estarmos numa verdadeira guerra convencional não admitida, reconhecida e declarada -, mas por quais razões não são computadas, relatadas e citadas ou comentadas as “baixas” ou perdas decorrentes de “execuções” de nossos intrépidos, valorosos e briosos ostensivos fardados, os reais, concretos e verdadeiros “anjos guardiões da Sociedade”, que sacrificam à própria vida na defesa dessa ingrata, fria, alheia e ausente Sociedade Urbana?

Ah! Se quiseres saber e informar aos seus leitores sobre suas verdadeiras “causas&consequências” e, sobretudo, as possíveis, viáveis e exequíveis soluções a curto, médio e longo prazos para toda essa violência recrudescente, visite ao nosso modesto Blog e busque pelos temas “Ordem e Segurança Públicas”, como por exemplo, nestes links, a saber:


Enfim, aqui encerro com o que já dissemos, repetimos e reiteramos, a saber:
“o policial civil ou militar não é nem deve ser o anjo vingador dessa Sociedade ou o verdugo e o carrasco a serviço, de serviço e em serviço do Estado quem é o Estado? Somos todos nós, da Sociedade, Governo, Autoridades de todos os gêneros, cidadãos, trabalhadores, contribuintes e todos os sujeitos de direitos e deveres, dentre os quais não se enquadram os “dimenores” meliantes, delinquentes juvenis e bandidos de toda ordem; claro! – Todavia, também, a vida do agente da lei, da ordem e da segurança públicas jamais deverá ser imolada ou servir de cordeiro sacrificado em oferta ou oferenda aos meliantes traficantes, assassinos, assaltantes e bandidos de todos os matizes, naipes e espécies, mormente aos “dimenores” tutelados pelo tal de ECA, os quais podem tudo e de tudo: inclusive sequestrar; roubar; matar; furtar; usar drogas e estuprar; porém, menos estudar ou trabalhar, para serem dignos cidadãos.
Abr
*JG
P.S.: tributo aos briosos ceifados no cumprimento do dever legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário