segunda-feira, 9 de maio de 2016

A QUIZILA ESCOLA LIVRE OU A CELEUMA, IMBRÓGLIO E ESTARDALHAÇO DOS SINISTROS SESTROS ESCARLATES!

Joilson Gouveia*

Aos leitores e, principalmente, aos “estudantes e professores incomodados ou preocupados”, que tanto “protestam”, atacam, discordam, xingam e não dormem com a famigerada, indigitada e alcunhada, pejorativamente, “Lei da Mordaça”, sinto muito em discordar da aduzida "perseguição" de seus comentários e “protestos”, ainda que haja professor e PROFESSOR, assim com todas as letras em maiúsculo, mormente os respeitados, abnegados, dedicados e vocacionados, que auferem muito pouco pelo essencial valor de seus ensinamentos, onde nem mesmo o piso salarial é respeitado, cumprido e pago!
Contudo, a precária, oprobriosa e lastimável situação do Ensino-Aprendizado na Educação caetés, mormente no Ensino Fundamental I, II e Educação Infantil, i.e, onde as crianças, adolescentes e jovens não estariam tão carentes, necessitados e dependentes de ensinamentos político-partidários ou doutrinários, ideológicos ou religiosos, está assim, deplorável, degradante e humilhante ou lastimável, nessa "pátria educadora", por causa de quem?
Por que nossos índices IDEB e IDH são tão ínfimos? São catorze anos no "Puder" e nada de bom, de útil, de positivo, proficiente ou profícuo, para o bem do país e dos seus brasileiros e brasileirinhos de hoje e cidadãos do amanhã. Ou não?
Onde os tais PROUNI, PRONATEC, FIES e outros quejandos e as tais COTAS somente desqualificaram e, sobretudo, endividaram ou decepcionaram e frustraram seus "estudantes"; ou não?
Quem mais "privatizou" a Educação nesses catorze anos? Ou sucatearam o Ensino Público?
Nossas crianças e adolescentes não precisam do "pensamento crítico evolutivo progressista ideológico" a que são bombardeados por certos "professores" que sequer percebem os mais de 11,1 milhões de desempregados, que perderam seus empregos, sem falar noutros milhões que anelam por seu primeiro labor!
Onde os tais sindicatos dos trabalhadores ou as tais feministas silentes, caladas e mudas ou moucas, ausentes e alheias diante de desbragadas cusparadas, mijadas e cagadas públicas, ostensivas e oprobriosas ou inescrupulosas e criminosas?
Urge, pois, trazer a lume o texto infra, que bem define a quizila, celeuma e imbróglio sobre o tema em liça, pescado na rede social FB, a saber: A Promotora de Justiça de Alagoas, Drª. Cecília Carnaúba, reconhecida por seu grande envolvimento com a Educação alagoana, se posicionou a favor da Escola Livre. Vejam abaixo:
"Amigos, o Projeto Escola Livre não impede o trato de temas políticos e ideológicos no espaço escolar, apenas reforça que a abordagem de todos esses temas ocorra em consonância com o parecer CNE/CP n" 01 de 30/05/12, pois exige que o ambiente de desenvolvimento do referido conteúdo se materialize através de processos metodológicos participativos e de construção coletiva.
Esse dispositivo da resolução afasta a possibilidade de que os professores, a título de liberdade de ensinar, imponham suas opiniões individuais aos alunos, pois estes são a parte mais vulnerável na relação ensino aprendizagem.
Ademais, o projeto Escola Livre, apenas concretiza o direito dos pais de educarem seus filhos de acordo com suas crenças, ideologias e elementos culturais, como estabelece o pacto de São José da Costa Rica, em que o Brasil depositou carta de adesão. Os demais dispositivos do projeto apenas especificam os princípios democráticos já expressos na CF em vigor e evidência que a liberdade de ensino encontra limites na liberdade de aprender.
Ademais, precisamos pensar a que serve essa interpretação superficial da legislação, além de lembrar que o princípio federativo exige respeito à autonomia dos entes federados." (Drª. Cecília Carnaúba, 19a. Promotora de Justiça)
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário