terça-feira, 24 de dezembro de 2013

EXONERAÇÃO, SEM PRESTAÇÃO DE CONTAS E O DEVIDO PROCESSO CRIMINAL, É MUITO POUCO

Joilson Gouveia*
Caro Peninha, dileto literata do noticiário caetés e tupiniquins – tens sido mais conselheiro político que contumaz crítico e cronista desse 10governo, e, insto-lhe vênias devidas, para divergir, discordar e expor díspares pontos, pelo que se nos antolha que a maior fraqueza dele (desse a quem, educada, gentil, generosa ou “politicamente correto” sempre o chamas de “governador” – governar não é nada disso que ele faz, ou melhor dizendo: não faz! - uma vez que nunca decide nada: pois, governar nada mais é que decidir, certo ou errado, mas decidir, sempre, e jamais “empurrar com a barriga” os casos mais cruciais, urgentes e emergentes, o que demonstra, atesta e comprova que de nenhuma política sobre o tema dispõeAssevero até mais, sequer dispõe de programa ou estratégia ou ações e/ou projetos ou planos ou diretrizes, porquanto tem usado do empirismo imediatista ou do indigitado, odioso e impróprio QI político de sua caterva de séquitos e somente só).
Portanto, sua maior fraqueza se deu ao escolher e nomear, para a SEDS: a) primeiro um estrangeiro aposentado – que nada fez a não ser decretar emergência na SEDS, que nada resolveu – e, empós, concomitantemente, b) ao nomear, para comandantes gerais das briosas, uns neófitos exímios condutores de valises ou pastas ou malas de seus ex-chefes, no mais da vez, políticos federais com quem estiveram e passaram mais de 15 anos afastados da caserna, por conseguinte, de nada sabendo do ofício ou mister castrense estadual quanto mais de uma pasta da envergadura da SEDS. Houve mais compadrio graçolas ou benesses de bonomias aos apadrinhados que tecnicismo competente para alguns cargos de primeiro escalão; outra verdade!
Os erros ocorreram ou foram cometidos lá atrás, desde seu primeiro desgoverno, ao preferir às premissas de OXIGENAÇÃO ou RENOVAÇÃO (mas nomeando aposentados para a SEDS, Casa Militar, respectivamente: Ru(b)im e Ronaldo – o ex tudo do desgoverno anterior) e, na briosa, os neófitos inexperientes em cargos de comandos, diretorias ou chefias!
Aliados a esta “premissa”, optou por LOTEAR, excessiva, exaustiva e literalmente, “a grande porca leiteira” de seus “bacorinhos”: com seus SESSENTA CONSELHOS de inumeráveis, incontáveis ou incomputáveis ou imprecisáveis – para não dizer IMPRESTÁVEIS - conselheiros, comissionados e cargos de confiança ou comensais isentos, imunes e inalcançados aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, os quais tiveram graciosas MAJORAÇÕES de 35% a 108% de seus “parcos, irrisórios ou ínfimos SUBSÍDIOS” sem prejuízo dos 7% retroativos DADOS por ele, e retroativos a Abril/Maio de 2011; lembram?
Fez do Estado a “casa da mãe-joana” ou “sua usina” ou até mesmo o “quintal de sua casa”, esse foi e é o seu MAIOR ERRO! Ademais, também, desperdiçou o Erário com supérfluos ou desnecessários voos de jatinhos e de libélulas voadoras barulhentas e rasantes, mormente em dias de jogo de futebol no “rei Pelé” ao custo de R$ 5.000,00 a hora de voo e etc.
Demitir o SEDS, NÃO!
EXONERAR É O MAIS OPORTUNO, JUSTO, CORRETO E ADEQUADO, na seara política, mas, ainda assim, é chutar “cachorro morto” e muito pouco pelo grande mal que fez e ainda faz e fará aos alagoanos (em ficando ou permanecendo), mormente aos briosos de onde dimanara, fora ou pertencera, o correto seria se ver processar por CRIME DE RESPONSABILIDADE ou IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ou POR OMISSÃO ou DESCUMPRIMENTO DE DEVER-PODER em face de suas atribuições legal e constitucional de PRESTAR, GARANTIR, ASSEGURAR E PROTAGONIZAR AO SACROSSANTO DIREITO DE TODOS À DEVIDA, NECESSÁRIA E IMPRESCINDÍVEL SEGURANÇA PÚBLICA a todos os alagoanos, turistas e demais visitantes.
Ademais, urge que se cobre e sejam, clara, oficial, pública, transparente e efetivamente, PRESTADAS AS CONTAS DOS CUSTOS/BENEFÍCIOS de todos os investimentos alardeados, alegados e informados nas coletivas, notadamente quanto ao pífio, inóxio, inerme, inane e inexistente plano brasil mais (in)seguro – assim em minúsculo tal qual a integridade e preparação de seu gestor e reconhecidamente INCOMPETENTE por doutas, dignas e notórias autoridades judiciárias.
Pior de tudo isso: o CONSEG não consegue dizer nada sobre a luta dos briosos, nem prol e nem contra - ou não seria assunto de sua alçada?
Abr
JG
P.S.: Auguro um Feliz Natal aos briosos castrenses, ao preclaro cidadão “Peninha” e aos demais alagoanos DE BEM, pois os DO BEM estão muito bem sim senhor, desde a ONDA AZUL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário