terça-feira, 26 de novembro de 2013

*O CONSEG não consegue ou consegue - consegue?

Joilson Gouveia*
De certa forma, o leitor "curioso" e o alcunhado de “Sgt Braz” já disseram tudo!

Entrementes, sempre julguei que o exponencial, renomado, douto e competente CONSEG, que integrado e constituído por ilustres, insignes e doutos ou notórios, ilibados e personagens de destacada conduta e de notáveis conhecimentos jurídicos, legais e, porque não dizer, também, institucionais, traçasse, preocupasse ou delineasse quais as melhores ou mais adequadas políticas, programas, planos, estratégias, diretrizes e ou ações e operações, para o efetivo controle, a eficiente redução ou a real minimização da exacerbada, galopante e descontrolada violência que assola Alagoas e aflige, aterroriza, amedronta e mata os alagoanos e, também, turistas.

Entretanto, no mais da vez, se tem visto agastar-se ou desgastar-se ou dedicar-se às questiúnculas ou de casos de somenos importância ou de valor ínfimo, irrisório ou digamos inferiores ou subalternos conquanto se referirem a assuntos interna corporis e da alçada dos respectivos Comandantes e/ou de seus Chefes de Assessorias Militares dos citados Poderes, Órgãos, Organizações e Instituições, os chamados Poderes Constituídos, e todos previstos no Art. 67, da CE/89, e demais legislações Estaduais, estatutárias e peculiares das Corporações Caetés.

Saibam todos, nenhum brioso se escala de per si e/ou por seu livre nuto, alvedrio e talante ou escolhe ao seu bel prazer, preferência ou desejo, saibam que o seu serviço decorre de um Plano ou NGA e de O.Sv. sempre fundadas em OPO’s ou, também, nas chamadas Ordens de Operações ou NS e NI, adrede, antecipada e previamente firmadas, nem muito menos se autoindica ou se autoescala ou se autonomeia ou se autoexecuta consoantes seus gostos; não! Não somos uns bandos e nem as nefastas, ilegais e sinistras milícias milicianas. Todos devem agir em continência aos auspícios de comandos, diretrizes, determinações e ordens de chefes, diretores e comandantes, meus senhores!

Visitem e “conheçam e saibam quantos são, onde estão, como estão e o que são os “nossos quartéis” – se é que se pode chamar de aos que existem e que não são das briosas -, instalações, alojamentos e ranchos das Corporações, nem mesmo o QCG pertence à Corporação, supervisione, fiscalize, coordene e controle de nossas UOps - Unidades Operacionais e seu material bélico e operacional sucateado, obsoleto e superado... 
Viaturas? Preferiram terceirizar a custo nada razoável, sobretudo ineficiente, ineficaz e caro demais.
Efetivo? Sem falar no ínfimo, escasso, diminuto, mínimo e reduzidíssimo efetivo de briosos e, por conseguinte, do ABSENTEÍSMO CRIMINOSO OMISSIVO DO ESTADO, in caso, também, deles mesmo que integram ao Governo!

O que tem obrigado aos briosos serem escravizados mediante escalas abusivas, arbitrárias, excessivas e desumanas ou ilegais e inconstitucionais horas-extras – há escalas extras, mas NÃO PAGAM suas horas-extras devidas; pode?

Ah! E os nossos REAJUSTES ANUAIS e o acordado em 2007, sempre olvidado por quem prometeu CUMPRIR e HONRAR etc.? Estes, dentre outros tantos, são todos assuntos pertinentes ao CONSEG, dentre outros mais (os gastos exorbitantes com aeronaves, voos e passeios; os mais de DUZENTOS MILHÕES gastos no plano (?) - que plano?, mas...

O calcanhar de Aquiles, a premissa, a prioridade ou preocupação maior do CONSEG, bem como dos demais SESSENTA CONSELHOS e de inumeráveis, imensuráveis e incontáveis conselheiros, seria o tal PLANO (aquele do estardalhaço espalhafatoso midiático para inglês ver e que já dissemos que não existe! Ou quem sabe TENTAR FAZER UMjá que inexiste plano – como fora anunciado, dito, propalado e divulgado, agora, ontem mesmo - em fins de junho de 2013). Mais: até disseram que as reuniões seriam semanais! Tsc. Tsc. Tsc.!

Compeliu compulsoriamente médicos castrenses ao exercício de atribuições, funções e cargos aos quais não foram concursados e, portanto, nomeados; era apor apenas NOVENTA DIAS e virou aquela lâmina que excede aos números de barbear; lembram?

Quase conseguiram afastar os briosos dos eventos esportivos privados ou particulares de certos empresários pessoais do ramo desportivo e futebolísticos, mas...

Enfim, no Brasil, nada é provisório ou temporário, pois sempre se torna PERMANENTE ou ETERNAMENTE PERENE!

Desdenham direitos estatutários e contidos em leis adjetivas e substantivas castrenses e, o que é pior e muito mais grave: espezinham e fazem menoscabo das Constituições Federal e Estadual. O castrense SEM condenação NÃO DEVE ser recluso em PRESÍDIOS ou PENITENCIÁRIAS – o quartel serve-lhe de menagem. É Lei e Direito seu!

A corda sempre arrebenta no lado mais fraco!
Abr
JG
* Postado na gazetaweb.com, mas nem sempre editado, daí ousamos em postar em nosso singelo Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário