quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O ABSENTEÍSMO DA BRIOSA - UMA AUSÊNCIA CRIMINOSA (?)

Joilson Gouveia*
O ABSENTEÍSMO ou ABSENTISMO DA BRIOSA ou na realidade, em verdade real, nua, crua e cruel – pois há falta até mesmo de quartel (QUANTOS QUARTÉIS SÃO DA BRIOSA?) quanto mais de briosos: falta até mesmo PM nos exíguos quartéis - de nossa tropa de castrenses ostensivos, na ATIVIDADE DE POLÍCIA OSTENSIVA nos logradouros públicos, praças e, principalmente, nas RUAS cuja ausência é sentida, pedida e reclamada por todos os alagoanos que dela precisam e dela estão carentes, mas vociferaram: ALAGOAS NÃO PRECISA DE MAIS POLICIAIS! Lembram? Eu não esqueço! – vide em nosso Blog sobre esse tema, a saber:
É bem verdade: eles não precisam de mais nenhum policial haja vista já andarem com uns a tiracolos! Já o povo está sendo morto a torto e a direito! Em quaisquer lugares e de todos os jeitos!
Esta ausência escassa é “cobrada” por quem deveria estar careca de saber que o nosso contingente é ínfimo, irrisório, exíguo e quase inexistente em face de os mesmos, eles mesmos, esses todos DO BEM, ora constituído de uma inumerável, incontável e incalculável ou de um verdadeiro exército” de conselhos, conselheiros e comissionados e de CARGOS DE CONFIANÇA ter sido a ESCOLHA do todo-poderoso TÉO aos nossos soldados, foi ele que optou, preferentemente, primeira, precípua e preferiu, por PREMISSA, aos mesmos que aos soldados: eram MIL POR ANO; lembras? Mas, ao seu livre nuto, alvedrio, talante, arbítrio, escrutínio, discricionariamente OPTOU por eles e INFLOU ao Estado de comissionados CRIADOS pela Lei Delegada 44/2011, em acordo espúrio urdido em conluio e cumplicidade provinciana com a tal de ALE e “dos representantes deles mesmos” – jamais do povo! Aliás, do POVO só se recordam nas eleições para sugarem seus votos!
Vejam aqui o que dissemos, repetimos e reiteramos sobre o tema, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/10/politica-versus-policia-e-vice-versa.html
Em verdade, preferiu aos conselhos, conselheiros e comissionados ou “exército de cargos-de-confiançaaos soldados de polícia, bem por isso esses crimes violentos letais intencionais contra pessoas humanas sendo assassinadas por todos os lados – nem mais no ASILO INVIOLÁVEL se está mais a salvo da VIOLÊNCIA DESCONTROLADA e nefasta CRIMINALIDADE em quaisquer cantos da cidade ou do interior: Alagoas vive num estado beligerante e de terror! Estamos em GUERRA!
A ausência, de nossos briosos, na ATIVIDADE DE POLICIAMENTO OSTENSIVO diária, diuturna, rotina e cotidianamente nas ruas, praças e logradouros públicos - que inibiria, minimizaria ou reduziria a contento ou aos níveis razoáveis, suportáveis e toleráveis a toda essa avassaladora tsunami de violência descontrolada e sem fim -, é de inteira, exclusiva e privativa RESPONSABILIDADE DO SENHOR COMANDANTE EM CHEFE - DIGA-SE, RESPONSABILIDADE CRIMNOSA, única, exclusiva e privativamente do senhor governador do estado – assim em minúsculo mesmo que é o seu real valor e tamanho. É fato!
Havia previsão legal de 16.200 briosos, na nossa Corporação – em verdade, nunca se preenchera todas as vagas existentes desse efetivo – e havia, até a assunção dos atuais “gestores”, quase NOVE mil briosos ATIVOS.
Contudo, a pretexto mesquinho, pessoal, particular, privativo ou inconfessável de uma odiosa, descabida, inadequada e inexplicável OXIGENAÇÃO e RENOVAÇÃO expurgou, literalmente, aos briosos com TRINTA ou mais anos de efetivo serviço para imediata, incontinenti e seguida ascensão açodada, ligeira e por ESCOLHA (escolha esta que a própria PGE e seus doutos procuradores diziam ser INCONSTITUCIONAL, menos aos escolhidos DO BEM e conforme os perfis “rubinianos” – igualmente aos limites da LRF, que só se prestam aos demais servidores ativos e inativos nunca aos DO BEM) de seus neófitos sem interstícios legais mínimos ou experiências em comandos de Unidades Operacionais – ver aqui sobre a malfadada Lei do Expurgo, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/06/breves-notas-lei-71262009-de-30112009.html que foi ou destinava-se aos “coronéis jurássicos”, mas alcançou aos demais briosos e fez aumentar o VAZIO, CLARO ou OCO de pessoal, da corporação.
Insatisfeito com absenteísmo ou absentismo, claros, vagas ou déficit de contingente, de pessoal e de efetivos de briosos (aqueles 16.200PM, previstos em Lei Estadual 6400/2003, de 18 de agosto), eis que resolveu REVOGAR, assim, dessa feita e desse modo, REDUZIR NOSSOS EFETIVOS PARA MENOS QUATRO MIL E SETENTA E TRÊS HOMENSe fixou-o em 12.127 briosos – ver em nosso Blog sobre este tema, a saber:
http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/estado-de-alagoas-mais-seguro-qual.html Ou seja, nem pôs o prometido de MIL POR ANO e AINDA reduziu essa possibilidade a menos QUATRO MIL E SETENTA E TRÊS PMs, daí o absenteísmo irresponsável nefasto, duro, cruel e criminoso de que amarga, sofre e padece todo o povo alagoano e até os próprios briosos que estão sendo ceifados pelos meliantes; enquanto isso: filma, registra e exibe imagens em vídeo, mas nada e nem ninguém é capturado e preso ou processado. Uma lástima!
A Lei 4000/2003 o fixara em 16.200 briosos, mas nunca passou dos 9MIL ativos; mas, a atual Lei 7723/2011, fixou em 12.127 castrenses, porém se tem um mixuruca contingente, mixo efetivo de ativos, ínfimo, escasso e exíguo, diria quase inexistente - tanto é que fizeram “lei para CONVOCAR INATIVOS para atividade burocrática por R$ 700,00”, para tentarem COMPLEMENTAR OS CLAROS - lembram?
Daí, com um efetivo aquém do necessário e do fixado em Lei, impigem a atual escravatura arbitrária, ilegal e imoral aos nossos briosos da ativa, pois não se sabe quantos CONVOCADOS e se diz que o atual efetivo oscila entre os 6 e 6,5 MIL.
Enfim, o ideal é utópico, mas é a Utopia que nos move enquanto Ser idealista, racional e humano sempre em busca do melhor para si e para todos nós, o fixaria em exatos 19.500 briosos castrenses, muito bem articulados, racionalmente distribuídos e presentes nos 102 municípios e Capital aos seus 932.748 maceioenses e outros quase duzentos mil turistas ou nômades e itinerantes migrantes do nosso interior ou estados vizinhos, sobretudo, nos fins-de-semana e feriados.
Prefere escravizar aos nossos briosos com escalas escorchantes, arbitrárias, excessivas, desumanas, cruéis e doentias e sequer pagam suas horas-extras ou adicionais noturnos e etc.
É crime ou não é, senhores conselheiros? Ora, exijam de quem é o real comandante em chefe: o governador; nunca dos briosos extenuados, estropiados, expropriados (sem próprios) e enfadados!
Abr
JG
P.S.: ou uniformizem-se seus exércitos de comissionados e os ponha em cada logradouro, esquina, praça ou ruas da cidade e dos demais municípios do estado!

Um comentário:

  1. Quando aconteceram as primeiras alterações na Constituição Federal se desenhavam a extinção das Polícias Militares no Brasil.
    Projetou-se até fusão das Polícias Civis e Polícias Militares dos Estados para uma Polícia Ostensiva fardada sem o caráter militar, mas nada ocorreu.
    Os estudiosos sobre Segurança Pública apresentaram projetos de todos os tipos e gostos, mas não andou porque ficou em tudo a incerteza.
    Hoje, está aí a Segurança Pública Brasileira aos pedaços, sem planejamento estratégico para investimentos e valorização dos atuantes, sejam eles das Polícias Civis ou Militares. Vejam que cada uma das Polícias têm suas missões específicas. Se cada uma delas cumprirem suas missões co a existência de leis mais duras, haverá o crime se reduzirá, mas paralelamente ao trabalho policial terá que haver um ensino de qualidade com profissionalização de alunos ea geração de empego e renda, afastando os adolescentes da droga e da criminalidade.

    ResponderExcluir