terça-feira, 20 de agosto de 2013

ALAGOAS É O MARCO REFERENCIAL DO BRASIL** (?)

Joilson Gouveia*
Desde já se afaste a pecha ou a querela ou mesmo a diatribe de que estamos a querer “ensinar o ‘padre- nosso’ a vigário”; não. Não é isso, não mesmo! 

O turismo ou sua atividade turística ou o mercado turístico ou o grande filão ou mina abstrata, amorfa, inodora e incolor – como se queira chamar - é induvidosa, indiscutível e insofismavelmente, a mais célere fomentadora e adequada, ecológica ou rentável dentre todas as “indústrias mercantis” sem suas ‘chaminés esfumaçadas e poluidoras’, mas não é somente um único monumento ou mesmo os lugares aprazíveis ou históricos ou ecológicos ou virgens e inexplorados que fazem esse mercado CRESCER! Sem infraestrutura mínima ou básica ele não vinga, não decola e nem prospera. É fato! 

A despeito de nossa querida, acolhedora e, naturalmente, bela Maceió ter sido escolhida como a cidade de mais belo litoral do Brasil, devido ao seu generoso relevo de suas enseadas e praias de águas tépidas em tons de azul-piscina, que poderiam ser mais saudáveis, límpidas e cristalinas, bem como quase toda nossa costa litorânea repleta de paradisíacas e nativas ou quase virgens praias, barras e embocaduras de rios, riachos e de suas lagoas. 

Ainda assim, não precisa de nenhum monumento, para recrudescer o turismo, mas urge de imprescindível adequado sistema de tratamento de seus efluentes de águas fluviais e pluviais, galerias e bueiros ou de suas ‘bocas-de-lobos’ e de esgotamento sanitários, pois que enfeiam e enodoam e maculam suas areias e águas e a toda essa sua beleza natural! É outro fato! 

E já dissemos isso noutra oportunidade e noutro renomado Blog – ver aqui mesmo em nosso modesto, singelo e sincero Blog, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/08/um-marco-referencial-ou-monstrumento.html

O maior MARCO REFERENCIAL de nossa terra caetés ou ‘dos marechais’ e outrora ‘paraíso das águas’ (hoje das balas e das drogas) é sua olvidada, ignorada e desdenhada localização ou situação geográfica: Latitude sul 10 graus; em relação à imaginária, permanente e imutável linha-do-equador! E o que isto significa, representa e traria de produtivo ou de bom ou de real e verdadeiro, para nossa espoliada terrinha? Respondo. Simples: 

a) a priori, o RESGATE DA LEGAL, MORAL, REAL e VERDADEIRA HISTÓRIA DO BRASIL – uma hercúlea luta INICIADA e fundada pesquisa de nosso brilhante historiador Jaime de Altavilla, inclusive corroboramos, reiteramos, ousamos e editamos em ‘O Jornal de Alagoas’, de 22 de abril de 2000, há treze anos quando se comemorava o equivocado e falaz ‘descobrimento do Brasil’ a grande festa dos “500 anos do descobrimento do Brasil”, ao que chamamos de cinco séculos de engodo e mentiras haja vista que nunca fora em Porto Seguro ou Ilhéus, na Bahia, o achado de seu Pedro Álvares Cabral (histórica, a rigor e na verdade, Pedro Álvares de Gouveia – nessa época só o primogênito, varão e viril é quem recebia o sobrenome do pai, os demais eram somente ‘filhos-da-puta-que-pariu’; assim era tratada a mulher do suserano) como “registrado na ‘estória’ deste país”. Vejam aqui em nosso singelo sítio, a saber: http://djuris.br.tripod.com/opiniao/opiniaoartigos/cincoseculosdeengodoementira.htm e http://djuris.br.tripod.com/opiniao/opiniaoartigos/latitude10.htm. Leiam e dirimam suas dúvidas! 

b) feito isto, ou seja, nossos representantes admitirem, defenderem, reconhecerem e DIVULGAREM O RECONHECIDO ERRO HISTÓRICO, nossa terra dos caetés será incluída como o RESGATE do Brasil ou o seu (RE) DESCOBRIMENTO, a terra de Zumbi e o berço da liberdade é, também, a do nascimento do nosso amado Brasil! 

c) pari passu, paralela, imediata e concomitantemente, desde já investir em toda a infraestrutura necessária ao acolhimento, recepção, hospedagem, segurança e conforto ao TURISTA, que certamente virá conhecer ao PARAÍSO que “seu Gouveia” ACHOU e um outro redescobriu! 

Bastava-se constatar ou náutica comprovação ou simplesmente admitir e RECONHECER o RESGATE DA VERDADE HISTÓRICA, para se alavancar essa formidável indústria, inclusive se poderia fazer passeios de barcos simulando a navegação do dia do achado, como registrado, retratado e testemunhado por Dom Pero Vaz de Caminha. Ou não? 

Abr 
*JG 
** N.A.: Está mais que provado, comprovado e registrado: nosso querido Brasil aqui surgiu, histórica, geográfica e nauticamente a Esquadra de ‘seu Gouveia” aqui chegou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário