sábado, 1 de junho de 2013

O FLAGELO DAS DROGAS E A COVARDIA OU LENIÊNCIA DOS GOVERNOS AO SEU COMBATE

Joilson Gouveia*

Permita-me aqui reiterar uns ditos e reditos e até reeditados, a saber: já dissemos que SEGURANÇA PÚBLICA não é uma questão de FÉ – ver nosso Blog, bem por isso o digo e repito: 
Segurança de “vinhetinhas na TV” NÃO RESOLVE a questão, só “engorda” o bolso dos marqueteiros e deixa a população à mercê dos principais “gestores” da VIOLÊNCIA cruel, nefasta e MORTAL: tráfico de drogas, traficantes e usuários, sobretudo, a leniente “LEI” antidrogas, que mais protege que pune aos seus usuários e traficantes, e o impróprio, inadequado e NOCIVO ECA, que, em quase vinte e três anos de vigência não disse a que veio, uma vez que quase ou NÃO RECUPEROU nenhum “de menor” INFRATOR.
Além da quase secular e octogenária “matriarca da violência”: IMPUNIDADE; que é irmã gêmea da outra nociva, nefasta e cruel IMUNIDADE e irmã da maléfica, perniciosa, satânica e odiosa CORRUPÇÃO, que floreia, viceja e devora erários e tesouros nacional, estadual e municipal há mais de quatro lustros. 
O Plano está invertido, estrategicamente falando, a despeito do título BRASIL mais seguro: Alagoas. Se é que há mesmo um. 
O foco está errado. Há de se partir do geral para o local e nunca o inverso. O BRASIL NÃO ESTÁ SEGURO e AL muito menos ainda! Não enquanto nossas imensas fronteiras terrestres, infinito espaço aéreo e gigantesco litoral estiverem desguarnecidos, desprotegidos e vulneráveis aos mesmos tenazes, recalcitrantes e inescrupulosos traficantes de armas, drogas e entorpecentes e contrabandistas de todos os gêneros. 
Chega! Bastam de medidas inócuas, paliativos, lenitivos, compressas, unguentos e bálsamos para cuidar de fraturas expostas dos ossos e esqueletos dos PODERES públicos desta nação! 

Leiam em nosso Blog sobre o “SUSP – Sistema Único de Segurança Pública; Insegurança Pública, até quando; Brevíssimas anotações sobre a INEFICIÊNCIA e INEFICÁCIA de nosso Sistema Criminal”, dentre outros. 

Ah! Aqui transcrevo parte do mais recente texto sobre a MP dos Portos, a saber: (...) imenso litoral brasileiro de mais de 8.508 Km* de extensão ou de costa ou litoral, do Oiapoque ao Chuí, despoliciados, desguarnecidos, desfiscalizados e desprotegidos conquanto não dispormos de polícias marítimas, costeiras, fluviárias, lagunares, portuárias, alfandegárias para os atuais portos oficiais quanto mais quanto mais. 
Amigo, imagine bem! São 200 mil milhas marítimas nesses oito mil, quinhentos e oito quilômetros de litoral, costa e mar abertos, vulneráveis e à mercê de sorrateiros, tenazes e dissimulados narcotraficantes, contrabandistas, traficantes de armas – quem se lembra de um contêiner apreendido com mais de 10 toneladas de armas no RJ, de um colecionador de armas desconhecido? 
Mais: nossas fronteiras norte, noroeste, oeste e sudoeste terrestres ou secas são tanto ou mais frágeis, fáceis e vulneráveis que nossos espaços aéreo e marítimo. E não por culpas de nossas Forças Armadas, mas, sobretudo, de nosso Ministério da Defesa, que desdenha, espezinha, despreza e tem olvidado aos reclamos dos nossos briosos castrenses federais, além de sucatearem-nas nesses quase três lustros. 
Hoje, vive-se uma carnificina genocida jamais vista fora de guerras declaradas e um dilema para se CUIDAR dos zumbis noiados do crack, que uns governos** querem tratar, dar remédio a quem não quer se curar ou mediante uma amolgável INTERNAÇÃO VOLUNTÁRIA desses coitadinhos usuários ou dependentes químicos, RAZÃO PRIMEIRA DO ILÍCITO, ILEGAL e IMORAL COMÉRCIO RENTÁVEL DAS DROGAS – é crime comerciar, diga-se vender; COMPRAR, PLANTAR, TER OU POSSUIR PARA USO e USAR não! Entenda? 
Ele abastece a CLASSE ALTA CONSUMIDORA DE DROGAS, que é ISENTA DE PENA. É IMUNE e IMPUNE, criminal, legal e judicialmente, por ser "dependente químico". O vendedor (traficante) é preso, processado e, talvez, CONDENADO. A MOEDA É MESMA, mas só a face é punida, a coroa é isenta. 

Eis o busílis da (in) SEGURANÇA PÚBLICA: só é criminoso o vendedor; o consumidor não. O viciado não. Ora, mas ele é a ÚNICA RAZÃO DO TRÁFICO, ou não? 
Como acabar ou PROIBIR esse MAL que aflige a todos: o flagelo do século? 
Onde a lógica: VENDER é crime; COMPRAR, USAR, e POSSUIR não é. 
Sem sanções ao principal que é o usuário, razão maior do tráfico, não assiste razão PUNIR o acessório: é malhar em ferro frio ou “enxugar gelo”, como dito pelo GECOC. 
Vejam que ao usuário nem mesmo se COMPELE tratamento CONTRA sua VONTADE! 
Deveria ser compelido ao internamento compulsório para desintoxicação e trabalhos sociais como medidas alternativas e multas, já que tem posses para comprar e consumir. Ou não? 
Abr 
*JG
*O Brasil é banhado pelo Oceano Atlântico, desde o cabo Orange até o arroio Chui, numa extensão de 7.408 km, que aumenta para 9.198 km se considerarmos as saliências e as reentrâncias do litoral, ao longo do litoral se alternam praias, falésias, dunas, mangues, recifes, baías, restingas e outras formações menores. – Fonte: Google. Para mim sempre foi 8.508Km, mas...(?) 
**Criaram o Bolsa-Droga ou Bolsa-Nóia ou Bolsa-Crack, em SP/SP, ao valor simplório de R$ 1.350,00 ao “usuário” ou dependente químico para se tratar. Pode (?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário