terça-feira, 3 de julho de 2012

ALAGOAS EM PÉ DE GUERRA ou ACÉFALA DE PODERES PÚBLICOS?

Joilson Gouveia*

Urge uma bem definida política de ORDEM e SEGURANÇA públicas, um distinto e claro programa, com exequível diretriz, para haver um PLANO, contendo estratégias, táticas, ações e operações efetivas, práticas e funcionais no teatro de operações ou área e setores a serem empregados os efetivos, contingentes e respectivos agentes de segurança e ordem públicas necessárias e de todos os meios indispensáveis e materiais bélicos adequados ao desenvolvimento, cumprimento e cabo da missão a cumprir e de suas metas a alcançar: reduzir os níveis de violência aos patamares toleráveis, aceitáveis ou suportáveis de uma sociedade que se diz civilizada.
Sem descurar do mais importante, fundamental e insubstituível: O COMBATENTE. O PM MOTIVADO, VALORIZADO, RECONHECIDO E MUITO BEM REMUNERADO senão...
Olvidam o elementar, curial e trivial ou comezinho: nenhum PLANO se sustenta sem estribo nas DIRETRIZES de um PROGRAMA, que deve lastrear-se numa das ESTRATÉGIAS e de UMA MUITO BEM ARTICULADA, DISTINTA E BEM DEFINIDA POLÍTICA PÚBLICA, sem esta qualquer PLANO está fadado ao fracasso, sem esta nenhum plano se sustenta ou se estabelece, sobretudo, em face do abissal ABSENTISMO que padece AL e os alagoanos, daí atingirmos tais nefastos, odiosos e cruéis níveis de violência: mais de 33 assaltos a bancos e mais de um milhar de vítimas fatais, apenas num semestre. ESTAMOS NUMA VERDADEIRA GUERRA URBANA. É vergonhoso! E muito mais ainda é tentar negar esta guerra civil.
É lamentável, inadmissível, inaceitável, intolerável e fruto único do descaso, incompetência e ignorância ou, sobretudo, miopia profissional em termos de ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS dos que se dizem, pensam e se acham investidos de PODERES PÚBLICOS.
Lembro: nenhuma guerra se ganha sem SOLDADOS e SEM EXÉRCITO. Alagoas, sobretudo os alagoanos NECESSITAM DE MUITO MAIS POLICIAIS, SIM – já o disse e repito, rebato de novo, aqui e alhures e mais uma vez: Nada funciona com os integrantes, contingentes e componentes DESMOTIVADOS decorrentes, consequentemente, da tamanha DESVALORIZAÇÃO dos nossos policiais, sobretudo, dos briosos que têm sido sacrificados em escalas cruéis e desumanas SEM auferirem seus DIREITOS LEGAIS:
a) Sem auferirem seus reajustes salariais anuais - tem-se DADO o que ELE quer e não o que determina a LEI MAIOR;
b) Nossos briosos trabalham madrugadas a fio, ferro e frio SEM RECEBEREM SEUS ADICIONAIS NOTURNOS, e;
c) Há escalas EXTRAS, mas não se pagam as devidas HORAS-EXTRAS, o que causa DESMOTIVAÇÃO e, no mais da vez, REVOLTA, mormente nos briosos que têm sido espoliados quando não escravizados!
d) Olvidam Leis e Constituições no tocante, também, às promoções, onde muitos têm sido preteridos a gosto, alvedrio e bel prazer de seus algozes, e aí daquele que postular em juízo em busca de seus direitos preteridos;
Comandar é mandar com; coisa que muitos olvidam, além de ter um mínimo de experiência de comando de tropa, fundamental saber para condução de uma corporação briosa, essencial saber lidar com gente e ENTENDER DE GENTE, mas...
Ah! Leia-se: “Comandar é preciso; comandante não é preciso"!, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/06/comandar-e-preciso-comandante-nao-e.html
A briosa tem uma carência bem maior que vagas abertas para soldado e que a OFERTA não dá nem 10% do previsto em LEI, e de oficiais também está a menor!
Mas, supondo-se ingresso de MIL, teremos 250 a cada turno de 6 horas, daí ser ínfimo o "esforço” para combater a VIOLÊNCIA.
E se disse que “AL NÃO precisa de MAIS PM.”
Tanta espetacularização midiática para "lançar" uma MUDANÇA inócua, inerme e inóxia haja vista que irão CONTINUAR a OLVIDAR CF e Leis. Sem REAJUSTES anuais, SEM adicionais noturnos e SEM horas-extras, mas a FNS com diárias exorbitantes em relação aos daqui e pelo mesmo serviço.
Bastante, para êxito do tal PLANO, que o tenho como inócuo, pífio e sem nenhuma estratégia, FARDAR o contingente de COMISSIONADOS, CONSELHEIROS e CARGOS DE CONFIANÇA DO "GUVERNO DO BEM" e da "ONDA AZUL" - pois que o vice-rei bradou: ALAGOAS NÃO PRECISA DE MAIS POLICIAIS!
O concurso apenas porá 250 PM/Turno de 6 hs, quando se precisa de, no mínimo, 6 vezes mais que o ofertado: 1040 vagas.
Aí, com todos esses NEOFARDADOS armados de Tablets e PASTAS NOVAS e mais, mais uma vez, a FNS, biiiiiiiingo! Estaremos em PAZ, de novo, né não?
O ABSENTEÍSMO é igual. Logo, meu dileto amigo, PAGO PARA VER!
Ah! Peraí, o papai-noel acabou de bater à porta ... Depois termino!
Notaram quantos parlamentares federais, estaduais e municipais estiveram presentes ao ATO solene de "lançamento" do mais propalado, falado, divulgado PLANO da história desse país?
Por que o LANÇARAM a portas fechadas, se era para povo em geral?
O Baldomero também era de segurança máxima e técnicos do MJ disseram que se tratava de um "queijo suíço".
Creio que Victor Hugo estava errado ao afirmar: ABRA UMA ESCOLA E FECHARÁS UMA PRISÃO!
Aqui, fecham-se as escolas e ABREM-SE novas prisões! Portanto, longe da solução.
Maceió, 03.07.2012
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário