terça-feira, 26 de junho de 2018

O AUTODIRECIONAMENTO RACIONAL VERSUS PEDANTOCRACIA*

Joilson Gouveia*

A despeito de entender, compreender e respeitar aos palpites, opiniões, pitacos e doxas dos mais diversos opinautas (leitores/comentaristas) do mais visitado, lido e debatido, democrático, urbano e dialético blog caetés: do “Peninha”; onde tenho ousado, exposto e defendido ou contraposto minhas diatribes, inclusive ao influente influenciador, preclaro, predileto e perlustrado literato Peninha sobre candidatos esquerdistas de esquerda e à esquerda, corroborado por doxas de militantes opinautas, bem por isso refuto-os, ao ensejo, urge transcrever excertos de John Stuart Mill & a Liberdade, a ver:
  • “Constatando-se a má e a boa consequência da espontaneidade de suas escolhas, o indivíduo torna-se mais e mais calculador, passando a reduzir conscientemente a parte má por argumentar acerca da boa consequência.
  • “(...) Assim, o autodirecionamento racional, para Mill, não é, pois, um método, um dogma ou uma escala de valores, variáveis a todo instante. É um processo de experiências espontânea por meio das quais a faculdades de observar, de raciocinar, de comparar, de julgar, de informar-se, de discernir e de decidir, cada uma sendo exercida de maneira diferente e se desenvolvendo livremente, possibilitam ao indivíduo fixar amplamente sua adesão à cultura e às morais sociais que transforma sua mórbida passividade em uma atividade criativa.
  • A segunda condição é a liberdade da vontade do indivíduo. Um dos méritos desta condição é que ela permite definir mais detalhadamente o que Mill entende por espontaneidade individual ou racionalidade da escolha. De fato, se o objetivo da espontaneidade é somente criar ou produzir, ele poderia ser alcançado, e talvez mais rapidamente, pela coerção, ameaça ou INFLUÊNCIA. (Sic.) – grifei (...)
  • Os Estados democráticos não são imunizados contra uma tal derivação. Além disso, Mill não adverte a transformação da burocracia democrática demasiado devotado à organização em uma ‘pedantocracia’? Mill utiliza o conceito ‘pédantocratie’ ... - em uma carta a Auguste Comte:
  • Um Estado que torne os homens anões, a fim de que possam ser nas suas mãos instrumentos mais dóceis de seus projetos (mesmo para propósitos benéficos), descobrirá que não é possível fazer coisas grandes com homens pequenos, e que a perfeição da máquina a que sacrificou tudo afinal não lhe servirá de nada, por faltar-lhe o poder vital que preferiu pôr de lado para tornar mais suave o funcionamento da máquina”. (Sic.) – In loco citato. P. 42/43.

Temos dito, um defensor público e professor de direito constitucional, que se põe CONTRA à Escola SEM partido já bem demonstra sua verve gramscista/fabianista/marxista/stalinista/leninista/trotskista/progressista/socialista/comunista/coletivista/humanista da esquerda de esquerdistas de esquerda inescrupulosa, oprobriosa, assassina e criminosa.
Ademais, tal e tais candidatos, que apoiam “democracias cubana, boliviana e venezuelana”, para ficar somente nessas três, que intentam ideologizar nossas criancinhas do Ensino Infantil, Fundamental e do Primeiro-Grau, uma vez que já não se contentam em fazer a cabeça de legiões de secundaristas e universitários lobotomizados da linha-de-frente de inocentes-úteis e “socialistas sinceros”, urge doutrinar desde a tenra idade, para hegemonia do pensamento gramscista, ao qual reprimo, refuto, repilo, repudio, objurgo e oponho, mormente por ser defensor intransigente dos DIREITOS HUMANOS dos marginais, bandidos, delinquentes e criminosos, mormente dos tutelados pelo ECA: bandidos infanto-juvenis.
Aliás, creem-se mais "humanos" os progressistas, coletivistas, igualitaristas e humanistas ao defenderem os bandidos "excluídos-sociais", mas, em verdade, a rigor e no frigir dos ovos, não passam de cúmplices dos criminosos e de seus crimes! – Na íntegra in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2018/03/balas-assassinas-versus-logica-humanista.html
Com efeito, olvidam, os entusiasmados eleitores, que a verve permanece de esquerdistas de esquerda e à Esquerda, que são mais de 35 e com mais de cinquenta tons escarlates ou encarnados, inclusive temos aqueles que enaltecem, apoiam, defendem, hipotecam e prestam firme solidariedade ao “democrático Nicolás Maduro”, como Rede de Sustentabilidade, PSOL, PT, PC do B, PSTU e PCB et caterva de esquerdistas que veem “na democracia o caminho ao socialismo” ou “oxigênio” e subsistência desses profícuos progressistas”, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/09/limpas-sao-as-maos-socialistascomunistas.html
Votem nos esquerdistas de esquerda e à esquerda e se preparem para ser a mais nova Venezuela!
Temos dito: É preciso desmontar a tesoura-escarlate!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário