segunda-feira, 21 de maio de 2018

SUBDESENVOLVIMENTO NÃO SE IMPROVISA; É OBRA DE SÉCULOS!

Joilson Gouveia*


É deveras hilariante, descomunal ou imensamente risível o ludibriador dissimulado cinismo de “esquerdistas de esquerda e à esquerda” [em seus “estudos, estatísticas e pesquisas científicos”] usando argumentos lógicos de conservadores da direita reacionária e radical, como denominam aos que NÃO rezam na cartilha escarlate, a ver:
  • Subdesenvolvimento não se improvisa; é obra de séculos”.
  • A frase acima, de Nélson Rodrigues, já é parte da explicação do porque somos “o mais pobre entre os pobres” e o estado menos alfabetizado do país”. (Sic) – Sem grifos no original.
Notaram? Não vale não rir!? Tem mais:
  • A pesquisa do IBGE, divulgada na sexta-feira da semana passada, mostra que Alagoas tem uma taxa de analfabetismo – 18,2% – que é mais do que o dobro da média nacional: 7,0%, em 2017 (no Nordeste, a taxa é de 14,5% de analfabetos).
  • O país tem melhorado, é verdade, assim como estado de Alagoas, que segue essa tendência nacional.
  • O problema é que a pesquisa do IBGE não analisa, por exemplo, o analfabetismo funcional, que condena o “alfabetizado” a não conseguir interpretar um texto com alguma complexidade.
  • A lembrar: mais de 80% dos alunos do ensino fundamental em Alagoas são considerados analfabetos funcionais, afirma a Undime/AL. Ou seja: estamos comprometendo o futuro, a essa altura.
  • Há muitos fatores que concorrem para nos levar ao eterno atraso.
  • Um deles, me parece, é o mais importante: os governantes se guiam cada vez mais pelos “anseios” manifestados pela população, e as pesquisas mostram que a Educação fica em 5º lugar entre as demandas da sociedade brasileira – e alagoana.
  • Seria necessário, até para mudar o patamar desta reivindicação, que os líderes políticos locais assumissem a condição de vanguarda – do humanismo e do conhecimento. Só assim poderiam ousar e investir no futuro da população.
  • Por enquanto, ficamos na política da segurança e do cimento.
  • (Por mais quantos séculos?) (Sic.) – Sem grifos no original in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/05/21/por-que-a-taxa-de-analfabetismo-de-alagoas-e-mais-do-que-o-dobro-do-brasil/
Detalhe: em nenhum momento admitem que estão no Poder há mais de seis lustros, que tudo isso é “o legado da pátria educadora”, e ainda querem insistir na Educação – nos moldes de Paulo Freire – Por quê e/ou para que a Educação? Simples: na Educação poderão continuar na pugna pela inescrupulosa, insidiosa, sórdida e criminosa doutrinação ideológica e pregação da ideologia de gênero desde o Ensino Infantil e Fundamental, bem por isso repudiarem à Escola Sem Partidos; já não se lhes são bastantes os ensinos secundarista e universitário como inocentes-úteis da linha-de-frente, urge, pois, seguir ao escólio leninista, a saber:
Palavras de um leitor do Blog: Audílio Faustino:
  • (...) O Lula fez muito mais mal do que o bem para o país, haja vista, recebeu o país com a economia mais ou menos arrumada, gastou mais em investimentos em outros países que no Brasil, triplicou os gastos em educação, porém os resultados foram negativos, ver que o Brasil ficou em penúltimo lugar no PISA, ou seja, em 2015 a educação brasileira estava pior que no ano de 2000.Contra fatos não há argumentos, sem contar que foi o maior período de corrupção jamais visto em todo mundo”. (Sic.)
Abaixo transcrito, excertos da fala do réu/condenado [energúmeno, imbecil, idiota, salafrário, alarife e finório] que esqueceu quem eram (eLLe e eLLa: treze anos de “pátria educadora”) os verdadeiros responsáveis pelo que questiona em suas falácias, bazófias e bravatas, a saber:
Onde que criança tem Trabalho ou Educação? O que dizer? Quem está com a verdade?
Abr
*JG






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