quinta-feira, 8 de março de 2018

PRIVATIZAÇÃO AINDA QUE TARDIA, E NÃO SOMENTE À CITADA BRÁS

Joilson Gouveia*


Ao ensejo do tema exposto pelo “Peninha”, açulador contumaz, useiro e vezeiro da verve escarlate de capciosas subliminares, sub-reptícias e dissimuladas, sorrateiras, paulatinas e instigadoras provocações ao “homem-massa*, nas assertivas dúbia e de sentido duplo ou “dubitando ad veritatem pervenimus” ("duvidando chegamos à verdade"), in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,https://www.priberam.pt/dlpo/dubitando%20ad%20veritatem%20pervenimus [consultado em 08-03-2018].
Notemos: “Mas as manifestações de ontem contra a privatização da Ceal (Eletrobras Distribuição Alagoas) chegaram com um atraso de mais de 20 anos”. – O atraso é da privatização ou da manifestação? Ele nos dirá: “só não vou desenhar”! Mas sabe que é viável, salutar, saudável e o melhor que há, para Alagoas, e os alagoanos/ claro! Prova? Ele próprio trabalha numa empresa privada; ou não? ;) :d
Malgrado se refira aos quatro ou cinco lustros de mora desses manifestantes e suas lerdas manifestações tardias, descabidas e desconexas senão despropositadas, salvo aos pelegos escarlates que delas se nutrem, integram, incorporam e alienam os homens-massas!
Em verdade, está ciente, cioso e consciente de que, desde a debacle redemocratização e ascensão de escarlates desgovernos incompetentes, desastrosos, desonestos, desviadores e doadores de nossas divisas, dinheiros, riquezas e Erário noutras plagas em detrimento da tabajara e tupiniquim, quando criaram estatais demais para valhacouto de séquitos da súcia matula escarlate.
Aos que desconhecem - aquilo que “Peninha” sabe, a saber:
·         *homem-massaé marcado de uma profundíssima ingratidão com seu passado, não notando continuidade alguma nos eventos da realidade (ainda mais com o auxílio de alguma ideologia que o cega). É o homem que exige, que pede, que se arregimenta em bando para reclamar direitos que ele mesmo cria para si. Este homem-massa quer coisas gratuitamente ou vindas através do Estado, sem notar que está exigindo frutos do trabalho alheio; é o homem que despreza todas as coisas sob uma retórica embotada, querendo apenas tomar o que é dos outros à força, sem qualquer mérito e sem oferecer nada em troca; é o pensador da reparação histórica’, o intelectual dadesigualdade social como justificativa para o saque e a agressão. Não pretende ser produtor, mas o destruidor. Principalmente, o destruidor político! Enfim, como definiu Franz Oppenheimer, o modo de produzir algo pode ser chamado de modo econômico de conseguir riqueza, enquanto o modo de tomar o que outro produziu pode ser chamado de modo políticoo roubo estatal ou de um bando varia muito mais na retórica do que na violência”.
·         Se por um lado o capitalismo cria coisas novas ao homem, a mentalidade anticapitalista, por outro lado, destrói o que ele tem, rouba o seu trabalho e o explora em nome da ‘justiça’. E nesses tempos de mobilização em massa, de destruição de ônibus pela melhoria do transporte público e de invasões de hospitais para pedir saúde ao poder estatal, podemos ver bem como Ludwig von Mises não foi apenas um dos melhores analistas do então incipiente século XX, com suas guerras de proporções industriais: Mises foi um visionário, um triste profeta da violência e da massificação das mentes deste nosso século”. – Prefácio de Flávio Morgenstern. P 20/21 in Ludwig von MisesA mentalidade anticapitalista.
Encerrando:
O livre-mercado, como Mises o descreve, é o único sistema realmente viável. Um livre-mercado não é o sonho inútil de um pensador visionário. É um sistema econômico plausível e praticável, o único sistema capaz de durar pela eternidade”.
Abr
*JG
P.S.: Já perceberam o quantum embutido na sua conta de consumo mensal de energia: Distribuição – 337,07; Tributos- 178,93; Base de cálculo: 516,00; ICMS - 27,00% - Valor 139,32; PIS – 1,37% - Valor 7,06; COFINS – 6,31% - Valor 32,55; COSIP – 56,58; FECOEP – 10,32. Total 572,58. Valores em reais. Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/03/07/manifestacao-contra-privatizacao-da-ceal-chegou-com-20-anos-de-atraso/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário