sexta-feira, 2 de março de 2018

MESOZEUGMA

Joilson Gouveia*
Há quem o "prenuncie" bem antes e/ou adrede; mesozeugma*; ou não? 

Nada contra, claro! Qualquer um pode e deve sonhar com voos maiores, mais longos e mais altos, o que faz-me relembrar outros anteriores membros ministeriais, que se aventuraram na política tupiniquim e caetés; lembram? 

Temos aquele senador goiano cassado, que bem demonstrou sua “desenvoltura em cachoeiras”; um paulista na lista de empreiteiras, denunciado pelos ex-colegas membros do Parquet bandeirantes, antes capaz e, atualmente, na iminência de ser díspar do “Capez” que fora. 

Há outros dessas paragens, processados e já maculadas suas imagens em denúncia vária! Aliás, saíram para o parlamento estadual e federal e até vice, visse? Um outro “retornou”, mas ascendeu e floresceu noutro Poder. No entanto, ainda tenta desvencilhar-se das malhas da Justiça!

Tudo isso faz-me lembrar daquele outro, também cotado para disputar uma vaga, no certame eleitoral passado, ao senado, numa situação similar e que fora secretário de segurança pública, o qual tem usado as redes sociais e mídias caetés para dizer da INELEGIBILIDADE do atual, a saber:

Em síntese, ambos descumpriram à LEI, ao assumirem à pasta da segurança pública estadual, com vistas à ascensão na carreira política, sob os holofotes da ribalta midiática, fazendo dela um mero trampolim!

Sendo assim e assim sendo, os fiscais da lei espezinharam, desdenharam, descumpriram e menoscabaram-na, para sua “glória brilhante” e “ascender”. Ou seja, seus mais comezinhos interesses pessoais, individuais e umbilicais são muito mais importantes que seus deveres-poderes enquanto membros do Parquet! Ou não? Irão servir à Sociedade em chegando lá?

Enfim, os fatos bem demonstraram, nem sempre um ótimo, excelente e excepcional profissional é-o exímio parlamentar!
  • *[Gramática, Retórica] Espécie de zeugma em que a palavra se subentende antes e depois da oração em que se acha (ex.: há mesozeugma em "ontem pobre, hoje estás rico, amanhã na miséria").
  • "mesozeugma", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/mesozeugma [consultado em 03-03-2018].
Ademais, os seus membros gozam das seguintes garantias:
  • a)vitaliciedade, após dois anos de exercício, não podendo perder o cargo senão por sentença judicial transitada em julgado;
  • b)inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, mediante decisão do órgão colegiado competente do Ministério Público, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa;
  • c)irredutibilidade de subsídio, salvo os casos previstos em Lei.
E estão sujeitos às seguintes vedações:
  • a)receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, honorários, percentagens ou custas processuais;
  • b)exercer a advocacia;
  • c)participar de sociedade comercial;
  • d)exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função pública, salvo uma de magistério;
  • e)exercer atividade político-partidária;
  • f)receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei. ;)
Abr
*JG
P.S.: “quem tenta ser o que não é, se frustra e cai no ridículo” – Postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2018/02/28/psb-quer-anunciar-em-breve-alfredo-gaspar-para-disputar-o-senado/


Nenhum comentário:

Postar um comentário