domingo, 3 de setembro de 2017

ESPECIALISTAS EXPERIENTES EM (SEUS PRÓPRIOS) FRACASSOS

Joilson Gouveia*

Há, pois, inumeráveis especialistas, especificadores específicos, além multivariados “ólogos”, “trainers” e “coach’s”, experts, expertos e espertos, inclusive, nas redes sociais, há quem defina-os como aqueles que “sabem resolver todos os problemas (dos outros) mas que não conseguiu resolver os seus próprios”. – “Especialistas construíram o Titanic; enquanto a ARCA (de Noé) por amadores”.
Todavia, o mais estranho, ininteligível, incompreensível ou inaceitável, mesmo sendo uma sumidade excepcional ou de destaque exemplar, e notadamente exímio romancista de excelência ímpar, no entanto, ainda assim, fora considerado "perigoso, segundo Josef Stálin, até 1953 o currículo soviético para estudos universitários sobre o escritor o classificava como "expressão da ideologia reacionária burguesa individualista". Segundo ele mesmo, seu mal era uma doença chamada consciência. A obra de Dostoiévski exerce uma grande influência no romance moderno, legando a ele um estilo caótico, desordenado e que apresenta uma realidade alucinada."(Sic.)
Aliás, oportuno lembrar que "Seu último romance, Os Irmãos Karamazov, foi considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito." (Sic.) - in https://pt.wikipedia.org/wiki/Fi%C3%B3dor_Dostoi%C3%A9vski
Entrementes, há de inferir, pois, que tanto sendo o sujeito um generalista, geralista ou "especialista" ou até mesmo dentre os doutos, cultos e sábios integrantes da “elite pensante e falante” atuais – bem mais falantes que pensantes-, os alfabetizados subliteratos meridianos medíocres, comuns – dentre os quais enquadrar-me-ia, mas por ousadia - ou incontáveis, inumeráveis e incalculáveis ignaros, agnósticos, ignorantes, analfabetos e semianalfabetos funcionais e políticos, manipulados e manipuladores inocentes-úteis da linha de frente, os idiotas e imbecis, somente esses últimos se prestaram e, ainda, se prestam aos intentos, objetos, objetivos e desideratos de uma CAUSA de um regime socialista/comunista/fascista (indistintamente símiles, similares, semelhantes e iguais, sinônimos de fracassos, misérias e mortes) que anela tornar a todos nós, os cidadãos e cidadãs do povo, em iguais - em todos os sentidos que a equitativa equidade equânime e igualitária os nivelaria: dês que como simples, meros e reles seres servis, servos, vassalos e lacaios do Estado e dos que exercem ou detém o bastão do Poder, como muito bem nos ensinara, alertara e advertira Mikhail Bakunin in https://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Bakunin, a saber:
Ainda que Bakunin aceitasse a análise de classe de Marx e suas teorias econômicas relacionadas ao capitalismo, reconhecendo sua genialidade, ele considerava Marx um arrogante, bem como que seus métodos poderia comprometer a revolução social. Bakunin criticava de forma efusiva o que chamava de "socialismo autoritário" (que associava sobretudo ao marxismo) e o conceito de ditadura do proletariado, o qual refutava abertamente.
·“Se você pegar o mais ardente revolucionário, e investi-lo de poder absoluto, dentro de um ano ele seria pior que o próprio czar”.
As palavras de Bakunin evidenciando a falha da estratégia marxista soam um tanto proféticas com relação aos acontecimentos do século XX:
·“Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e por-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana”.
Demais disso, ainda prefiro nossos brilhantes autores caetés, tabajaras ou tupiniquins, dentre os quais, ao ensejo, destaque-se: “Democracia é quando eu mando em você, quando é você quem manda em mim é ditadura” – Millôr Fernandes; ou o não menos inolvidável Nelson Rodrigues: ““Não há ninguém mais bobo que um socialista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer”; aceita, recebe, decora, divulga e repete tal qual fantoche, servo, vassalo ou reles lacaio às ordens dadas) crendo que "pensa" assim com a “cabeça” da cúpula!
Notem bem: está sempre imputando aos outros aquilo que é, faz e pratica! Durma-se com um barulho desses! Haja sacos! :D
Mais ainda: difamando, injuriando e caluniando aos de “direita” e à “Direita” que, efetiva e praticamente, inexiste neste Brasil enquanto força político-partidária, haja vista todos os 35 partidos serem de esquerda e à Esquerda.
Enfim, se há culpa; esta é sempre dos outros! Deles jamais!
Encerro com Nelson: A maior desgraça da democracia, é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são a maioria da humanidade”, mas sem descurar de Noam Chomsky: "Então, marxismo, freudianismo: qualquer uma destas coisas é, eu acho, um culto irracional. Elas são teologia, portanto são o que for que vocês acharem de teologia; eu não acho que seja grande coisa. Na verdade, em meu ponto de vista essa é exatamente a analogia certa: noções como marxismo e freudianismo pertencem à história da religião organizada." – in https://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsky ou Ludwig von Mise: A terminologia usual da linguagem política é estúpida. O que é esquerda e o que é direita? Por que Hitler é de 'direita' e Stalin, seu amigo e contemporâneo, de 'esquerda'? Quem é 'reacionário' e quem é 'progressista'? Reação contra políticas pouco inteligentes não deve ser condenada. E progresso em direção ao caos não deve ser elogiado. Nada deve ser aceito apenas por ser novo, radical, e estar na moda. 'Ortodoxia' não é um mal se a doutrina em que o ortodoxo se baseia é válida. Quem é antitrabalhista, aqueles que querem rebaixar o trabalho ao nível da Rússia, ou aqueles que querem para o trabalho o padrão de vida capitalista dos Estados Unidos? Quem é 'nacionalista,' aqueles que querem colocar seu país sob os calcanhares dos Nazistas ou os que querem preservar sua independência? In https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludwig_von_Mises
- o que nos dizem os “especialistas”?
Abr
*JG
P.S.: postado in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/09/03/o-especialista/   

Nenhum comentário:

Postar um comentário