quinta-feira, 31 de agosto de 2017

BREVE DIÁLOGO AO RECRUDESCIMENTO DE VIOLÊNCIA LETAL

Joilson Gouveia*

Louve-se o reconhecimento ao hercúleo, titânico, árduo e incomensurável trabalho de nossas briosas polícias caetés mercê de seus exíguos efetivos bem aquém ao ideal imprescindível ao enfrentamento, combate, controle e redução dos índices de violência letal, que é apenas um dos vetores da violenta criminalidade desenfreada que assola ao nosso país e todos os seus Estados-membros, como bem resumido e esposado pelo nosso ilustre literato caeté e tupiniquim “Peninha”, em seu renomado blog - http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/08/30/seguranca-publica-violencia-voltou-a-crescer-este-mes-em-alagoas/, a saber:
·         Apesar do intenso trabalho das polícias, a violência voltou a crescer em Alagoas, no mês de agosto.
- Não voltou a crescer, em verdade nunca foi evitada, reduzida ou combatida à altura da ousadia dos meliantes, marginais, bandidos, marginais e delinquentes infanto-juvenis que gozam da tutela da impunidade, mormente pelo ECA, entidades e instituições de “direitos dos manos” e parlamentares de esquerda e à Esquerda que os têm e os veem como “excluídos sociais”, que a tudo podem.
·         Estourou de novo”, disse um dirigente da Segurança Pública, ao se referir ao número de homicídios registrados no mês que se encerra agora”.
- Não estourou! Sempre esteve acima dos patamares aceitáveis ou índices toleráveis e níveis mínimos fixados pela ONU quanto aos chamados CVLICrimes Violentos Letais Intencionais – ou homicídios dolosos contra a vida (10:100mil/habitantes), sem levar em conta os demais tipos de crimes: furtos, roubos assaltos, saidinhas de bancos, sequestros, estupros, lesões corporais e etc.
·         É de se lamentar que isso aconteça depois que Alagoas registrou o menor número de assassinatos desde 2012 – foi em julho (apesar de ainda superar a casa dos 100)”.
- Estar abaixo de 100 homicídios e acima de seu limite mínimo de 10:100 mil habitantes é estar acima dos níveis mínimos. Ou não?
·         Mas não há segredo: o trabalho da Segurança Pública é parte essencial da prevenção e combate à violência, mas não está nela a solução para o problema”.
- É induvidoso, insofismável e indiscutível de que inexiste Sociedade segura, tranquila, incólume, estável, sossegada, urbana, pacata e em paz sem suas polícias adequadas, adestradas, preparadas e voltadas à prevenção e preservação da ordem e segurança públicas, mas, ainda que essencial, fundamental, básica e elementar, para esse fim, objeto, objetivo e desiderato, urge que seus efetivos estejam compatíveis aos padrões mínimos estabelecidos pela própria ONU – “de que o número de policiais considerado ideal pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 1 policial para cada 250 pessoas, segundo o especialista em segurança pública e comentarista da Rede Globo, entrevistado pelo jornalista”-: https://academiadux.wordpress.com/2013/10/14/quantidade-de-policiais-por-numero-de-habitantes/, e bem como, também, já discorremos em nosso blog sobre o efetivo ideal para uma Alagoas segura, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/estado-de-alagoas-mais-seguro-qual.html.
·         As polícias não podem resolver problemas sociais e de formação cultural.
- As polícias não podem nem devem ser panaceia e/ou a solução de tudo e para todos os problemas, mas sem elas nenhuma outra ação ou solução será implementada!
·         “Só as ações do Estado – nos três níveis – em áreas estratégicas, com destaque para a Educação (com Cultura e Esportes) podem mudar o perfil de um povo”.
·         É tudo que não temos, por enquanto.
- Enfim, desdenharam, espezinharam e menoscabaram ou alteraram e modificaram para pior, nesses últimos seis lustros, especialmente com a indigitada “pátria educadora”, mormente com nossa Educação, Esportes, Lazer, Cultura e Costumes, notadamente após o famigerado Foro de São Paulo e adoção do ECA, em 1990. Ou não? – Ver mais aqui, a saber:
·         Aliás, insto ao leitor amigo para visitar aos URL’s abaixo citados, nos quais discorremos sobre o famigerado, maléfico e pernicioso ECA, que tem servido como protetor, tutor ou tutela da criminalidade infanto-juvenil e sobre a REDUÇÃO DA MAIORIDADE ou RESPONSBILIDADE PENAL, como fatores inibitórios, minimizadores e redutores ou controladores da violência e da criminalidade exacerbada, descomunal e desenfreada desses últimos doze anos, com mais de 56 mil mortes anuais e 600 mil mortos na “gestão vermelha”, a saber:
·         Reiterando: urge conter a fúria bestial dos bárbaros delinquentes mirins ou impiedosos criminosos infanto-juvenis ou até mesmo das sanguinárias e cruéis “criancinhas” assassinas de nada inocentes, ingênuas ou pueris, que querem reeducar aquilo que jamais fora educado, sobretudo, notada, notória e seguramente nesses últimos treze anos perdidos. In http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/07/devemos-punir-ao-crime-ou-ao-criminoso.html
Temos dito, repetido, reiterado e replicado: urge endireitar nosso Brasil, e já!
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário