quinta-feira, 29 de junho de 2017

A RENÚNCIA TEM SIDO SUA TÁBUA-DE-SALVAÇÃO

Joilson Gouveia*

O nosso literato caetés e tupiniquim “Peninha”, culto, inteligente, contundente, procedente e percuciente em suas astutas, argutas, sagazes e mordazes sátiras, diatribes, crônicas e análises conjunturais, no mais da vez, até que tem sido demasiado generoso, benevolente e caridoso em noticiar ou comentar aquilo que está fadado ao ostracismo inútil do imprestável, inservível e descartável lixo histórico, desconstruído, desmascarado ou desnudado pelas operações da polícia federal desde o caso rumoroso íntimo-amoroso-noticioso noticiado daquela sua colega de profissão, que virou destaque em revistas masculinas, desde os idos de 2007: Mônica Veloso; salvo lapso de memória; que deu azo ao “rei-do-gado-douradorenunciar, para não ser cassado, julgado, condenado e até preso, o qual já demonstrara seus ardis, artimanhas e insólitas, insidiosas e sórdidas atitudes desde quando se dizia “líder” da tropa-de-choque do “caçador-de-marajás” da outrora “república de Alagoas”. Nesses tempos impeachment não era G.O.L.P.E. Era exemplo de cidadania e remédio amaro da democracia!
A renúncia tem sido a sua salvação temporária!
Eis, pois, o que assesta em seu renomado blog, a saber:
·   Ganhou pouca repercussão na mídia nacional a “renúncia” do senador Renan Calheiros à liderança do PMDB no Senado.
·    Era inevitável: Calheiros não liderava mais nada. Ficando onde estava só tinha a perder. O grupo que comanda o PMDB, hoje, está fechado com Temer por não ter para onde caminhar – não há expectativa de poder futuro – e os sinais são de que ele fica até o fim de 2018.
·    É o que grita o silêncio das ruas.
·   Calheiros segurou a sua posição até quanto deu. Dali pra frente era só mais desgaste. Deixou pra trás o “tamo junto”, que dirigiu ao atual presidente, com quem sempre teve uma briga engarrafada, quando Dilma caiu.
·   Temer já havia nomeado dois ministros de Alagoas prescindindo do apoio de Calheiros, que há de ter suas próprias preocupações com o futuro- inclusive com a Justiça.
·   Por óbvio, ele vai tentar fazer o caminho de volta, que de há muito deixou para trás, redescobrir Alagoas e tentar reconstruir o perfil que já teve nos primeiros anos de sua longeva carreira política.
·   Calheiros precisa de votos, Temer, não. Tão somente os 172 deputados que barrarão a denúncia da PGR na Câmara Federal.
·   Para quem acha que a saída de Calheiros da liderança do PMDB é um sinal de que o barco, de fato, já afundou, é bom lembrar que na arca de Temer não cabe o “bicho” chamado povo.(Sic.) Sem grifos no original in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/06/29/renan-calheiros-renunciou-ao-que-nao-tinha-em-busca-do-que-perdeu/
Ora, na barca, barco ou arca de nenhum desses “nossos representantes” jamais coube nem caberá o “bicho povo”, exceptio aos séquitos comissionados apaniguados e parentela deLLes, meu caro Peninha! É fato!
Aliás, a não-repercussão, na mídia nacional, já prenuncia o ocaso do “reinado” ou ultimato ao seu “império” – há, pois, mais de uma dúzia de investigações, inquéritos, processos ou denúncias sobrestadas nas empoeiradas prateleiras das “altas cortes totalmente acovardadas” à espreita prescricional em face a odiosa prerrogativa de foro por função privilegiada albergada no valhacouto da impunidade generalizada: STF – que indica servir, se prestar ou significar: Soltar Todos Finórios, mormente se vestais colarinhos brancos. Ou não?
As ruas estão silentes, é bem verdade, sim! Mas por corroborar ao que já havíamos dito: eLLa não fora reeleita por “mais de 54 milhões de votos”; fato inconteste e já dito, repetido, reiterado, replicado e desafiado porquanto retratado nas fotos de posse de 2011 e 2015 – comparem-nas! -, bem como do alheio, ausente, mouco e surdo barulho de seus “eleitores”, nas ruas. Fizeram o diabo para não perder as eleições/2014: não perderam; mas não venceram! É fato!
Digo-lhe mais: havendo eleições gerais com votos impressos em três vias, em 2018, “todos os santos e anjos”, do atual parlamento bicameral nacional, perderão seus foros privilegiados e de suas abjetas prerrogativas de impunidades, mormente se houver eleições transparentes, conferíveis e auditáveis!
As abstenções, nulos e brancos, mormente em 2014 e 2016, têm demonstrado que a democracia tabajara não é o governo da vontade da maioria do silente povo ausente às ruas! É fato!
Encerro, pois, aqui com o epílogo de outro texto nosso, a saber:
·         Enfim, tem-se 14,33% pagadores-de-impostos, para manter Poderes, ditos republicanos, que não estão nem aí aos reclamos, preocupações, aflições, pleitos e necessidades da imensa maioria da população brasileira, onde sustentamos um “congresso nacional, que é bicameral, logo composto por duas Casas: o Senado Federal (integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) e a Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais, que “representam o povo”, mas o povo deLLes, parentela, apaniguados, filiados, comissionados e quejandos), sem falar nos ministros das “altas cortes totalmente acovardadas” e dos tribunais de fazem de conta e etc., bem como, também, aos aparelhados nos três poderes até o terceiro-escalão desses respectivos poderes; sendo mais de 100 mil comissionados só governo federal, a 70% dos cargos do Legislativo e aos comissionados do Poder Judiciário, que nem o “dr Google” sabe informar.
·         Bem por isso, temos dito: ou intervenção constitucional castrense federalizada ou desobediência generalizada. Ou não?” In http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/05/onde-sociedade-justa-fraterna-e.html
Fora disso é lograr ao “poderoso povo de araques”! Temos dito!
Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário