sábado, 25 de fevereiro de 2017

RETROCESSO VERSUS PROGRESSO: res publica em risco fatal!

Joilson Gouveia*

Causaria espécie, surpresa, estupefação, assombro, abismo ou “cairia-o-queixo” do mais simples meridiano cidadão subliterato pouco afeito à compreensão patriótica, cidadã e cívica da atual conjuntura política brasileira de nossa aviltada, espoliada e achacada Pátria Amada Brasil senão fora uma praxe comum, contumaz e trivial da imensa maioria ou grande parte de ditos pensadores-críticos, “intelectuais inteligentes” ou “progressistas atoleimados, receosos ou temerosos e apavorados com o avanço” de um político senão honesto, honrado, probo e conservador ao menos de mãos e ficha limpas ou incorruptível – como bem o diz: “Me chamem de corrupto; Porras!; até o momento!
Eis, pois, toda loquaz, mendaz, audaz, satírica e mordaz tradução subliminar astuta, arguta, capciosa e sub-reptícia de um dos mais preparados, cultos, inteligentes e competentes “agentes-de-transformação-social”, deveras preocupados em salvar o mundo e a humanidade das ameaças conservadoras “retrógradas” de um conservador ou direitista de Direita, in http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/02/25/sera-que-o-grande-perigo-e-mesmo-o-bolsonaro/, a saber:
·         “Com o cenário político atual, de denúncias cotidianas de corrupção e de discursos em defesa da “suruba”, como definiu o foro privilegiado o senador Romero Jucá (PMDB), cresce o medo do chamado “efeito Bolsonaro”. (Sic.)
Qual o temor, justo receio ou pânico? Acaso, preferirias optar pelos mesmos de sempre, praticantes de surubas ou não, que estão nessa orgia desde a debacle redemocratização? – Ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/10/redemocratizacao-fracassada-direita.html
·         “Apesar de acreditar que o personagem tem seu público seguidor, cativo, barulhento e cada vez mais militante, não creio que ele apareça em 2018 como a opção majoritária do eleitorado brasileiro.” (Sic.)
Crença, confiança e fé ou choro, torcida e sonho ainda são pessoais, individuais e de cada um sujeito (de per si) da Sociedade, e, pelo menos, ainda não são cobradas, eu disse ainda. Portanto, aproveitem enquanto é grátis: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/02/chorar-sonhar-e-torcer-nao-custa-nada.html
·         “Há um inegável conservadorismo no ar, que vai se expandindo, é verdade, mas não a ponto de levar Bolsonaro à presidência da República.
Ad argumentandum tantum, suponhamos que não seja ele o nosso próximo presidente dessa tão depenada, assaltada, desfalcada, “desviada e doada Nação”; vá lá que seja! Mas, a toda evidência, não pode nem deve mais ser nenhum daqueles “paladinos pela Ética na política” – muitos foram presos na indigitada “ditadura de araques” e, também, na atual democracia tupiniquim, que serve de orgia grupal e coletiva desses progressistas -, os mesmos progressistas integrantes da citada suruba, meu dileto literata! Ah! Isso não, não mesmo! Chega de tanto progressismo e outros ismos; ou não? – A ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/02/a-isonomia-e-uma-ofensa-aos-comunistas.html
·     O que me incomoda nessa história é a que o grande temor com o crescimento das ideias ultraconservadoras no paísque devem ser combatidas no bom debate – se manifesta, principalmente, entre os chamados formadores de opinião com tradição de militância na esquerda. Os que sempre acreditaram na “sabedoria popular”. (Sic.)
Debate? Acaso se consegue dialogar, debater, discutir ou querelar dialética, urbana e civilizadamente com os referidos “formadores de opinião” tradicionais senão arcaicos, ultrapassados e fracassados defensores de um comunismo/socialismo que não deu certo em nenhum lugar desse mundo?
A “sabedoria popular”, no último pleito de 2016, a toda vista, evidência e obviedade já demonstrou que acordou, cansou de ser iludida por prestidigitadores escarlates “ludibriadores de jumentos”!
·   “Será que o povo brasileiro é mesmo tão vulnerável e vai seguir o padrão de comportamento do norte-americano médio em tempos de crise?
·     Sempre é possível.
·    Mas aí, gente, o perigo maior não seria mais o iracundo deputado pelo Rio de Janeiro, o “nosso Donald Trump” (sem as instituições do EUA que impõem limites à atuação de um presidente).
·    Teríamos de temer é a nós mesmos, cidadãos e eleitores brasileiros.”
Eh! Consultem aos seus oráculos, prescientes, exímios nas conjecturas e prestidigitações, e até roguem às divindades celestiais ou “santos comunistas” (que inexiste; claro!), que não professam nenhuma fé, apelem ao Papa argentino, como fizeram para barrar Donald Trump, que derruiu os 80% de Hilary, né?
Enfim, a saída ou solução outra não é senão “Endireitar nossa Pátria Amada, Brasil”, para que possamos ser livres, alegres, contentes, tranquilos, seguros, com portas e quintais sem muros e cercas eletrificadas, enquanto cidadãos e cidadãs honestos, honrados, dignos, decentes e de bem; ou não? – A ver: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/11/eramos-felizes-ah-como-eramos-felizes.html
Ora, o que a esquerda, esquerdistas e progressistas fizeram ao Brasil, desde a redemocratização debacle, ainda não foi nem é o bastante para atestar, provar e comprovar toda essa safadeza, suruba e orgia de inescrupulosos, oprobriosos ou criminosos incompetentes, indecorosos e ímprobos gestores ou legítimos malversadores da res publica?
Abr
*JG
P.S.: Postado no Blog de Ricardo Mota, a saber: http://blog.tnh1.com.br/ricardomota/2017/02/25/sera-que-o-grande-perigo-e-mesmo-o-bolsonaro/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário