sábado, 18 de fevereiro de 2017

FETICHISMO*

Joilson Gouveia*

*Texto de Mário Ferreira dos Santos, 1907-1968. “A Invasão Vertical dos Bárbaros” p.118/119. Apresentação Luiz Felipe Pondé – São Paulo: É realizações, 2012. – (Coleção abertura cultural), a saber:
·         Há, no pensamento moderno, uma série de retornos à esquemática infantil, que são genuinamente fetichistas. Vamos a alguns exemplos: a criança dos dois a três anos costuma dar nomes às coisas. Seu pensamento é meramente nominalista. Quando o filodoxo moderno que pretende fazer filosofia defende o nominalismo, volve ele a uma esquemática infantil e bem fetichista. Quando o materialista admite que a matéria bruta pode ser a fonte de todas as perfeições posteriores, é fetichista. Quando o evolucionista afirma que o mais vem do menos, admitindo que haja perfeições posteriores, não contidas no que antecede, é fetichista. Aquele médico que julga que a saúde pública é tudo, e que com ela se resolvem todos os problemas sociais, é fetichista, e fetichista são os que julgam que para tal basta o voto secreto, outros a alfabetização, outros apenas a técnica, outros apenas a ciência, e assim por diante. Todos são fetichista e, portanto, bárbaros; padecem de um preconceito bárbaro, porque abstraem, separam, quando o culto consiste em unir, entrosar, conexionar*, concretizar. - * Assim no original, em vez de conectar. O autor ressalta o sentido primeiro de conexão. (N.E.)
·         Há homens que dizem que só creem no que os sentidos podem captar. Como doxa, está certo, pode-se admitir que alguém pense assim, pois há possiblidades inauditas no homem para pensar as coisas mais abstrusas. Mas quando ele quer transformar o conhecimento sensível coo fundamento de todo conhecer, e que fora dela nada pode haver, está desbordando os limites, extraindo das suas premissas as consequências que estão além delas, que as ultrapassam. Isso é fetichismo.
·         Quando o pobre alienado mental afirma que nada há, que tudo é ilusão, que a verdade é apenas uma quimera, que Deus é mentira e que Satã é a verdade, que a verdade é a ausência de realidade, esse pobre tolo é apenas um fetichista, e dos mais complexos, pois admite que a ordem seja criada pela desordem, o mais pelo menos, o regular pelo irregular, o verdadeiro pelo falso. É a inversão da ordem lógica e regular e a única possível, por que como podem esses mágicos loucos extrair algo de onde não há coisa alguma, como conseguem eles encontrar, cegos como são, o gato preto no quarto escuro onde o gato não está? São geniais sem dúvida, são até maiores que Deus, como disse um deles na sua insânia. Que o menos venha do mais é o escandaloso, dizia um pobre diabo de barbicha numa conferência, porque o certo é o menos produzir o mais, o nada fazer alguma coisa, retirar de zero muitas unidades. Isso está certo, isso é verdadeiro. Mas o pobre diabo não se continha em seu assanhamento, verberava os que acreditavam no inverso (como se aqui houvesse apenas matéria de crença, de opinião), rangia os dentes, fazia brilhar sinistramente seus olhinhos demoníacos. E exclamava: o escandaloso é que as coisas obedecem a leis, ou procedem segundo leis. A ciência é um escândalo. Ela está nos querendo impingir que a realidade obedece a regras. Não é possível. O cosmos é impossível. O possível é apenas o caos.
·         Mas o caos era apenas ele, caos no sentido da vacuidade pretensiosa e petulante, caos no sentido da idiotia arrogante, que deseja tornar verdade a sua moeda falsa da pior espécie.
·         Isso já é o suprassumo do fetichismo. É o fetichismo loucura plena. E o que pasma é que tais idiotas encontram seguidores, outros pobre doidos.” – Sic. Sem grifos no original
Notem bem a similitude semelhança similar com a nossa atual conjuntura, onde os pensadores-críticos progressistas, séquitos sequazes da súcia matula dos escarlates, no mais da vez, ateístas, materialistas e “intelectuais inteligentes” juntamente aos ‘inocentes úteis da linha-de-frente’ (secundaristas e universitários) que tentam defender ao indefensável “asceta de pristinas virtudes” ou à “criatura” que eLLe criou! Ou não?
Na filodoxia deLLes seriam todos vítimas de perseguição e pasmem de G.O.L.P.E. Seria hilário senão fora risível fetiche de um prestidigitador de asnos!
Ante a insustentável possibilidade de defesa, optaram pelo menos (queda, sem coice) e mantiveram-se no Poder, com o preferido, proficiente, profícuo e perleúdo VICE – e vice por duas vezes consecutivas – que continua com o cetro às mãos dando seguimento aos programas, projetos e planos escarlates, na busca da tecida, urdida, tramada e anelada “Pátria-Grande”, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2017/01/os-planos-projetos-e-programas.html; ou não?
Enfim, o desiderato se nos antolha único: o Erário; sempre usado para indenizar não só aos “torturados”, na indigitada, alegada, aduzida, imputada e capenga “ditadura-militar” de outrora, como agora: indenizar não só as “vítimas” imoladas pelos aliados das mais diversas facções-criminosas sentenciados e presos, mas, sobretudo, aos coitados maltratados por degradantes maus-tratos nas penitenciárias, presídios e cadeias, todos “condenados” pela mesma Justiça que hoje pretende premiá-los! No entanto, às famílias e vítimas desses coitadinhos e/ou aos que padecem, sofrem e morrem nas indignas, deprimentes e subumanas filas, corredores, antessalas e salas de hospitais sucateados e com 25.500 leitos desativados, nem mesmo uma coroa de flores! Aos castrenses e congêneres policias civis, nem mesmo uma visitinha ou palavra aos familiares dos ceifados pelos “coitadinhos”!
Urge perseverar na faxina iniciada e ultimar a assepsia, desinfecção, expurgo e extirpação desse cancro escarlate miserável, especialmente das aves-de-rapina no Parlamento atual, com raríssimas exceções, há muito mais que “trezentos picaretas”: única verdade dita pelo invertebrado molusco em toda sua ficha-corrida porquanto hexa-réu!
Urge endireitar nosso Brasil outra vez, como nos idos de 1964: intervenção constitucional marcial castrense federal, pelo menos por 180 dias, para uma nova eleição geral, tendo o voto a devida, real e concreta impressão; e já!
Abr

*JG

2 comentários:

  1. “Há, no pensamento moderno, uma série de retornos"...PENSAMENTO MODERNO?? ISSO É, DE CERTA FORMA, UMA CONTRADIÇÃO. PENSAR NUNCA É MODERNO OU CONTEMPORÂNEO. PENSAR É CONDICIONADO, É UMA REAÇÃO DA MEMÓRIA. A MEMÓRIA É SEMPRE ANTIGA. MEMÓRIA É PASSADO E NADA MAIS. MENTE SIGNIFICA MEMÓRIA. NENHUMA MENTE MODERNA PODE EXISTIR. SER MODERNO É SER DESPROVIDO DA MENTE.TODAS AS TÉCNICAS MEDITATIVAS DESENVOLVIDAS EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO NADA MAIS SÃO QUE ESFORÇOS PARA LIVRÁ-LO DO SEU CONHECIMENTO, ESFORÇOS PARA LIVRÁ-LO DA SUA MENTE. MEDITAÇÃO SIGNIFICA CRIAR UM ESTADO DE NÃO-MENTE. UM ESTADO DE NÃO-MENTE É UM ESTADO DE NÃO-CONHECIMENTO, UM ESTADO DE TREMENDA IGNORÂNCIA - DE IGNORÂNCIA PRIMAL.QUANDO VC NÃO SABE, VC NÃO É. QUANDO SABE, VC É. O CONHECIMENTO COMEÇA A FUNCIONAR COMO O EGO. SEM O CONHECIMENTO, O EGO NÃO PODE EXISTIR; NÃO TEM APOIOS, NÃO TEM ESCORAS. ELE CAI, ENTRA EM COLAPSO; DESAPARECE. E NESSE ESTADO DE NÃO-MENTE, DE NÃO-EGO - DE NÃO VOCÊ -ALGO ACONTECE, QUE É MAIS COMO O AMOR. VOCÊ FLUI NA EXISTÊNCIA E A EXISTÊNCIA COMEÇA A FLUIR EM VOCÊ. VOCÊ NÃO ESTA MAIS SEPARADO DA EXISTÊNCIA. A GOTA CAIU NO OCEANO E O OCEANO CAIU NA GOTA. É ESSE O ESTADO DA SABEDORIA. CONHECIMENTO NÃO É SABEDORIA.SABEDORIA É ATENÇÃO, NÃO PRECISA DE CONTEÚDO. SABER QUE "EU NÃO SEI NADA" É SABEDORIA. SÓ PODE HAVER UM ENCONTRO, UMA UNIDADE QUANDO NENHUM DOS DOIS SE CONSIDERA ALGO E NESSA UNIDADE É REALIZADA A TRANSMISSÃO.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo, grato por postares seus comentários, mas, ainda assim, insto que o escrevas sem GRITAR: digitação e CAIXA-ALTA; sim!?
    Enfim, és contra ou a favor à atual conjuntura política?
    Abr
    *JG

    ResponderExcluir