segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PITÁGORAS JAMAIS DEVERIA SER OLVIDADO PELAS CIVILIZAÇÕES

Joilson Gouveia*

No mais da vez (e todas as vezes) que leio, ouço ou assisto alguns manifestos e depoimentos de pessoas ditas cultas, professores, jornalistas, sociólogos e até filósofos entelequituais atoleimados que lastimam, lamentam e choram e/ou enaltecem à figura sanguinária, cruel, assassina e tirana tal qual à do déspota cubano, chamado de “herói” por sinistroPATAS de todos os matizes escarlates, mormente por emissoras televisivas e, também, celebridades e “ilustres políticos”, sinceramente, sinto-me constrangido, estupefato, indignado, abismado ou nauseado pela verve desses tais, mormente daqueles que se dizem apólogos apologistas democráticos. (?)
Sentimentos, pensamentos e ilações semelhantes vêm à tona ao assistir, ouvir, ler e saber que uma grande parte ou quase metade do povo brasileiro se deixa levar, lograr e enganar pelos argumentos, lábias e falácias de renomados políticos e parlamentares que estariam preocupadíssimos com os ABUSOS DE AUTORIDADES de certas autoridades (delegados, magistrados, procuradores, promotores e, também, dos “guardas-de-esquina”) dos quais são vítimas os pobres, paupérrimos e população periféricas e moradores de comunidades – no mais da vez – protegidas pelo “anjos-da-comunidade” tutelados pelo ECA e “Marias-dos-rosários-da-vida” e os “direitos-dos-manos”: traficantes.
Bem por isso, em solilóquios, busco perscrutar sobre o busílis, imbróglio, celeuma e os estapafúrdios estardalhaços e até veementes defesas do mentor de tais azadas urgentes medidas de contenção dos ABUSOS DE AUTORIDADES, mesmo sabendo-se de quem se trata, sobretudo sendo processado-denunciado-investigado e respondendo a mais de uma dezena imputações, que posa de paladino da legalidade, da probidade e da ética, como se não tivéssemos uma Lei que tratasse e cuidasse de tais abusos arbitrários. Ah! Existe sim, mas é retrógrada, arcaica e dimana da época da “ditadura”, dirão os incautos!
Ainda assim, fora recepcionada pela CF/88 e tem servido de base, fundamento e esteio para processar às autoridades abusivas, arbitrárias e déspotas, como tal o “asceta de prístinas virtudes”, o impoluto, virtuoso e “viva alma mais onesta dessepaiz”, que tenta processar ao MAGISTRADO SÉRGIO MORO, que desmascarou, comprovou e calou ao “probo senador escarlate” e aos demais que urdiram a azada “atualização” de algo que dormitava há quase dois lustros naquelas casas legíferas.
Seria por razões étnicas, más índoles históricas ou práxis herdadas de nossa precípua colonização por degredados da Pátria-Mãe, adidos de saltimbancos, corsários e piratas franceses e holandeses ou de escravos sorumbáticos macambúzios revoltados ou de nossos ignaros, ingênuos e pueris indígenas, puros e sem maldades, que foram infectados por esses todos egressos doutras terras de além-mar? Seriam essas as causas, razões e motivos de tanta aversão, abominação, rejeição, reproche e oposição à LAVA-JATO, que tem lavado a alma do brasileiro, literalmente, desnudado, arruinado e desMOROnado o “império da jararaca” escarlate, asquerosa, farsante, insone, acuada e covarde?
Ou seria ignara agnosia de uma população de analfabetos de toda ordem, mormente política, que defende partidos como se fora seu time de futebol, que mesmo sendo campeão com gol ilícito, ilegal, de impedimento ou de mão, grita: “é campeão”! Ou seria má-fé fruto de má índole ou abstenção de educação? Ou como retrata um meme: “Pior que um governo corruPTo é ver o cidadão, honesto, honrado e de bem defendendo-o”!
Aos juízes, promotores, procuradores e magistrados que ABUSAM de suas autoridades existem os conselhos: CNJ, CONAMP, CGU, PGR, PGE’s, Controladorias, Ouvidorias, Corregedorias e a imprensa-livre e até disque-denúncias; ou não?
Uns citam, assestam, indicam e apontam alguns casos de ministros, desembargadores, juízes, promotores e procuradores criminosos que foram “punidos com polpudas aposentadorias-compulsórias” (?) ou que auferem auxílios ou abonos e etc. Ora, mude-se a LOMAM e as leis dessas categorias abastadas!
Mas escamotear, dissimular e ludibriar uma ignominiosa, inescrupulosa e criminosa ANISTIA aos crimes de colarinho branco, caixa-dois, desvios, “doações” e etc., desfigurando ou alterando às dez medidas contra a corrupção e manter incólume, inalterado e intacto o pernicioso, maléfico e prejudicial foro privilegiado por prerrogativa de função, quando já há o excessivo abusivo abuso da imunidade parlamentar, é nos chamar a todos de OTÁRIOS, ASNOS, MENTECAPTOS ou “comedores de alfafas”, como o disse o “sábio, probo, impoluto e imaculado Roberto Requião”; ou não?
Enfim, diz-nos Sebastião Ventura: “Não adianta mudar as leis, é preciso cumprir as que já temos” – in http://www.institutomillenium.org.br/blog/no-adianta-mudar-leis-preciso-cumprir-temos-diz-sebastio-ventura/ e, no mesmo sentido, outros se posicionam, a saber: http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/colunistas/o-brasil-precisa-de-mais-leis/ e http://noblat.oglobo.globo.com/artigos/noticia/2016/11/lei-demais-em-um-pais-sem-lei.html. Aliás, já dissemos, repetimos e reiteramos, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2014/05/uma-nacao-se-faz-com-homens-e-livros.html, mas não devemos olvidar aos aforismos de Pitágoras: Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos” e “Oh, legislador! Não me dê leis para o povo, mas sim povo para as leis” - Vide in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2016/04/oh-legislador-nao-me-de-leis-para-o.html.
Fora disso, somente endireitando, e de uma vez por todas, o nosso Brasil: “direita; volver!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário