terça-feira, 4 de outubro de 2016

MAIOR DEBOCHE OU PROTESTO NÃO FOI A ELEIÇÃO DE “LOBÃO”!

Joilson Gouveia*

Os fatos falam mais que as opiniões e os números encerram quaisquer discussões, e aqui não quero ser contra nem a favor de quem votou ou deixou de debochar ou protestar, porquanto prefiro primar, prezar e cultuar ao escólio inolvidável, por exemplo, como bem dissera Eleanor Roosevelt: “grandes mentes discutem ideias; mentes medianas falam sobre fatos; mentes pequenas falam sobre pessoas” (Sic.)

Gostaria muito de saber quais são as suas ideias, programas, projetos e seus feitos, sinceramente!

Ainda que eleitores politizados tenham dito “que votariam” (mas não votaram; votaram?) ou que o neo fenômeno tenha já um trabalho em prol da comunidade carente, necessitada e desamparada – o que me faz lembrar de outros fenômenos eleitorais caetés e tupiniquins – que mais foram usados e usaram e usufruíram do que produziram em prol da Sociedade.

Eis, pois, o assestado pelo literata caetés tupiniquins sobre o inusitado campeão de votos, a saber:
  • Ouvi de eleitores politizados, e foram vários, que votariam no Lobão não por ele ser um produtor de filmes pornôs, mas porque realizava, já, um trabalho junto à sua comunidade muito antes de ser candidato.
  • Entre a garotada, fiquem certos, o “fenômeno das urnas” foi levado muito a sério.
- Que trabalho realizado é este? O que há de profícuo, educativo e salutar e saudável nesses labores comunitários?

Mais ainda: quem estaria nos bastidores desse “fenômeno”?

Ademais, essa garotada que o teria “levado a sério” é aquela mesma formada pela “pátria educadora” – fala sério!

A grande verdade, independentemente de ter sido um “deboche” ou “protesto”, é que sua eleição sequer chega a ser considerada diante da grande avalanche fragorosa de votos brancos, nulos e abstenções, numa cidade de mais de um milhão de habitantes e com 579.962 eleitores, dos quais o fenômeno obteve menos de 25 mil votos, sendo que o maior fenômeno ou campeão de votos, aí sim, como registram os números e dados, de real manifesto, protesto, revolta, descrédito ou desesperança, foi o assombroso número de ABSTENÇÃO, com 159.277, somados aos 41.612 de NULOS e 18.559 de BRANCOS, cuja soma perfaz 209.448; cujos números não batem, nem cruzam nem fecham à exação, com os de votos válidos 420.685 dados aos candidatos a prefeito, os quais deveriam perfazer aos anunciados 579.962 eleitores.– Fonte: https://www.eleicoes2016.com.br/candidatos-maceio-al/

Enfim, fosse o fenômeno candidato a prefeito teria sido apenas o quarto mais votado dentre os sete sufragados, o que demonstra a basto a capilaridade pulverizada de uma gama de “representantes” plural e diversificada de uma Sociedade desacreditada, desesperançada, desorganizada e, sobretudo, despolitizada, mas que, ainda assim, nos deu o imenso prazer de saber, atestar, comprovar e de vê-los derrotados, pelos ordeiros, urbanos, pacatos, civilizados e democráticos cidadãos e cidadãs, na acachapante varredura de expurgo dos escarlates desse domingo, 02 de outubro; ou não?
Abr
*JG

6 comentários:

  1. Eu fico muito triste com esses votos de protesto ou de deboche ,isso só prova o que eu falo: o povo não sabe votar. Ou votam por favores pessoais ou votam por votar. Nunca votam em pessoas que tem um plano de governo que beneficie a todos fazendo a cidade crescer em saúde, educação,gerando empregos e etc. Votam em saco de cimento, copo de cachaça, emprego mamando na prefeitura e etc. Eu não tenho o governo que eu mereço, mas amargo no mal governo que o povo escolhe, infelizmente!!! Kelly.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que seja só fruto da pátria educadora não, muitas pessoas de idade avançada também votaram nele, lamentável!
      Kelly.

      Excluir
  2. Como saber disso: que pessoas de idade votaram nele? :O
    Abr
    *JG

    ResponderExcluir
  3. E como saber que só os frutos da pátria educadora votaram nele? :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi o que dissera o autor do texto, a saber:"Entre a garotada, fiquem certos, o “fenômeno das urnas” foi levado muito a sério.” ;)
      Abr
      *JG

      Excluir