sábado, 11 de junho de 2016

SEM TRABALHO, CASTIGO, PENA E SANÇÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO!

Joilson Gouveia*

Os leitores "Cadena" e "Sistema é Bruto" disseram quase tudo!

Ainda assim, urge indagar e até tecer alguns breves comentários: "Peninha", o "fantasmão" faz-me lembrar do Instituto Penal e/ou Colônia Penal-Agrícola Santa-Fé, que fora considerado modelo e um exemplo para América Latina, aqui nas Alagoas e nas terras de Zumbi dos Palmares, porquanto os detentos, presos e reclusos trabalhavam num dos vários ofícios existentes e programas de trabalho, postos em prática lá; mas seus “administradores” acabaram, delapidaram e depredaram tudo; lembras? E ninguém apurou ou responsabilizou a ninguém! Estranho; não?

Disse Victor Hugo: "abras uma escola e fecharás uma prisão"; no início do Séc. XIX! No entanto, temos "escolas demais", para os “reduzidos” números de cadeias, presídios e penitenciárias. Ou Victor Hugo se equivocou na sua máxima ou, na realidade, as escolas não educam – como nunca educaram: não é a escola nem o professor que faz o aluno; a Educação sempre fora dever dos pais e da família -, sobretudo, quando fazem delas palanques ou redutos ideológicos-partidários, como só nos últimos catorze anos, mormente “nessepaís” de “pátria educadora”.

Antes da tão anelada, pugnada e querida “redemocratização” nossas escolas não eram tão “neutras” nem tinham a “neutralidade” a que tanto referem os tais “educadores”, “pedagogos” e “psicopedagogos” e outros quejandos, mas os alunos eram disciplinados e respeitavam aos seus “professores”, sobretudo aos mais velhos e aos seus “pais e família”, até cantavam hinos perfilados.

Ah! As casas tinham muros baixos e os moradores ficavam até altas-horas sentados à porta em colóquios com seus vizinhos. Lembras-te? Deves sim, o confessastes no seu brilhante “Junho”; ou não?

Depois da tal “redemocratização” – como se não vivêssemos numa democracia – e depois da adoção da Era do “RE”: REeducar; REciclar; REcuperar, REsgatar, REengenharia; REfazer; REformar e REerrar – “essepaís” estagnou ou deu ; está em marcha-a-ré! E andou para trás e para baixo; claro!

Eis que substituíram o aforismo ou máxima de Pitágoras, que imperava desde cerca de 500 a.C., Pitágoras, pai do conceito de Justiça, norteadora do Direito, declarou: “educai as crianças e não será preciso punir os homens ou aos adolescentes e adultos.

Nessepaís”, criança e adolescente passaram a ser soberanos muito mais que autônomos ou donos de suas vontades e de seus “poderes”. Podem tudo, menos obedecer, estudar e trabalhar! Contrariá-los? Nem pensar; jamais!
Já disse e reiterei, “O Brasil acaba com o ECA ou ele acabará com o Brasil”, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/08/o-brasil-acaba-com-o-tal-de-eca-ou-ele.html.

Ademais, também dissemos o seguinte, a saber:
  •  Presídio bom e ótimo em ressocialização ou excelente em regeneração e excepcional em recuperação era o do Sistema Penitenciário do Regime anterior chamado de "ditadura militar"Vejam onde estão seus quase todos "ex" presidiários (aqueles que foram ANISTIADOS pelo Presidente João Figueredo) quase todos eles beneficiados pela Lei da Anistia dos idos do regime, e, recentemente, na conjuntura atual, pelos EMBARGOS INFRINGENTES! ESSES ÓTIMOS CIDADÃOS DE BEMque não são “bandidinhos de merda e nem recebem munhecada no espinhaço”, mas seus exemplos são apologias ou exemplos aos demais criminosos latentes ou em potencial – se não deu e não dá nada para quem DESVIA (que rouba mesmo, no popular) MILHÕES E MILHÕES do Erário, por que daria para o que roubou, assaltou ou furtou poucos milhares e NUNCA MILHÕES? Ou não?
  • Isso reflete no mediano ou medíocre povo semianalfabeto ou analfabeto, no vulgo, mero e simples povo – e olhem que nem todo bandido, marginal, criminoso, assassino ou ladrão ou delinquente é analfabeto ou semianalfabeto ou pobre favelado e preto, pois hoje, há muito mais “doutores” ou excelências no crime ou filhinhos de papai e em nada analfabetos; mas sempre impunes...(http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/10/presidios-ou-penintenciarias-que.html)
Enfim, encerrando, disse mais, a saber:
  • Lembro-os: no atual sistema não há castigo e nem reprimenda ao bandido, assassino ou homicida ou estuprador ou assaltante ou aos ladrões de todos os gêneros – aliás, nem mesmo de detentos ou presidiários ou reclusos ou condenados devem ser chamados, pois é politicamente incorreto, exigem tratá-los por re-educandos - Como se o fora educado algum dia.
  • O Estado ou os governos garantem-lhes, também, a saber:
  • a) auxílio reclusão maior que o próprio salário mínimo do trabalhador de apenas R$ 918, 57;
  • b) alimentação balanceada e nutritiva, com acompanhamento de nutricionistas; 
  • c) Saúde – há médicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, enfermarias e medicamentos e ambulâncias e etc.
  • d) Visitas íntimas (ou seria orgias) e não só de suas companheiras ou de seus cônjuges e sexo seguro com acompanhamento e doações de preservativos e etc.; 
  • e) Segurança – eles vivem muito bem guardados pelos agentes penitenciários e carcereiros ou quase uns baby-sisters desses REEDUCANDOS
  • f) Educação – agora com universidade privada, privativa e exclusiva para saírem de lá “doutores” e bem encaminhados na vida;
  • Aliás, TRABALHO, para eles, nem pensar! Isso só existe para os imbecis, idiotas e dementes que estão no lado de fora trabalhando, sobrevivendo à mercê de qualquer meliante ou traficante, para pagar, por meio de escorchantes, abusivos e extorsivos impostos aos ínfimos salários desses nossos indolentes, lenientes e incompetentes representantes e ditos governantes.
  • Enfim, onde não há e quando não há CASTIGO ou a certeza de sua aplicação não há arrependimento e, muito menos, sequer a consciência ou o remorso de que errou!
  • Presente o antônimo ao adágio: o crime não compensa!
  • Positivaram-no: CRIME COMPENSA E RECOMPENSA; RECOMPENSA E MUITO – O ESTADO E OS GOVERNOS GARANTEM! OU NÃO?
Urge que endireitemos nos Brasil, e já!
Abr
*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário