sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

DEVER É TEMER OU TEMER É DEVER (?)


Joilson Gouveia*

Meus amigos, minhas amigas, meus caros parceiros e parceiras e pacatos cidadãos e cidadãs que pugnam pela cidadania e democracia e que protestam, por lutas democráticas, para o uso de um remédio ínsito, próprio e adequado, ainda que seja acre, ácido, amargo e indigesto aos que o sofrem e precisam dele, mas imprescindíveis às democracias que se dizem e pretendem Ser um Estado Democrático, Humanitário e de Direito, como o nosso aviltado, espoliado, combalido e depenado Brasil, mormente nesses últimos quatro lustros de desastrosos, desbragados, desidiosos e destrambelhados desgovernos comunapetralhistas, que mais doaram, desviaram e perdoaram dívidas de caloteiros “cumpanhêros” do que investiram no próprio país – assim em minúsculo conforme a ética, probidade, escrúpulo e caráter dos últimos “governantes”; claro!
Vejam, abaixo, o que disse um senil, decrépito, debilitado e desbragado senhor que, um dia se dizia trabalhador e defensor dos trabalhadores, e que se tornou multimilionário, inexplicavelmente; dissequemos suas vociferadas bravatas e de indignadas bazófias, a saber:
1)       "Eu me sinto indignado com o que estão fazendo com o país. A presidenta fazendo um esforço incomensurável para que a gente aprove os ajustes que têm que ser aprovados nesse país, pra ver se a gente consegue recuperar a economia e fazer a economia crescer, e tem muitos deputados querendo contribuir, mas o presidente da Câmara me parece que tomou a decisão de não se preocupar com o Brasil", disse Lula.
Ora, indignados estamos nós! Indignação e indignada é e está toda Nação e os seus nacionais compatriotas cidadãos e cidadãs, que exigimos seu IMPEACHMENT e não só devido, com, pelo e por causa do “maior estelionato eleitoral” da história mundial das democracias republicanas (“nunca antes visto na estória destipaís” – que o próprio admitiu em recente colóquio com os seus sequazes), mas, sobretudo, pelos crimes de responsabilidade reiterados por decretos autônomos de doações, desvios de finalidade, prevaricação e de inúmeros “perdões” aos inadimplentes de nosso Erário, Tesouro e Riquezas e Evasão fiscal e de divisas, crimes de lesa-pátria da exímia ciclista, além de empréstimos ou majorações sem aval, anuência, autorização, chancela e ciência do parlamento nacional em casos que tais, que, inclusive, fora condenada pelo TCU, na órbita técnica, contábil, legal, orçamentária e financeira, e, ainda assim, empós, “tornou a pedalar”; sem contar o desemprego de quase 10%, uma inflação de mais de 10%, de aumentos abusivos e extorsivos juros estratosféricos e reiterado pibinho pífio negativo e de menos 3,5 a 4,5% e etc., que demonstram a basto que sua “criatura” é mesmo e de fato, uma incompetentA presidentA ou está de “coqueluche”, segundo Marcelo Madureira?
Por que temos que amargar com os seus REAJUSTES se eLLe deixou tudo ajustado para eLLa? Quem desajustou a economia e o nosso país?
2)       De acordo com o ex-presidente, Cunha está pensando apenas nele: "Me parece que a prioridade dele é se preocupar com ele, quando esse país de 210 milhões de habitantes é mais importante do que qualquer um de nós individualmente" (Sic.).
Será? Quem é mesmo mais importante e somente se preocupa consigo mesmo e que quase não dorme de tanto e somente pensar nos 210 milhões de habitantes? Quem? Sua preocupação é tamanha com o país; não? Que estadista; não? Melhor seria que estivessem, ambos, preocupados com a conjuntura atual da nação e não do país – minúsculos pelas mesmas razões acima expostas; claro!
3)       "Parecia que o país estava andando pra normalidade. No dia que a presidenta consegue aprovar, novas bases para o orçamento de 2015, o que a gente percebe é que ela recebe como prêmio, um gesto de insanidade com o pedido do impeachment dela", acrescentou. (Sic.)
O nosso país até que esteve andando para uma normalidade, mas antes de “gestões vermelhas”; claro! Isso faz um tempinho já, né? Ou somente parecia! Nas vinhetinhas deLLa tudo está as mil maravilhas; ou não?
Ora, o pedido aceito, dentre outros 34 dos quais 27 foram rejeitados, pelo Presidente da Câmara, que tem o Dever-Poder de fazê-lo e de ofício como o fê-lo, está robustecido de supedâneos legais, razões, lastros, espeques, motivos e motivações jurídicas e políticas, que são os pilares básicos de pleitos desse naipe, mormente porque mais de 95% da população desaprova-a e outros mais de 70% pugnam por isso: IMPEACHMENT, JÁ!
4)       Lula criticou a decisão de Cunha e o motivo que o levou a abertura do processo, classificando gesto de "atitude pequena". "Você não acha que é muito pequeno o motivo de pedir o impeachment da presidente? Você não acha que se isso tiver na cabeça do Eduardo Cunha é uma atitude muito pequena? Subordinar um país inteiro, subordinar os interesses de mulheres, homens, brancos, negros, crianças nesse país a uma visão corporativa, pessoal, de vingança. não tenho. Eu quero crer que não seja verdade, quero crer que não seja verdade porque se isso for verdade, é muita leviandade", criticou Lula (Sic.)
Notem: o homo lusco pergunta sem saber se é verdade, pois nem mesmo eLLe demonstra saber responder, mas usa o mendaz, loquaz e falaz expediente de sempre ao colocar dúvidas, desconstituir e destruir fatos, realidades e cojunturas, além de açular contendas, lides e litígios de uns contra os outros; ou não? Aliás, sempre demonstra saber de tudo sobre tudo que se lhe perguntar, menos sobre se houve mensalão e se há PTrolão, “num sabe”? “Sabe”?
Enfim, se esse senhor de nada sabe, nada viu, nem ouviu, nem fez e muito menos consegue explicar sua meteórica ascensão social, patrimonial, financeira, econômica e como se tornou multimilionário juntamente com seus fenomenais “luizinhos da silva”, por quais razões a PIG lhe dá tanto espaço e atenção?
Logo eLLe que diz ser golpismo e golpe das “zelites” e dos “coxinhas” e “viúvas” do derrotado, o mais regular, natural, normal, devido, legal, ético, jurídico, político e constitucional PROCESSO DE IMPEACHMENT, que tanto defendera, lutara e propugnara outrora contra Sarney, Collor e FHC! – vide quadros abaixo. Mais: seria leviano dizer que eLLe não está pensando neLLe e nas vindouras eleições de 2016 e de 2018?
Ademais, o Parlamento há de exercer, desempenhar e cumprir com o seu Dever-Poder de avaliar, fiscalizar, supervisionar, colaborar e controlar aos escorreitos ATOS ADMINISTRATIVOS, POLÍTICOS e LEGAIS de todos e quaisquer chefes de executivos, mormente para ver se descumprem ou desrespeitam aos liames éticos, morais, legais e constitucionais, como se nos parece ser o fulcro em que se fundam tantos pleitos nesse sentido, que será esmiuçado, examinado e dissecado pela comissão especial designada e pelo plenário e, ao cabo, ao termo e ao fim, pelo Senado, por 54 senadores presididos pelo presidente do STF, se nada há, nem a nada deve, temer por quê?
Ou há o que temer? Temer é dever! Dever é temer? Ou não?
Abr
*JG






Nenhum comentário:

Postar um comentário