segunda-feira, 31 de agosto de 2015

POR QUE ALAGOAS NÃO EVOLVE E NÃO SAI DA LAMA E DO LODAÇAL DE SEMPRE?

Joilson Gouveia*

Aos incautos, ignaros agnósticos e de esquecida memória ou saber restrito aos conhecimentos político-culturais histórico sobre nossa combalida, achacada, aviltada e espoliada república tupiniquim e nossas plagas caetés, que deveria ser o Estado-membro mais evoluído, industrializado, desenvolvido, seguro e progressista que os demais estados do Nordeste senão do nosso Brasil pelos números de presidentes da república que tivemos, desde o fim da monarquia até os dias atuais, sobretudo na chamada Nova República ou pejorativamente alcunhada "república das alagoas", que havia domínio do executivo e do legislativo nas mãos de "alagoanos" que detinham os “Cetros do Poder e de Poder” - por várias vezes consecutivas ou não - No entanto, qual, quanto ou quão evoluído se tornou nosso depauperado Estado e desenvolvido seu povo caetés?
O nosso pequeno vizinho Sergipe, o menor estado brasileiro em área física ou territorial, esbanja progresso, evolução e crescimento em todos os sentidos ou níveis de desenvolvimento e de bem comum e de bem-estar do seu povo, só para citar um exemplo!
Ah! Aqui abro parêntesis e indico aos leitores uma visita ao seguinte URL de nosso Blog, o seguinte texto, a saber:
Alagoas, meus caros alagoanos, de há muito amarga, pena, sofre e é espoliada pelas mesmas poderosas “famigliasdetentoras do Poder, desde os idos de 1817, velhos coronéis sem patentes, mas cheio de malícias e de milícias fiéis, bem por isso não sai do lodaçal pantanoso de sua eterna “massayok” – terreno alagadiço encharcado entre lagoas, lagos e o mar – que, hoje, está proliferada, infestada e infectada por coliformes fecais, notadamente em suas praias ou piscinas naturais que, ainda assim, funcionam como nossos cartões postais da “terra dos marechais” ou do nosso “menestrel das Alagoas” e outrora “paraíso das águas”! É fato! Leiam mais aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/06/aristodemocracia.html
Bem por isso, vem a calhar um texto de um leitor, enviado a um webjornal caetés, a saber:
Sr Editor, queridas amigas e amigos jornalistas e meus sofridos irmãos alagoanos até quando seremos alvos inocentes e desmemoriados daqueles que desmantelaram nosso Estado nesses mais de trinta anos que alguns poderosos estiveram no poder alagoano?
Nosso Estado é vítima dessa mesma elite que domina o latifúndio e que impõe a cruel monocultura açucareira há mais de 50 anos e que jamais permitiram outra cultura e menos ainda novas indústrias sem que fosse preciso pagar-lhes uma comissão para instalação delas no Estado.
Há uma bancada federal com "representantes" de mais de quatro ou cinco legislaturas e que nada ou pouco fizeram por Alagoas e, agora, querem manter-se no Congresso, pela reeleição. São os mesmos que votaram contra a estabilidade dos servidores e destruíram as conquistas e direitos dos trabalhadores e que tornaram permanente impostos ditos provisórios (IPMF e CPMF, só para lembrar).
Há até quem pose de bom moço arrependido e se dizendo vítima e absolvido pela mais alta corte de justiça. Ora, quando renunciou suspendeu o processo de responsabilidade, mas foi condenado há mais de oito anos de suspensão dos direitos políticos.
Elle, que confiscou o suado dinheirinho do povo trabalhador e dos combalidos aposentados, foi expulso do Planalto por sua arrogância e megalomania, mas ficou "sofrendo" em Miami, por mais de 10 anos "trabalhando duro" para sobreviver. Agora bota imagens de santos no sovaco e sai explorando a boa-fé do povo prometendo fazer aquilo que nunca fez enquanto maior autoridade do País - e ainda há quem acredite na mudança de caráter, como se tivesse tido (é que o povo esquece o sábio dito popular: pau que nasce torto morre torto).
Sergipe tem aquilo que AL não tem justamente porque lá eles nunca tiveram essa nossa elite que tenta e volta ao Poder, pela reeleição dela ou apresentando seus primogênitos sucessores todos posando de trabalhadores. Lá não há falsos sergipanos nascidos cariocas e posando de nordestinos e sequer há uma bancada federal com mais vinte ou trinta anos sem fazer nada pelo povo de seu estado já que são seus representantes. Essa é a diferença, espero que nós, os alagoanos, possamos lembrar e fazer a distinção na hora da eleição.
Maceió, 16 de setembro de 2002
Joaquim Ferreira”
Enfim, olhem a data do texto supra, agora vejam o berço natal ou natural e seus municípios limítrofes, do perene Presidente do Senado e tenham suas próprias ilações; ou não?
Abr
*JG
P.S.: Se “alabaiano” ou “baiagoano” ou de onde quer que seja o dito Fernando Soares, não importa tanto, o que realmente IMPORTA é que fale, prove e comprove sua "delação premiada", para que o Brasil e sua população se sintam aliviados e livres dessa raça, que deverá ser processada, julgada, condenada, cassada, defenestrada, presa e punida por IMPROBIDADE e outros quejandos! Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário