segunda-feira, 26 de maio de 2014

DEMOCRACIA OU DITADURA, DE UMA MINORIA QUE SE DIZ GOVERNANTES?

Joilson Gouveia*
Numa verdadeira Democracia, o civitas, o sujeito urbano, o cidadão da urbe, civilizado, educado, polido e POLITIZADO é o seu componente mais importante e de mais valia e de maior respeito conquanto possuir, em suas mãos e em seu nuto, talante e livre alvedrio, o PODER de escolher e mudar seus representantes! Entrementes, esse PODER há de ser uma facultas agendi, ou seja, ele deve ter a faculdade de exercer esse Poder ou não; sendo obrigado a fazer deixa de ser poderoso e, óbvia, clara e evidentemente, deixa ser PODER, pois compelido, obrigado e forçado a ir “escolher”, a ter de “votar”; logo sem poderes o nosso cidadão!

O que é o ser humano, a pessoa humana ou indivíduo ou sujeito ou o CIDADÃO, para eles, os ditos governantes ou parlamentares ou os políticos e integrantes dos Poderes disto constituídos dessa nossa República?

Eleitor; antes do pleito eleitoral, bastante disputado, visitado, abraçado, "valorizado" e assediado, depois dela seu valor é de um bagaço da laranja chupada! Temos PODER de POR, mas nunca para DEPOR! Somos Eleitor-cidadão pela metade! Outorga; mas não expurga! Tem poder de botar, mas nunca de tirar. É obrigado a ser eleitor, como pode se dizer que há o DIREITO DE LIVRE ESCOLHA quando a soma, dos votos nulos, brancos e abstenções ou faltas às eleições, foi BEM maior do que os VOTOS obtidos pela presidenta? Essa democracia está errada, a imensa maioria disse não ao que aí está e, portanto, pela regra democrática esse “governo” não me representa.

Paciente ou doente; nas intermináveis filas dos hospitais UPA e PAM, do SUS;

Torcedor; eles nos deram uma Copa do Mundo no padrão FIFA, ainda que não possamos assistir aos jogos nas ditas ARENAS, quem sabe a vejamos pela televisão; não seríamos palhaços úteis aos defensores de uma toda poderosa FIFA?

Suspeito; se conduzindo veículo motorizado, mormente se não soprar aquela coisa nojenta, é logo ACUSADO*, mesmo sem ter cometido nenhuma infração, e, o que é mais grave ainda, ainda poderá ser preso; cuja lei estará suspensa durante a COPA, de Sir Joseph Blatter: a lei seca ficará molhada por trinta dias;

* Há algo errado neste País, e muito! Ou não? Criminalize-se o ATO de ingerir, engolir, beber, sorver ou degustar um aperitivo, um vinho, um drinque ou uma estupidamente geladinha de uma vez por todas.

Onde a lógica: beber é crime; fabricar, comercializar, comprar e vender a bebida, não?

Enfim, o mais grave, doloroso e pior disso tudo, além de incompreensível, inaceitável, intolerável e uma odiosa inversão axiológica das “ações” ou medidas para um efetivo COMBATE à violência, criminalidade e aos verdadeiros criminosos é que, ao ser “flagrado” pelo bafômetro o cidadão passa a ser tratado como um CRIMINOSO enquanto os usuários e dependentes químicos e de outras drogas são imunes a ele e, ainda que submetido, nada registra, mas a simples ingestão de umas taças de vinho, duas ou três doses ou copos de cervejinha e até mesmo um bombom de menta ou hortelã poderá tornar CRIMINOSO O CIDADÃO, sobretudo, ao negar-se soprar tal aparelhinho.

Este deveria ser USADO justamente para PROVAR que o condutor não está sob seus efeitos e nunca ao contrário. Onde a presunção “juris et juris” ou “juris tantum” da INOCÊNCIA?

Uma coisa é o potencial lesivo do PERIGO outra o PERIGO lesivo potencial!

O Brasil é mestre em copiar leis de países urbanos, civilizados e EVOLUÍDOS – nenhuma lei muda o costume e só este poderá ser LEI. Olhem o tal de ECA, copiado em 90 de países nórdicos, onde a assistência social é efetiva e funciona, já cá … :'(

Outra: copiaram as caneleiras ou tornozeleiras eletrônicas, mas não existe nada e nem ninguém que as monitore ou as acompanhe.

Mas há alguém lucrando com as vendas dos “necessários equipamentos”, ou não?

Há, pois, semelhante entendimento as demais outras drogas ilícitas só é CRIME VENDER (entenda-se traficar), aspirar, cheirar, picar, fumar, usar, usufruir, guardar, portar ou ter para si uma quantidade bastante para seu uso NÃO É CRIME, mas o simples fato de beber uns golinhos de bebidas alcoólicas lícitas é CRIME!

Lembrete final: tudo isso só é válido antes e depois das Copas; durante, não! Entenderam?

Contribuinte; desde que continue pagando aos mais de 47% de sua renda em impostos, taxas e contribuições – sem mensurar água, energia, luz e telefone - é o que interessa ao Estado e ao Fisco. Ou seja, trabalha-se doze meses, mas somente recebe-se por oito meses dos doze, pois o décimo terceiro é uma invencionice, todos sabem - mas para eles há, além do décimo terceiro, décimo quarto, décimo quinto, décimo sexto, décimo sétimo e etc.;

Usuário ou Condutor de Veículos; paga todas as taxas e impostos, para poder circular nas estradas, vias e ruas, desde que não haja pedágios ou barreiras, dos SEM-TETO, SEM-TERRAS, e SEM ISSO E OU AQUILO, para impedir ou BLOQUEAR seu livre acesso ou passagem quando não os ditos taxistas clandestinos ou ALTERNATIVOS, que congestionam ao já caótico tráfego da capital – de que adianta pagar IPVA e Licenciamento e Taxas de Buracos, de Luz(Iluminação Pública) e de Saneamento Básico (se nem isso nós temos) se o que mais há, na verdade, são estradas, ruas e vias congestionadas, engarrafadas, esburacadas, não saneadas, más sinalizadas ou sem sinalização alguma ou nenhuma seja aérea, vertical ou horizontal? O tráfego é um CAOS. Prioridade? Os ônibus.

Ah! Mas trata-se de coletivo e coletivo deve se sobrepor ao individual, diriam os socialistas de botequins. Na verdade, prioriza-se aos seus empresários, haja vista que o TRANSPORTE PÚBLICO é ampla, notada, notória e sabidamente de uma dúzia e meia de empresários privados, que mal servem à população e ainda perseguem aos CLANDESTINOS ou ALTERNATIVOS, os quais somente existem como CONSTATAÇÃO INCONTESTE OU COMPROVAÇÃO IRREFUTÁVEL da INEFICIÊNCIA e INEFICÁCIA dos tais TRANSPORTES PÚBLICOS de araque; claro.
Nesse caso, não pode o Poder Público VETAR ou IMPEDIR ou PROIBIR quando deve (e já está muito atrasado) senão REGULAMENTAR, CONTROLAR, DISCIPLINAR, FISCALIZAR e SUPERVISIONAR tais serviços, para que haja a OFERTA, ao cidadão, de seus direitos de mobilidade ou de locomoção, para a população economicamente ativa e inativa, sociedade e povo em geral. Efetivamente, inexistem transportes públicos e de massa em nosso Estado.

Mero dado estatístico ou frio índice percentual ou número; nas cotas de registros de assassinatos ou de Vítimas Crimes Letais Intencionais Contra Pessoa Humana, ou seja, vítima de HOMICÍDIO quando assassinado, porquanto se vítimas de assaltos, roubos, furtos, estupros e/ou DESAPARECIDAS nem mesmo isso passa a SER, haja vista ao DESCASO, OMISSÃO e DESCONTROLE ou desdenhado, despreparo odioso e desprezo à vida humana nesse estado de penúria deplorável e lamentável que se tornou a “nossa querida terra de ALAGOAS!”

Abr

*JG

Nenhum comentário:

Postar um comentário