quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vídeo filma, grava, mas não evita, nem prende e nem salva ou “há a corda e falta caçamba”, daí não dá samba!

Joilson Gouveia*

Há quantos estabelecimentos para tão-só, somente e apenas trinta câmeras?
Desculpe-me, meus diletos e esperançosos leitores, consumidores, proprietários e gerentes de tais estabelecimentos, mas é o mesmo – mutatis mutandis - que cada gerente ou dono de bar e restaurante dispor ou estar munido de uma arma (o que é desaconselhável, claro) estará ele atento e a postos e terá ele tempo ou até mesmo o risco ou coragem de acionar ou disparar o ALARME, estando sob a mira de um trabuco nervoso ou drogado ou de vários facínoras empunhando suas pistolas, revólveres ou canhões?
Alarmes e câmeras de vídeo, o tal vídeo-monitoramento ou vídeo-monitoração ou o BB do Téo, sem um efetivo disposto, a postos e adestrado ou preparado, qualificado, habilitado e capacitado que incontinenti acorra e socorra incontinenti, imediata e de pronto ao evento ou durante este, de nada servirá como de nada serviram as tais câmeras. É mais um engodo ou um falaz paliativo!
E, ao meu simples modo ver, o que é pior mais ainda, pois passa ao contribuinte, ao cidadão ao dono ou gerente ou ao POVO O DEVER e a RESPONSBILIDADE de acionar uma repressão em face de falhar a prevenção ou de sua INEXISTÊNCIA, INEFICÊNCIA ou INCOMPETÊNCIA devido ao escasso, minguado e exíguo efetivo para a atividade constante, permanente e ostensiva de prevenção! Ou não?
Olhem as escolas municipais, quantas existem e quantos e onde estão os integrantes das GCM - Guarda Civil Municipal - pois este é seu ofício precípuo; mas os usam para e como "seguranças" de "otoridades" em flagrante desvio de finalidade ou função.
Muitos governos caíram no engodo do vídeo-monitoramento e das vídeo-monitorações ou esses “botões-de-pânico”, que são inócuas, inermes, ineficientes e ineficazes sem as prementes devidas respostas de pronto, incontinenti, imediata e quando e durante ao evento "filmado" ou ainda quando não nos "filmando", para flagrar e PRENDER, fora disso é falácia! Pura balela!
Se o gerente, o dono ou um funcionário qualquer ACIONAR poderá estar AUTORIZANDO seu óbito ou sua execução pelo meliante!
O DEVER É DO ESTADO, e, por conseguinte, do Governo, GARANTIR, ASSEGURAR e PROTAGONIZAR OS DIREITOS FUNDAMENTAIS AOS CIDADÃOS, MORMENTE AOS CONTRIBUINTES QUE PAGAM IMPOSTOS PARA TEREM ESSES DIREITOS PRESTADOS PELO ESTADO e por esse GOVERNO, que se propôs em solucionar todas as mazelas de Alagoas e, achou bom ou pouco, e até se “reelegeu” para isso, mas...
Urge Polícia Ostensiva PRONTA, PREPARADA, PRESENTE, PREVENTIVA e PROATIVA, e JÁ!
O efetivo da briosa carece de complementação em face do flagrante absenteísmo presente pelo déficit de briosos suficientes ao recrudescimento da criminalidade da violência e, sobretudo, do censo demográfico conforme os parâmetros mínimos de uma segurança PÚBLICA, permanente e para todos os do povo, e não somente aos do BB do Téo! É semelhante à falsa sensação de segurança dos condomínios “fechados”, neles se estaria seguro e, fora deles, a mercê dos meliantes!
Há a corda e falta a caçamba!
Abr
JG
P.S.1: Os jornais de tevês em rede nacional mostram diariamente as ações dos meliantes gravadas pelos vídeos, que até filma e grava, mas não evita, nem prende e nem salva!
PS.2: Se tudo que é DEVER do Governo é o CIDADÃO que tem que EXECUTAR, para que Governo? Já não basta a leniência e indolência em relação à Saúde (obrigaram-nos planos privados de saúde que mais parecem o atual SUS) e ao controle sanitário ou inexistência de saneamento quando imputa ao cidadão o controle da dengue e outras mazelas endêmicas, e já querem que coletemos também o lixo público, pagamos as taxas de lixo para que? Outra: de que serve o IPVA e Licenciamento Anual de Veículo se pretendem cobrar pedágios em vias estaduais, locais e federais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário