sábado, 14 de setembro de 2013

EMANCIPADOS POR QUE, DE QUE E DE QUEM?

Joilson Gouveia*

O Bob - que não é bobo - bem sabe das respostas, mas não o pode dizer, para não ficar desempregado, ele indaga mais sabe muito bem o GRANDE MAL de AL e o que aflige aos alagoanos de BEM, ele o disse muito bem e quase tirou DEZ, no texto sobre “o policial Sicário e os parentes da lei, que a todos protege”, post passado - Perguntar sabendo da resposta é o que mesmo? Ele não o poderá dizer; mas já o disse! ;)
Ah! Se me permitires transcrever pequena parte de um e-mail que me fora enviado em setembro de 2002, sobre questionamento semelhante havido ainda no saudoso extinto O Jornal de Alagoas”, quando um editorial questionara sobre semelhante indagação: “O que tem SE que AL não tem, salvo lapso de memória, senão vejamos, a saber:
Sr Editor, queridas amigas e amigos jornalistas e meus sofridos irmãos alagoanos até quando seremos alvos inocentes e desmemoriados daqueles que desmantelaram nosso Estado nesses mais de trinta anos que alguns poderosos estiveram no poder alagoano?Aliás, os mesmos de sempre – digo eu e rediga-se o dito!
Nosso Estado é vítima dessa mesma elite que domina o latifúndio e que impõe a cruel monocultura açucareira há mais de 50 anos e que jamais permitiram outras culturas e menos ainda novas indústrias sem que fosse preciso pagar-lhes uma comissão para instalação delas no Estado”. Aqui discordo quando se refere ao Estado como sendo vítima; as vítimas somos nós, - são os alagoanos de BEM e nunca os DO BEM. Ou seja, os mesmos aristocratas* ou suas fidalgas súcias matulas e de umas alimárias afeitos às benesses e sinecuras ou mamatas nas “tetas dos podres poderes da res publica” – que, para eles, é coisa de todos e, portanto, seria de ninguém, seria a “casa-de-noca” ou de “mãe-joana” ou “manteigueiro-de-hotel” ou outros quejandos.
Há uma bancada federal com ‘representantes’ de mais de quatro ou cinco legislaturas e que nada ou pouco fizeram por nossa Alagoas e, agora, querem se manter no Congresso, pela reeleição. São os mesmos que votaram contra a estabilidade dos servidores e destruíram as conquistas e direitos dos trabalhadores e que tornaram permanente impostos ditos provisórios (IPMF e CPMF, só para lembrar)”. Não é preciso muito esforço para relembrar desses nossos ilustres representantes parlamentares, ou não?
Há até quem pose de bom moço arrependido e se dizendo vítima e absolvido pela mais alta corte de justiça. Ora, quando renunciou suspendeu o processo de responsabilidade, mas foi condenado há mais de oito anos de suspensão dos direitos políticos”.
Elle, que confiscou o suado dinheirinho do povo trabalhador e dos combalidos aposentados, foi expulso do Planalto por sua arrogância e megalomania, mas ficou ‘sofrendo’ em Miami, por mais de 10 anos ‘trabalhando duro’ para sobreviver. Agora bota imagens de santos no sovaco e sai explorando a boa-fé do povo prometendo fazer aquilo que nunca fez enquanto maior autoridade do País - e ainda há quem acredite na mudança de caráter, como se tivesse tido (é que o povo esquece o sábio dito popular: pau que nasce torto morre torto)”. Eis aqui um a sábio adágio popular irretorquível, irreprochável e indiscutivelmente verdadeiro e atualíssimo, muito bem adequado aos nossos ilustres representantes parlamentares – ‘representantes deles mesmo e de seus mais comezinhos interesses pessoais, privados, íntimos e de outras personalidades apaniguadas e de suas parentelas; claro!
Sergipe tem aquilo que Alagoas não tem justamente porque lá eles nunca tiveram essa nossa elite que tenta volta ao poder pela reeleição dela ou apresentando seus primogênitos sucessores todos posando de trabalhadores. Lá não há falsos sergipanos nascidos cariocas e posando de nordestinos e sequer há uma bancada federal com mais vinte ou trinta sem fazer nada pelo povo de seu estado já que são seus representantes. Essa é a diferença, espero que nós, os alagoanos, possamos lembrar e fazer a distinção na hora da eleição”. Ele mostrou essas diferenças e o Bob as atuais, ainda que escamoteadas, ludibriadas ou omitidas certas causas e os ‘nomes dos bois responsáveis pelo caos atual e de sempre que nos aflige desde que “comeram o bispo Sardinha” e desde quando nunca admitiram ou reconheceram a VERDADE HISTÓRICA do DESCOBRIMENTO* do Brasil – ver no URL abaixo citado.
No mais, é isso: eles só querem investir em monumentos! Por que será, hein Bob? ;)
N.A.: O texto itálico e entre aspas é do E-mail do remetente e o normal deste Autor (y)
P.S.: resguardados a fonte, o nome e o E-mail do remetente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário