domingo, 14 de julho de 2013

“Ao mestre, com carinho!”*




Joilson Gouveia*
Grande literata do noticiário caetés e quiçá do Brasil, Ricardo Mota, aqui e agora e nesse instante, reitero o que já havia escrito, dito e postado antes sobre o ilustre, preclaro, culto e inteligentíssimo Adriano Soares, bem apropriadas para esse momento em que se tenta enxovalhá-lo ou execrá-lo ou desmerece-lo, a saber:
‘Irretorquíveis, irreprocháveis e incensuráveis não só as palavras do Blogueiro em relação ao mestre Adriano Soares, sobretudo, sua índole, formação, caráter, seriedade, cultura, intelectualidade, jurista ímpar, singular e inigualável na atual conjuntura caetés senão brasileira, que abomina toda e qualquer descortesia, agressividade ou violência, mas ferrenho, destemido e tenaz defensor de seus direitos e de seus constituídos, com isso e nisso ele é bravo guerreiro, mas com as artes judiciais e não marciais, usa da força intelectual e não da braçal ou física, age com moral e não com imoralidade ou amoralidade.
Posso parecer suspeito por privar de sua fraterna amizade desde os bancos acadêmicos, mas seria injusto, ingrato e insensato não fazer coro ao Evaldo Moreira e a tantos outros manifestos favoráveis ao mestre Adriano Soares da Costa, meu parceiro, amigo e “hermano”!’
Foi postado noutra oportunidade, lembras? Reitero, reafirmo e reedito-as!
O que o Adriano - e não o secretário de estado fez - haja vista ter postado em sua página privada, individual e pessoal (eu disse: individual, a pessoa, o cidadão) a qual somente seus “amigos”, aliados servidores da educação e do governo que aí está, que ele tanto defendia, defendeu e defende (até exerceu a defesa de outras pastas tidas e ditas incompetente por outras autoridades e pela mídia, mas que sequer lhe retribuíram a defesa ou o apoio ou mesmo agradeceram, lembras?) por ter vestido a camisa, literalmente, sua página e dela só deveriam ter acesso esses “adicionados amigos”.
Ele não disse e nem mandou, apenas sugeriu ser adequado, (naquele instante conjuntural e aos mesmos somente restava-lhes uma única saída: cantar como a Eliana), aos insatisfeitos motoristas e usuários de automóveis presos no trânsito com o urdido, remunerado, agressivo e abusivo “movimento encetado para uma GREVE GERAL”, cujo maior triunfo foi essa açodada derribada do SEED-AL, pois, nas ruas, nem 01% do povo se fez ou esteve presente, afora os remunerados embandeirados e séquitos de centrais sem representatividade nenhuma, que não chegou aos MILHARES ANUNCIADOS, mas que esbulharam o direito de IR-E-VIR de tantos quantos os que gostariam de ter ido ao labor! ESTA É A CRUEL VERDADE: insatisfeitos, frustrados e superados ou retrógrados viram nisso a oportunidade de extravasarem sua sanha, sede e nefasta vontade de destruir não só ao secretário, mas, sobretudo, ferir ao homem: única pérola, desse governo que aí está! Seu mais capacitado, qualificado, culto, probo, honesto, generoso e altruísta, mas, sobretudo, também encrenqueiro e de pavio curto do tipo que não leva desaforos para casa! Foi isso!
Daí o oportuno silogismo do mestre, ao ver o que Eliana dizia cantando aquilo que tem ocorrido com os brasileiros desde que esses, “da turminha da ESPERANÇA VENCEU O MEDO, chegaram lá!”, e, desde então, literalmente, o POVO só tem TOMADO onde a "canção" indica: literalmente, bem dentro do olho mesmo!
Doutra banda, muitos gostam e defendem, até a (Dil)MORTE! A suposta "mãe" (DIL) mentirinha dos brasileiros!
Olvidam que NADA OBRIGADO, FORÇADO ou COMPELIDO conduz, arrasta, convence ou seduz.
Nada supera ao livre arbítrio da espontânea vontade e livre alvedrio dos jovens facebookianos, que saíram em marchas viçosas, vivas e vibrantes arrastando multidões de gentes! E de BRAVA GENTE brasileira!
Abr
JG
*Preito simples, singular e sincero ao gênio incompreendido e escorraçado por ignaros, ignóbeis e incultos séquitos do analfabetismo dominado e dominador ideal aos populistas e oportunistas de plantão!
P.S.: O renomado blog poderia abrir enquete sobre a permanência ou não e se houve ofensa ou não, que tal?













2 comentários:

  1. Baixar o Filme - Ao Mestre, Com Carinho - Dublado - A Relação Pedagógica saudável é evidenciada.- http://mcaf.ee/hsb16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a quem se destinaria a postagem do filme dublado: a) ao mestre de que trata o texto; b) ao seu autor, ou; c) aos demais mestres, mestras, professores, professoras, monitores, monitoras, instrutores ou instrutoras? Diz, Bruna!

      Excluir