sábado, 22 de junho de 2013

DEMOCRACIA SIM; ARISTODEMOCRACIA*, NÃO!

Joilson Gouveia*

Numa Democracia concreta, prática, funcional, real, verdadeira e, literalmente falando, onde se traduz a sua essencial significação semântica e usual, na Ciência Política, de DEMOCRACIA (demo = povo + cracia = governo).

Portanto, nota-se que ela, a Democracia, que nada mais é e que assim deve ser SEMPRE apenas e tão-somente e só um Governo do povo, pelo povo, para o povo e com o povo, mormente num regime Presidencialista tal qual deveria ser o brasileiro – e assim é-o nos EUA, por exemplo, onde o seu Presidente, a despeito de todo o Poder que representa e detém o seu Cargo, ele é o MAIOR FUNCIONÁRIO e o MAIS ALTO SERVIDOR do povo; SERVE AO POVO E SUA VONTADE (A DO POVO) NORTEIA SEUS ATOS enquanto Presidente - já os daqui se têm servido do povo e contínua e permanentemente serve-se do povo e quando muito, quase ou nada fazem em prol do detentor do poder: O Povo.

Os representantes do povo, que recebem do POVO os seus poderes de representá-lo, pouco ou quase nada fazem por aquele que lhe outorgou poderes e quem lhe deu poderes, mediante votação em pleito eleitoral, e se sentem Príncipes com suas IMUNIDADES, entenda-se IMPUNIDADE conquanto irresponsáveis por seus atos e gozam de imensuráveis mordomias nababescas, e o povo... “ó”, como dizia Prof. Raimundo, aquela personagem do Chico Anísio.

Enfim, sintética e resumidamente, O POVO OUTORGA-LHES PODERES, MAS CARECE DE PODERES PARA RETIRAR-LHES TAIS PODERES. Noutras palavras, é o POVO QUEM BOTA, mas não o tira! Infelizmente, o povo não dispõe de ferramentas, instrumentos, meios ou condições legais, legítimas ou políticas de defenestrar, expurgar ou cassar aquele “seu representante que não o tem representado e, desfez e desfaz aquela confiança a ele depositada, com seu voto DADO.

Este o maior erro de nossa jovem democracia e que urge mudança, renovação, atualização ou modernização, e já! Esses políticos profissionais ou de “carteirinha”, raposas velhas ou de herança nada mais tem feito senão gozar, usar, fruir e usufruir somente para si e seus parentes e aderentes dos Poderes, dados pelo povo.


Além de regalias, prerrogativas, benesses, sinecuras e verdadeiras nababescas mordomias, se acham acima do bem e do mal devido às suas IMUNIDADES=IMPUNIDADES, que os fazem esquecer o que foram antes de “Ser” e deixar de serem os nossos representantes ou os nossos servidores ou os funcionários “do povo, para o povo, pelo povo e com o povo”, como deveria ser numa DEMOCRACIA.

É hora de mudar:  MUDA BRASIL!
Ah! Sobre o tema leiam nossos textos nos seguintes URL, a saber:
a) http://jus.com.br/revista/texto/1935/ataque-ao-monstro-o-servidor-publico-de-novo-e-o-vilao-da-historia, e;
b) http://djuris.br.tripod.com/doutrina/artigos/todopoder.htm
Abr
*JG
N.A.: Ver Aristodemocracia in http://gouveiacel.blogspot.com.br/2011/06/aristodemocracia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário