terça-feira, 14 de maio de 2013

A LEI DE ANISTIA VERSUS AS VERDADES QUE A CNV TENTA “BUSCAR”(?).

Joilson Gouveia*

Pode-se afirmar, fundado sempre na VERDADE, nada mais que a VERDADE, nua, dura, crua e, portanto, despida de toda artimanha, armadilha, ardil, engodo ou disfarce como toda verdade VERDADEIRA. Ou seja, sem máscaras ou maquiagens ou manipulações ou maniqueísmos, quando eles (os chamados “guerrilheiros de guerrilha urbana e rural” que “pegaram nas armas”, portanto, terroristas de então, e “lutaram” ardilosa, camuflada, dissimulada e de atalaia e, ideologicamente falando, por crerem no ‘idealismo socialista’ - o qual, para muitos não acabou e não morreu - deles e de então), hoje e na atualidade, até NEGAM ou TENTAM NEGAR o que foram naquela época, sobretudo, os que praticaram sequestros, assaltos, roubos, arrombaram, explodiram bombas e que mataram, sim.

Cometeram os mesmos CRIMES PREVISTOS no mesmo CÓDIGO PENAL!
Portanto, que cometeram, naturalmente, ATOS DE TERRORISMO, de PURO HORROR e CRIMES HEDIONDOS até mesmo para um período conturbado, de contendas ou de Guerra Civil, simplesmente, estão ENVERGONHADOS de terem sido e SEREM o que são e sempre foram – se mais não o são ou deixaram de ser, apenas, somente e só devido a LEI DA ANISTIA, que foi AMPLA, GERAL e IRRESTRITA. Ou seja, graças a ela, com ela e por ela houve e foi concedido o PERDÃO para todos os excessos, delitos e crimes de ambos os lados contendores. Chega! Basta!

Resgatar a ‘memória’ é uma coisa totalmente diversa do REVANCHISMO ou VINDITA ou SAUDOSISMO.

Relembrar de ‘Um’ e “esquecer” ao ‘Outro’, quando ambos estiveram em lados opostos da mesma lide, é ridículo, cínico, passional ou puro retrocesso, no mínimo, não se vive o ontem e nem o amanhã, VIVE-SE o HOJE, daí ser chamado de PRESENTE.

No rio da vida é impossível banhar-se nas mesmas águas!

Ambos os lados seguiam seus chefes, líderes ou comandantes, i.e., CUMPRIAM ORDENS, ou não?

Se hoje ainda NEGAM o que foram (e o que são) IMAGINE-SE outrora, então! Quantos “heróis” eles são!

Do passado só devemos tirar uma dolorosa, odiosa e grande lição: perderam-se vidas de entes queridos em VÃO, que nenhuma exumação suas vidas trarão. Nunca mais! Ou não?
Abr
*JG

Um comentário:

  1. Histórica, verídica, politica ou juridicamente recordo-me de uma LEI DE ANISTIA, que fora AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, como bem quis Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, o menestrel das Alagoas TÉO VILELA, Pedro Simon, e até o José Sarney dentre tantos outros...
    Já o disse antes, leiam aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/05/a-lei-de-anistia-versus-as-verdades-que.html
    NENHUMA VERDADE PODE SE FUNDAR NO REVANCHISMO SEM QUE BEIRE À VINDITA!
    A QUAIS VERDADES BUSCAM ESSES ÉTICOS PALADINOS DE BOTEQUINS?
    Quantos mais serão INDENIZADOS?
    E os mortos pelos terroristas, guerrilheiros, sequestradores, assaltantes e bandidos de então ou os subversivos - assim tidos pelo regime ditatorial - também merecem ser INDENIZADOS SEUS PARENTES, afinal foram e são tão vítimas quantos os "desaparecidos", ou não?
    Nenhuma verdade deve fugir ao embate dialético das ideias ou sofrer retaliações revanchistas sob os prismas ideológicos: na contenda de então houve vítimas de ambos os lados, onde somente seus familiares saíram perdendo com as vidas ceifadas e as mortes de seus entes queridos, ou não?
    A verdade NÃO PODE SER CAOLHA, ZANOLHA, ESTRÁBICA OU MÍOPE.
    Urge que seja LÍMPIDA, TRANSPARENTE, CRISTALINA e CLARA COMO A LUZ SOLAR! SEM SOMBRAS ASSOMBROSAS OU RAIVOSAS E CHEIAS DE IRA.
    NADA E NEM NINGUÉM VIVE OU VOLTA AO PASSADO!
    Jamais deveremos OLVIDAR, mas uma coisa que não entendo é que muitos "terroristas" ou "guerrilheiros de guerrilha rural e urbana" tentam NEGAR o que foram e são. Ou não?
    DETALHE: para AUFERIR AS GORDAS INDENIZAÇÕES FORAM; PARA TESTEMUNHAREM A VERDADE QUE USARAM DA VIOLÊNCIA, MATARAM, SEQUESTRARAM, ROUBARAM E EXPLODIRAM VIDAS HUMANAS NÃO SÃO. NEGAM!
    Abr
    JG

    ResponderExcluir