domingo, 6 de janeiro de 2013

CONTESTANDO AOS ARAUTOS INVEROSSÍMEIS E DE FALÁCIAS INVERÍDICAS INSIPIENTES.



Joilson Gouveia*
No último conclave, colóquio coletivo quase uma tertúlia sobre o Plano se foi dito, por seus arautos, o seguinte, a saber:
Durante a apresentação dos números do Brasil Mais Seguro, a secretária Regina Miki destacou o trabalho que vem sendo realizado pela Força Nacional em Alagoas, que somente em dezembro conseguiu prender, desde a implantação do programa, 356 pessoas, fazer mais de 109 mil abordagens e apreender 45 quilos de drogas.” Sem destaque no original.
Outro destaque que é preciso ser feito é o apoio que a população vem dando ao trabalho da polícia através do disque denúncia 181. Passamos de sete ligações por dia em janeiro para 28 em dezembro, com uma média de 24 ligações/dia. Isso mostra a confiança no trabalho que vem sendo executado de combate à violência”, ressaltou Miki. Sem destaques no original.
Os arautos falaram em AVANÇO (?) e REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS E VIOLÊNCIA (?), mas sequer sabem quantos assaltos (COM e sem EXPLOSIVOS) a bancos, ônibus, vans, táxis, conventos, igrejas, shopings, lojas, loterias, mercearias, padarias, farmácias e postos de combustíveis ocorreram no ano. Seria hilário senão fosse vergonhosamente inaceitável, trágico e lamentável descaso!
Informaram sobre “356 prisões” (que deve ter havido Flagrante Delito, obviamente), mas, ainda assim, muito aquém aos 703 SETECENTOS E TRÊS ASSASSINATOS de 180 dias de Plano e, muito menos ainda, se referente aos 2016 HOMICÍDIOS do ano. Anunciaram “109.000 abordagens da FNS e apreensão de 45kg de drogas” – o que equivale a 605 abordagens/dia de 24horas e 25,208 abordagens por hora em 24 horas ininterruptas que daria 2,4 abordagens por minuto a cada uma horaconvenhamos que o resultado é ínfimo, pífio e insipiente: 356 prisões e quarenta e cinco quilos de drogas (não foram toneladas).
Mais: passar de SETE ligações em janeiro (quando nem PLANO havia) para VINTE E OITO em dezembro só SIGNIFICA CONFIANÇA na fala dela. Em verdade, significa AUMENTO DE DELITOS SIM, jamais REDUÇÃO! Bem por isso lembro a fala de Andrew Lang: “Alguns usam a estatística como os bêbados usam postes: mais para apoio do que para iluminação".
Aliás, é humanamente impossível tanta eficiência e eficácia de abordagens, lembrei-me de uma personagem do Jô Soares: “menos Batista, menos Batista... Cala boca Batista! - Mas Dom Carmelo!
Maceió, 02 Janeiro de 2013.






5 comentários:

  1. Estou adicionando a página aos meus FAVORITOS, pretendo ver pelo menos uma vez por dia.
    Estou acessando pela 1ª vez. Parabéns pela construção dos comentários a situação apresentada baseada nos resultados da ação do BRASIL MAIS SEGURO em Alagoas.
    Entendo o programa como uma possibilidade de resgate da esperança na segurança pública, mesmo que um pequeno avanço deve ser comemorado. PIOR É NADA... e só para contrariar:
    Quando é que a falácia é VEROSSÍMEL?
    Um Abraço
    Paulo Sérgio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem querer polemicar e já polemicando, como diria uma celebridade nacional, RESPONDO-O com outra questão, a saber: desde quando plano é PROGRAMA?
      MAIS: onde, como, quando e o que ou quem AVANÇOU?
      Já o disse antes e repito, ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS não é uma questão de fé, sabias?
      Mas folgo assaz contente por tão nobre e ilustre visita, mormente pelas generosas e dúcteis palavras, sobretudo por adicionar aos seus "favoritos".
      Amplexo castrense
      JG

      Excluir
  2. Mestre, há dias que leio passivamente e analisando todos os posts, aqui e no ranking do sofrimento alheio no FACEBOOK. Pensando um pouco, li que Millôr Fernandes disse: Vocês não sabem como é divertido o absoluto ceticismo. Pode-se brincar com a hipocrisia alheia como quem brinca com a roleta russa com a certeza de que a arma está descarregada.
    Está mais do que provado que a situação da segurança não é a melhor, mas certo não nasceu da noite para o dia, nem tampouco foi fruto recente, restrito apenas a Alagoas ou ao Brasil. Também não vi a tempos passados - 17 anos de PM que tenho - qualquer gênio da nossa Corporação com fórmulas mágicas para tal problema. Mas daí a menosprezar qualquer tentativa de se mudar tal situação beira a insensatez ou como dizia na minha infância: está agourando pra dar errado. Entre erros e acertos, algo há de ser feito. Melhor seria união de forças, pq essa corporação e o Estado já sofreram demais com forças antagônicas com a política do quanto pior melhor. Devemos repensar nossos conceitos sempre para não nos tornarmos rebeldes sem causa. Democraticamente e respeitosamente: esse é o meu pensamento. Saudações Castrenses!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, credes que faço parte do quanto pior melhor? Se sim, não me conheces o bastante! Mas se não, pode até ler e nem entender ou menoscabar, desdenhar ou mesmo menosprezar nossos intelectos enquanto, como e quando se tenta fazer aquela senhora ou senhorita alienada e alienígena, que vocifera bravatas sobre esse insipiente, pífio e tíbio para não dizer enganador, ardiloso ou ludibriador PLANO sem PROGRAMA e sem POLÍTICA - até porque como comparar com os dados de 2011 se estes são mais OCULTOS que seus CUSTOS/Benefícios (de quem e para quem, não se sabe) em falácias alegar AVANÇOS (?) ou REDUÇÕES de índices de criminalidade e de VIOLÊNCIA LETAL INTENCIONAL. Sejam transparentes, públicos e abertos ao contribuinte informando-nos os dados reais de HOMICÍDIOS DE 2011 (SÃO OS DA UFAL?) e, sobretudo, os custos/benefícios desse "plano salvador". Não me venha com a ladainha de governos passados (este é seu segundo reizado), não se vive o passado e nem se governa para trás e se apresentou como a solução, lembras? Respeitem LEIS e Constituições e CUMPRAM os REAJUSTES ANUAIS atrasados e PAGUEM as devidas HORAS-EXTRAS e adicionais noturnos da tropa ativa e etc. Digo mais: pague nossos subsídios em dia e no mês em curso! Essa de o Brasil ou o mundo todo está sofrendo do mesmo mal não me convence. As fórmulas mágicas ou não foram aplicadas noutras plagas e tiveram sucesso e SEM NENHUM ESTARDALHAÇO ou voos e sorevoos rasantes... Mas, ainda assim, fico sem entender porque a DEFESA INTRANSIGENTE do Planito! Tens procuração ou fostes movido pelo espírito dialético? Há mais de seis anos que negam, hoje está mais que provado que não é a melhor... Huummmmmmmmmmmmmm Haja Millor!
      Efusivas saudações castrenses!

      Excluir
  3. Simples comentário de quem realmente está diuturnamente nas ruas: para quem está na linha de frente, com implantação de plano ou não, nada mudou. Na minha area continuam acontecendo homicidios, roubos, assaltos, furtos, estupros, sendo que agora a unica diferença é que mudaram os nomes dos crimes para uma nomenclatura de estatistica.
    Distinto professor dos bancos academicos militares, ressalto que o estado contratou uma consultoria de uma empresa mineira (pagando a peso de ouro)para saber as nossas necessidades e onde podemos melhorar, coisa que sem gastar dinheiro já estavamos fazendo há muito tempo, informando nossas necessidades e criando alternativas de policiamento diante da problematica falta de efetivo.
    Sempre em conversas com outros militares ressalto a sua coragem em se indispor e desmascarar essas mentiras divulgadas pela SEDS, e que se vc fosse da ativa, com certeza estaria sendo perseguido, respondendo a sindicancias e IPMs.

    ResponderExcluir