terça-feira, 17 de julho de 2012

O “avanço do plano de segurança” e os fatos contidos em “webjornais”: morte da verdade!

Joilson Gouveia
Disse uma itinerante visitante que havia avanço no tal “plano”. Avanço, onde, como, quando, de que ou de quem?
Ela precisa LER outros webjornais, para VER o AVANÇO: 75 mortos só em 17 dias de julho e 20 do plano - Há exatos quinze anos, AL dera um passo importante para a cidadania plena, demonstrando que o POVO EXERCE O PODER, basta querer, mas, se esqueceu doutros passos seguintes, PAROU NO TEMPO, tornando ao passado que ela mesma havia rompido... Hoje, esquecido, mudo e quieto, que pena! Multidão nas ruas? Só em defesa de frivolidades ou mais e mais drogas!
Dona MIKI chame o Mickey mouse, o Pateta e a Mynie, para solucionar o CAOS alagoano. Nenhum PLANO se sustenta sem uma estratégia de UMA POLÍTICA FIRME E BEM DEFINIDA DE SEGURANÇA PÚBLICA NACIONAL.
Digo mais, além de pífio, inerme e inóxio este PLANO é desprovido de estratégias em níveis federal, estadual e local – E não estou aqui “torcendo” ou integro ao “grupelho dos quanto pior melhor” ou com FÉ ou descrédito. É preciso ser REALISTA.
Urge combater, enfrentar e eliminar aos fatores exógenos da violência galopante, desenfreada e recrudescente que reflete em AL, sem descurar dos fatores endógenos do crime, que recrudescem mais aqui que noutras plagas.
Segurança de “vinhetinhas na TV” NÃO RESOLVE a questão, só “engorda” o bolso dos marqueteiros e deixa a população à mercê dos principais “gestores” da VIOLÊNCIA cruel, nefasta e MORTAL: tráfico de drogas; traficantes e usuários; e, sobretudo, a leniente “LEI” antidrogas, que mais protege que pune aos seus usuários e traficantes, e o impróprio, inadequado e NOCIVO ECA, que, em vinte e um anos de vigência não disse a que veio, uma vez que quase não RECUPEROU nenhum “de menor” INFRATOR, além da quase secular, senil – mas não tão débil - e octogenária “matriarca da violência”: IMPUNIDADE, que é irmã gêmea da outra nociva, nefasta e cruel IMUNIDADE e, também, irmãs da maléfica, perniciosa, satânica e odiosa CORRUPÇÃO, que floreia, viceja e devora Erários e Tesouros nacional, estadual e municipal há mais de quatro lustros. Urge cabo deste trio: C.I.I. 
O Plano está invertido, estrategicamente falando, a despeito do título BRASIL mais seguro: Alagoas. O foco está errado. Em termos de SEGURANÇA, há de se partir do geral para o local e nunca o inverso. O BRASIL NÃO ESTÁ SEGURO e AL muito menos ainda! Não, sobretudo, enquanto nossas imensas fronteiras terrestres, infinito espaço aéreo e gigantesco litoral estiverem desguarnecidos, desprotegidos e ostensivamente vulneráveis aos mesmos, comuns e de sempre, tenazes, recalcitrantes e inescrupulosos traficantes de armas, drogas e entorpecentes e contrabandistas de todos os gêneros, mormente da tolerada pirataria, que o brasileiro acha natural, comum e inofensiva. CHEGA!
Chega mesmo, e já bastam de medidas inócuas, paliativos, lenitivos, compressas, unguentos e bálsamos para cuidar de fraturas expostas dos ossos e esqueletos dos PODERES públicos e dos CIDADÃOS-vítimas desta Nação!
Leiam em nosso Blog sobre o “SUSP – Sistema Único de Segurança Pública; Insegurança Pública, até quando; Brevíssimas anotações sobre a INEFICIÊNCIA e INEFICÁCIA de nosso Sistema Criminal”, dentre outros.
Aviso aos navegantes: “NAVEGAR É PRECISO”. SABER é preciso. Saber é muito mais preciso.
Maceió, 17 de julho de 2012.









9 comentários:

  1. Concordo com o posicionamento do autor, porque vejamos: quando agente estuda História da Humanidade por uma visão crítica, percebemos claramente que na história geral das civilizações antigas, medievais, modernas e contemporâneas, aquelas que obtiveram os maiores avanços políticos, sociais, econômicos e culturais em fim, foram aqueleas que se fundamentaram na EDUCAÇÃO como prioridade para a formação dos seus povos e sociedades em fim. Povo Esclarecido = Estado Desenvolvido.
    Pois Bem. Se colocou muito bem o autor, quando lembrou do passado 17 de julho, onde movimentos sociais unidos, de fato exerceram o poder que emana do povo, e exigiu por força de sua vontade, o fim de um governo, e o inicio de outro, ainda que da mesma origem (...)
    É PRECISO ENTENDER QUE O POVO É O PATRÃO. SOMOS NÓS QUEM PAGAMOS PARA MANTER O ESTADO E O GOVERNO FUNCIONANDO. É PRECISO ENTENDER QUE PRESIDENTE, GOVERNADOR, DEPUTADO E JUIZ SÃO AGENTES PÚBLICOS - FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS A SERVIÇO DO POVO, PORQUE TODA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO PAÍS, DOS ESTADOS E DOS MUNICÍPIOS, QUEM FINANCIA (QUEM PAGA) É O POVO, ATRAVÉS DOS IMPOSTOS ETC.
    E se assim é, e é assim mesmo, pelo menos em tese o povo bota para trabalhar através do voto (executivo e legislativo), e pode tirar quando bem entender, quando estes funcionários e\ou agentes públicos, não tiverem correspondendo com a qualidade da suas gestões e \ou prestações de serviços (...)
    Trazendo para a Temática Atual, o plano nacional de segurança pública, NÃO vem correspondendo em proporção aos objetivos divulgados, porque os tráfico de drogas, os crimes em geral e as pessoas continuam concorrendo e morrendo da mesma forma e com a mesma intensidade, dos meses passados (em conformidade com o que vem sendo noticiado na mídia) . A periferia por exemplo, continua do mesmo geito. Isto posto porque, a METODOLOGIA utilizada não foi desde o seu início e não está sendo no momento a mais apropriada para a problemática do CRIME PROPRIAMENTE DITO EM NOSSO ESTADO.
    Em uma postagem passada eu citei algumas sujestões para a problemática da segurança pública em alagoas, ouvindo muitos soldados, cabos, sargentos e subtenentes da PM, que na minha opinião são os homens que fazem o combate direto a criminalidade, além de alguns oficiais subalternos e intermediários que tiram serviço de supervisores de OPMs. Além das idéias anteriores do próprio autor do texto, em uma postagem anterior, onde defendeu que o Tráfico de Drogas deve primeiramente ser combatido dia a e noite nas fronteiras, envolvendo diretamente as forças armadas e a policia federal, com o apoio das policiais dos Estados nos acessos as áreas críticas e no dia a dia das comunidades vulneráveis, alem de um investimento intenso, diário e continuado, governo a governo (PARECE UM SONHO NÉ GENTE), mas é só assim : na educação, na saúde, no emprego e renda, na reforma agrária, na redistribuição de renda, e em fim> União, Estados e Municípios a serviço do povo como tem que ser , por um trabalho contínuo, rumo ao progresso, onde todas as nossas crianças e adolescentes com prioridade, fossem ocupados diariamente com escola de boa qualidade e com curriculos formativos profissionalizantes e atividades de esporte, lazer e cultura geral, e a população adulta inserida no mercado de trabalho, NÃO POR UM BOLSA FAMÍLIA DA VIDA, mas sim participando diariamente da mão de obra produtiva do comercio, da industria, da agricultura e dos setores produtivos diversos da economia, sempre com o financiamento do governo, para que eles conseguissem sustentar suas famílias por meios próprios e dignos, e sempre aprendendo uma atividade profissional nas atividades de pesca, de comercio, agrículas, industrial, artezanal e em todos os outros campos de atividade produtiva, inclusive valorizando a participação e a experiência dos idosos , das mulheres e dos portadores de necessidades diversas etc.. ( ...)
    MATÉRIA INACABADA
    Prof. James Tôrres

    ResponderExcluir
  2. Chegou à vítima 87, antes de 24:00 de 17JUL2012.
    São OITENTA E SETE VÍTIMAS EM MENOS DE 18 DIAS, e ainda querem falar em AVANÇO DE PLANO,
    Paciência!

    ResponderExcluir
  3. E olhem mais aqui transcrito o que saiu hoje num grande matutino local in gazetaweb.com, a saber:
    AL é o estado mais violento para jovens, diz MSConstatação é do ‘Mapa da Violência 2012’ que alerta para os índices da capital alagoana
    No levantamento sobre homicídios de adolescentes e jovens a pesquisa ainda aponta que o índice de criminalidade em Alagoas, que atinge a faixa etária de 0 a 19 anos, era de 10,1 mortes em 2000; fato que representou um crescimento de 244,6% na última década.

    No geral, segundo o relatório, o número de homicídios contra jovens entre 2000 e 2010 representa 176.043 de todas as mortes e a situação se agravou na última década, quando foram mortos mais de 84 mil jovens. Entre 1980 e 2010, as taxas cresceram 346%.

    Com 13 mortes para cada 100 mil habitantes, o Brasil é o quarto País entre as 92 nações do mundo monitoradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), superado por El Salvador, Venezuela e Trinidade e Tobago.

    O Estado mais violento para os jovens, segundo o relatório, é Alagoas, com 34,8 mil homicídios para cada 100 mil crianças e adolescentes. O mais seguro é o Piauí, com 3,6 casos registrados para cada 100 mil.

    Entre as capitais, Maceió e Vitória apresentam taxas elevadas: 79,8 e 76,8 assassinatos por 100 mil crianças e adolescentes, quase seis vezes acima da média nacional.
    O relatório foi divulgado pela comemoração dos 22 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completados na última sexta-feira (14), em parceria da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e do Centro Brasileiro de Estudos Latino-americanos (Cebel).

    ResponderExcluir
  4. Aos 19 dias do mês de julho, somam-se 92 homicídios e HUM MIL, CENTO E TRÊS(1103) SERES HUMANOS CEIFADOS DE SUAS VIDAS!
    Alagoas mantém-se no topo como o lugar mais violento da América Latina!
    Continuam brincando de ORDEM e SEGURANÇA PÚBLICAS.

    ResponderExcluir
  5. Aos 22 dias do fluente mês e corrente ano, somam-se 95 e HUM MIL CENTO E SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
    Alagoas mantém-se no topo, o "PLANO avança" e a verdade MORRE!
    Tem-se mais de QUATRO MORTES/Dia.

    ResponderExcluir
  6. Aos 23 dias do mês de julho de 2012, somam-se CENTO E NOVE QUE PERFAZ HUM MIL CENTO E VINTE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
    Alagoas mantem-se no ápice, o "plano avança"(?) e a verdade morre e d emorte MATADA.
    São 4,75 mortes/dia, até agora às 21:07 horas.

    ResponderExcluir
  7. Aos 24 dias do mês de julho de 2012, somam-se CENTO E QUINZE mortos, QUE PERFAZ HUM MIL CENTO E VINTE SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
    Alagoas mantem-se no ápice, o "plano avança"(?) e a verdade morre e de morte MATADA.
    São 4,791 mortes/dia, até agora às 23:57 horas.
    Extrato do Facebook

    ResponderExcluir
  8. Aos 25 dias do mês de julho de 2012, somam-se CENTO E VINTE E DOIS mortos, QUE PERFAZ HUM MIL CENTO E TRINTA E TRÊS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL.
    Alagoas é o ápice, o "plano avança"(?) e a verdade morre e de morte MATADA.
    São 4,88 mortes/dia, até agora às 22:57 horas.
    Fonte: webjornais de AL.

    ResponderExcluir
  9. Hoje, decorridos trinta dias do PLANO, até ÀS 23:59 de ontem 26JUL, tivemos CENTO E VINTE E CINCO mortos, totalizando HUM MIL, CENTO E TRINTA E SEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LETAL, o que mantém ALAGOAS no alto pódio, o "AVANÇO"(?) e o ASSASSINATO DA VERDADE. São 4,807 mortes/dia.
    Fonte: webjornais de AL.

    ResponderExcluir