sexta-feira, 8 de julho de 2011

ALAGOAS, O “PARAÍSO DAS BALAS E DAS DROGAS”

Joilson Gouveia*

A litania uníssona, de parte da mídia e sociedade, desde a gestão pretérita, foi a RENOVAÇÃO ou OXIGENAÇÃO da Secretaria de Defesa Social (parvoíce de câmbio de rótulo de mesmo conteúdo da extinta SSP/AL, cópias do Pará e Ceará) parida como panaceia ao recrudescimento da violência. Ledo ou pueril engano de róseos socialistas!
Mudar o nome do remédio ou do frasco não elimina à doença ou se cura o doente tecido social, se o teor paliativo é o mesmo: inócuo, inerme e inane. Falta competência para ministrar a cura? Talvez, não!
Improfícuo agir nos efeitos, e sim nas causas, que não são poucas, como ciente aos ciosos do Sistema Criminal e seu subsistema da Ordem Pública, no qual está contido o de Segurança Pública.
Mas, a cantilena urdiu trocas na cúpula da SEDS e, também, dos coronéis da briosa, com achaques de jurássicos, retrógrados ou ultrapassados, substituiu-os por neos oxigenados. Pasmaceiras de parvos!
Enfim, a “mudança”: trocou-se um por outro aposentado experiente, calejado e competente na lida policial federal - ao qual augurei êxito na sua gestão e ombrearmos nessa lide contra a violência, como soia e soe.
Mas, na briosa é díspar, para uns urgia ser lidada por um noviço, apedeuto, ignaro e inexperiente na arte de comandar (mandar com os demais) e sem interstícios suficientes em diversos cargos de comandos de tropa, necessários aos de comando do alto escalão e de briosos e destemidos policiais. A pressa é a inimiga da perfeição; sábio dito popular!
Neófitos não sabem mais que mestres ciosos, maduros e vividos. Nada contra aos novatos, que sucederão aos antigos, sempre. Mas, no devido tempo e lugar, sem açodada ascensão, intempestiva escolha ou brusca metamorfose, dês que esmerem aprender e apreender saberes necessários ao labor – Roma não se fez num dia!
De efeito, o alagoano padece abstido, entorpecido e alheio à recrudescente violência galopante que ceifa vidas e mais vidas, na pobre e sempre espoliada “terra dos marechais”, antes “paraíso das águas”, hoje das balas e das drogas, e até a mídia parece silente, inerte e insensível ou assaz feliz por ter “notícias” diárias: assaltos; roubos; assassinatos; cadáveres e mais defuntos de crianças, jovens, adultos e velhos.
Há mais de 2 mil mortos, só em 2009, mais de 200 em janeiro e mais de 29 nas “festas de momo” de 2010, e nada é feito ou dito, só se noticia, apenas, nada mais. Não se exige um basta e nem se cobram as autorias ou solução. Só notam os inúmeros fatos às estatísticas cruéis, frias, nefastas e insensíveis tal qual aos seus assassinos e “autores intelectuais”.
Os jornais, se espremidos, sairiam sangue dessas vítimas desses 3 anos. Os on line, se exalassem odor, federiam o sangue delas, daí soe anúncios em coletivas funestas, como se fora a solução aos atrozes feitos e fatos. Assaltos são rotinas, onde suas vítimas imploram e dão graças a Deus quando não imoladas, e se dizem com sorte por estarem vivas; umas até acham natural e normal.
Pior e mais grave: nenhuma Instituição parece ocupar-se com a tsunami letal e nefasta que assola aos alagoanos. Nenhuma exige nada e nem se esperneia, nenhuma soergue bandeira de BASTA ou de PAZ na “terra dos marechais”.
Segurança, polícias e policiamentos? Só na orla nobre, prá turista ver... Ou mesmo morrer! Matam-se turistas, povo e policiais e... nada, só se noticia!
Somos a “Faixa de Gaza” ou o “Afeganistão”?
Maceió, Fevereiro de 2010.
*Cel RR PMAL e Bel em Direito p/ UFAL
*SOMOS PENTA em violência; PACIÊNCIA! Fez tudo o que “fez” com o EX, até “decretou estado de emergência” com douto “parecer”, da PGE e, no entanto, AL ainda é a campeã de homicídios violentos de jovens e adultos sem contar outros delitos; é fato: contra ele NÃO há argumento. Onde política, projeto, plano, estratégia, medida, ação de SEGURANÇA pros alagoanos? SOS!
** Em menos de 6 meses já passamos 2007(893). Deu-se em 2008:1831; 2009:1984 e 2010:2226; até agora início de julho de 2011 já SÃO 856 mortos.

Um comentário:

  1. Excelente texto!

    COMPLEMENTO:

    RUBIM VOLTE! pois a SOLUÇÃO ALAGOANA N-A-D-A faz a Não ser ESPERAR a AJUDA do Governo Federal, até lá quantos Vão MORRER?

    Se 80% dos crimes são ligados aos Tráfico qual é a RESPOSTA a isso da SEDS-AL? eles apenas REAGEM quando devem RESPONDER, mas sei q NÃO É "LUCRATIVO!" COMBATER O TRÁFICO!.

    Em 2009 os PONTOS de DROGAS foram MAPEADOS e leitor INCAUTO, sabem quem foi a MAIOR PREOCUPAÇÃO? quanto RENDIA ( R$) a BOCA, isso mesmo, Não houve uma INCURSÃO para FECHAR ( NUNCA VI NINGUÉM MATAR A "GALINHA DOS OVOS DE OURO" você já viu?.

    A Força Nacional TREINADA para AMBIENTE Hostis porem esta SUB-UTILIZADA em ALAGOAS.

    SENDO BEM ESPECÍFICO:

    A Academia de Polícia (PM e PC), eles não ensina ou recomenda a Leitura do Clássico da Estratégia - A ARTE DA GUERRA de SUN TZU, Estes ENSINAMENTOS , mostra como PLANEJAR/ATACAR as Ameaças, Ou eles ACHAM que os BANDIDOS não ESTÃO EM GUERRA, comigo ou que você que PAGA IMPOSTOS.

    Não Amigos, eles sempre CULPAM a PROBLEMAS DE GESTÃO DE GOVERNO ou PROBLEMA SOCIAL! de maneira SIMPLISTA e CONFORMISTA.

    NÃO UM PLANO OU ESTRATÉGIA A CURTO PRAZO PARA:
    - RECUPERAR TERRITÓRIO "TOMADO PELO TRÁFICO";
    - INCURSÕES SURPRESA EM "PONTO" JÁ MAPEADOS;
    - "SETOR DE INTELIGÊNCIA ATIVA" a atual é PASSIVA.

    Não um DESENHO para o plano B, se eles (Traficantes+Bandidos) fizerem ATAQUES-COMBINADOS EM:
    - PRESÍDIOS;
    - QUEIMAR ÔNIBUS;
    - QUEIMA DE ARQUIVO,
    - ATAQUES A PM-BOX ETC;

    Eles NADA FARAM alem de REAGIR ao invés de RESPONDER.

    NONÔ, Já que Téo não segura a ONDA, use toda a sua FORÇA e PRUDÊNCIA em pedir uma PLANO, para EXECUÇÃO em 96 horas, ao Dário e outros.

    CONFIAMOS EM VOCÊ!

    ResponderExcluir